terça-feira, 22 de dezembro de 2020

#Nudes

                                                  

 Filme nacional dessa vez e trago '#Nudes' que, pra quem não sabe, é aquela 'expressão' sobre alguma foto enviada ou vazada onde mostra a pessoa e alguma de sua parte íntima, ou a pessoa pelada mesmo! Que na verdade ficou bem comum e sempre tem 'vazamentos' de famosos e de pessoas comuns que querem ficar famosas, mas no final das contas na grande maioria só faz a felicidade das pessoas que conseguem por a mão nesse conteúdo digital (já que não da pra por a mão no conteúdo 'real'). Chega de piadinhas e vamos focar no filme que estreou neste ano de 2020 sendo dirigido e roteirizado por Guily Machovec. No elenco temos um quarteto, uma dupla de casais (fictícios): Yolanda de Paula, Guily Machovec (sim ele também atua), Gabriela Pimenta e Vini Hideki. 

 O longa conta a história de duas amigas paulistas: Adélia e Maísa que tem um namorado e mora junto com ele e sempre está antenada nas redes sociais postando fotos e fazendo 'lives'. Adélia então conhece um cara em um aplicativo e começa a sair com ele e não demora muito pra eles começarem a namorar e sair em duplas como casal. Porém alguns problemão são revelados: Maísa é insegura e não está feliz com seu relacionamento com Leonardo que percebe que ela nunca quer transar com ele e seu sonho é ser pai enquanto Adélia mora sozinha e gosta dessa liberdade e Heitor quer morar com ela, pois realmente é apaixonado pela jovem, mas ela revela que não quer se sentir presa num relacionamento o tornando aberto.


 Primeiramente vamos para algumas explicações, pois você percebeu que não tem o aviso que é um filme para maiores de idade no início certo? E sim, não é um filme para maiores mesmo! "Mas por que a palavra 'Nudes'? No meu conceito está relacionado, com certeza, a essa geração que vive com o celular na mão e posta tudo que acontece e vive tirando foto e conversando por aplicativos, não é 'Nudes' de verdade, mas sim um elemento que existe, de fato, que pegaram pra 'simbolizar' essa 'geração' que na verdade são 'gerações', pois esta vivida no filme, podemos dizer que é uma das primeiras que teve contato com essa tecnologia por terem quase 30 anos de idade e quando ela surgiu eles eram adolescentes, então focaram nesse público 'jovem adulto', acredito que pegaram essa. Pra dizer que não tem nudes, numa conversa é enviado uma foto no grupo de ex-alunos de uma tal escola onde uma mulher soltou seu próprio nudes e as amigas Adélia e Maísa tem acesso e comentam sobre, mas nada é mostrado. 'Nudes' aqui também representa a liberdade de não ter medo de quem você é e de não ter medo sobre o que você sente e poder se libertar opinando e tomando outros rumos em sua vida pra, talvez, até melhora-la. 
 Então temos dois casais: Maísa e Leonardo que já estão um tempo juntos e tem seus problemas, mas eles meio que se arrastam, não são tão felizes, saem e as coisas não são tão legais e essas coisas, diferente do casal Adélia e Heitor que começaram um relacionamento agora, ir comer junto é uma festa de felicidade, eles se amam e está "tudo certo" ou quase, pois também existem problemas por aí. O filme é todo 'preto e branco' apenas ficando 'colorido' quando nos é mostrado a tela do celular, isso é, quando Maísa vai tirar uma foto, por exemplo, nossa visão vira a tela do celular da personagem e tudo toma cor, mas o resto é tudo em preto e branco mesmo.
 É um filme diferente que pega nesse assunto 'atual' que na verdade é um 'foco desfocado', pois o filme não mostra a compulsão de Maísa de ficar postando tudo, mas sim como essa geração (ou algumas pessoas dela) vivem e podem se comportar, com elementos que são mais 'fáceis' de existir aqui e não em outras, como se fosse mais natural como, por exemplo, um relacionamento aberto e Heitor, mesmo gostando muito da Adélia, abrir mão dela dormir com outros homens. O longa tem uma história bacana se estivéssemos vivendo dentro dela, pois os personagens são legais, as conversas e algumas situações, mas assistindo parece que estamos 'de butuca' na vida de dois jovens casais, ainda continua legal, mas não existe profundidade na história, não tem muita história de fato pra ser contada em 105 minutos de duração e em muitas partes o longa quer mostrar a cidade de São Paulo (sim ela passa aqui, eu sou de São Paulo) e toca músicas ao fundo onde parece que Guily Machovec quis 'preencher lacunas' com fotografias da cidade e colocar músicas, mas isso acontece muito até o meio do filme que é onde a história toma uma forma mais interessante e isso tem uma parada. Confesso que não gostei desses 'preenchimentos', pois são muitos, quase uns dez, e dura muito e as músicas MPB não agradam todos pra ouvir quase inteiras e os ritmos são diferentes, enfim, poderiam agilizar o início e cortar uns 30 minutos de filme com isso brincando. 
 Sobre '#Nudes' eu achei interessante, gostei dos personagens, porém o longa não foi bem encaixado, teve umas ideias de 'mas porque isso?' Sobre as músicas e a história é 'pequena', pois não acontecem muitas coisas, porém se encaixa perfeitamente numa tarde ou noite que você decida assistir um filme mais leve que não precisa pensar muito, é só assistir e ir absorvendo o material. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica o longa nacional '#Nudes' que mistura drama, romance e comédia como um filme 'mediano' (duas estrelas e meia), foi legal, mas poderia ser melhor trabalhado. E tire seu cavalo da chuva, pois você não verá nada de 'nudes' por aqui. Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que critíco e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira agora o trailer do filme '#Nudes'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário