E hoje falarei de 'Madrugada dos Mortos', um filme muito reconhecido do gênero 'zumbi' antes mesmo da explosão 'The Walking Dead' que elevou o personagem para outro patamar. Estreando no dia 23 de Abril de 2004 sendo dirigido por Zack Snyder (o mesmo de 'Liga da Justiça' o conhecido 'Snyder Cult' é esse cara aqui) e roteirizado por George A. Romero e, nada mais, nada menos que James Gunn (esse novo 'Esquadrão Suicida' de 2021 e 'Guardiões da Galáxia' da 'Marvel'), realmente só nomes de peso galera! No elenco temos Sarah Polley, Ving Rhames, Lindy Booth, Jake Weber, Georgira Craig, Darren Marsman, Kim Poirier, Mekhi Phifer, Michael Barry, dentre outros.
O longa conta a história de uma enfermeira onde acontece um primeiro 'ataque zumbi' que um homem recebeu uma mordida na mão e está na UTI. Ela não sabe de nada, acha estranho e retorna pra casa até um ataque zumbi acontecer lá e ela conseguir sair com vida conhecendo um policial no meio do caminho e mais algumas pessoas no meio de um caos que decidem se abrigar num shopping enquanto bolam um plano pra saírem de lá com vida no meio daquele inferno.
Eu já assisti muitos filmes na minha vida, desde Agosto de 2018 até o dia de hoje eu assisti exatamente 907 filmes (coisa pra caramba), sem contar que antes eu assistia demais também, mas não todos dias (ou quase) como hoje, porém no meio de tantos filmes, populares e que vocês nunca ouviram falar, americanos e espanhóis, grandes produções hollywoodianas e filmes independentes, eu nunca tinha assistido 'Madrugada dos Mortos' (pasmem!) e só consegui ver ontem e venho criticar o longa aqui pra vocês, mas pode ficar tranquilo que não existe 'spoilers' aqui!
Como eu disse no início, o 'personagem' zumbi não tinha muito reconhecimento, existiam alguns filmes do gênero e alguns deles viraram clássicos, mas não era uma 'febre' como foi há alguns anos que produziram filmes sobre 'zumbis' á rodo com a vinda de 'The Walking Dead' em 2010 (se não me engano) pra televisão e todos começaram a curtir, mas como a moda não dura pra sempre, depois de um tempo deixaram de lado e os filmes ainda pipocaram e reconheço que nem todos foram ruins, mas a grande maioria é assistir pra passar raiva e perder tempo (até pra quem curte zumbis).
Em 2004, tomando referências a filmes clássicos dos anos 80 e 90, essa galera por trás desse projeto resolveu criar 'Madrugada dos Mortos' que um longa muito elogiado e que caiu no gosto de muita gente e que realmente é um longa muito bem trabalhado e bem feito, bem produzido! O longa é de 'cair o queixo' sobre o assunto zumbis, pois aqui a história e o roteiro foram muito bem trabalhados e desenvolvidos, personagens bem construídos e com características próprias que é extremamente importante nesse tipo de filme, pois o telespectador consegue se identificar e torcer por um ou mais personagens, se apegar mais em um do que em outros e, claro, odiar alguns também que só querem 'ferrar' com a coisa toda! Tudo isso em 106 minutos de duração o longa 'Madrugada dos Mortos' se mostra um filme dinâmico onde não tem parada e sempre algo está acontecendo, situações que eles devem fugir de um bando de zumbis e novas pessoas que aparecem pedindo ajuda, sem contar de situações que um personagem some de bobeira e eles tem que ir atrás.
'Madrugada dos Mortos' é bem desenvolvido, coisa que na época pegou muito de surpresa pelo conteúdo do longa e, claro, a grande violência que não pode faltar em filmes desse estilo. O legal é que eles elaboraram um longa fantástico onde que, no futuro, surgiram muitos filmes que 'beberam da fonte' de 'Madrugada dos Mortos', tentando repetir as situações e falhando e cometendo outros erros (alguns mais graves do que outros). Eu gostei demais do filme, assisti e me diverti demais e, com certeza, no gênero zumbi o longa 'Madrugada dos Mortos' está entre um dos melhores sendo um longa raiz com situações 'esperadas', mas muito bem construído e isso importa demais. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Madrugada dos Mortos' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme que é aproveitado até na hora dos créditos finais apresentando uma ótima trilha sonora e continuação da história no estilo 'found footage' enquanto rolam os créditos, então sim, da pra assistir até o último segundo dessa maravilha.
Se você ainda não viu 'Madrugada dos Mortos' eu super recomendo, mesmo se você foi um daqueles que amava o gênero zumbis, mas hoje 'desencanou' um pouco, relaxa, eu acredito que o longa vai reesquentar essa sua 'paixão adormecida' sobre zumbis e você vai gostar muito do longa que temos aqui. Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que critíco e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira abaixo quatro vídeos sobre o filme 'Madrugada dos Mortos'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário