quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Joias Brutas

                                           

 Eu amo, mas amo de verdade quando um filme te surpreende do começo ao fim e hoje vou falar de 'Joias Brutas', filme mais que renomado da 'Netflix' que estreou no dia 31 de Janeiro de 2020 e que eu não estava sabendo, na verdade ouvi rumores que Adam Sandler estava fazendo um filme mais sério e eu fiquei no aguardo, mas como estou antenado em tantos filmes eu acabei deixando este escapar e por muita sorte o encontrei ontem pra assistir. Dirigido por Ben Safdie e Joshua Safdia que também roteirizaram o longa ao lado de Ronald Bronstein e Martin Scorsese produziu o longa, temos no elenco Adam Sandler, Idina Menzel, Julia Fox, Kevin Garnett (jogador de basquete como ele mesmo), Sahar Bibiyan, Pom Klementieff, Eric Bogosian, Lakeith Stanfield, Judd Hirsch, dentre outros.

 O longa conta a história de Howard Ratner no ano de 2010 que é dono de uma loja de joias em Nova Iorue e vende peças para grandes famosos até um dia ele comprar uma joia valiosa importando-a ainda na pedra (de formato rústico) e aquela peça chama atenção de Kevin Garnett que quer comprá-la por todo custo, mas Howard quer colocar num leilão pra faturar na casa do 'milhão' com a peça. Porém ele é um homem bem 'atrapalhado com as coisas', pois ele tem o costume de apostar e é bom nisso, mas ele sempre visa grande e penhora coisas que não pertence a ele mesmo sendo perseguido por uns caras que querem o dinheiro de volta, mas ele não entrega e sempre escapa de uma maneira ou outra. Ainda mais, pra atrapalhar a situação ele é casado, mas se envolve com uma mulher que trabalha na loja com ele onde Howard empresta um apartamento pra ela ficar.

 


 A primeira sensação que vi em 'Joias Brutas' foi como vi em 'Crimes Obscuros' com Jim Carrey, um mestre na comédia se aventurando num filme policial e muito sério. Aqui temos Adam Sandler (nossa, não sei porque estou com o nome Ben Stiller na cabeça se eu citá-lo, por favor, desconsidere) que também é conhecido por fazer filmes de comédia onde muitas pessoas gostam e outras não, o ator realmente é 8 ou 80 em sua carreira, mas pra falar a verdade ele nunca fez um 'filme espetacular', até o momento. O ator que não ia muito bem viu uma grande oportunidade na 'Netflix' fechando contratos pra estrear filmes no serviço de 'streaming' junto com alguns atores que sempre participam de seus filmes fazendo pontas e, mesmo com muitas pessoas ainda não gostando, eu senti uma evolução no ator e nos filmes que ficaram divertidos e trouxe histórias ótimas!
 Porém ele deu uma 'sumida' e apareceu com 'Joias Brutas', um filme com 0 de comédia, mas que traz o ator num outro plano ainda desconhecido por nós telespectadores, pois Adam Sandler aqui é um dono de loja em Nova Iorque, judeu que se mete em confusões por causa de dinheiro e sua vida sempre está por um triz a cada situação que ele se mete, pois em vez de 'se aquietar' e quitar suas dívidas e continuar com sua loja o cara é viciado em apostar em jogos de basquete, mas aposta muito alto querendo chegar na casa dos milhões de qualquer jeito, mas ele acaba apostando o 'dinheiro dos outros' que não deixa ninguém feliz. Ainda tem a história da pedra que ele também quer enriquecer com ela colocando num leilão.
 'Joias Brutas' é um filme dinâmico, ele tem a duração de 135 minutos, mas acredite, o longa passa voando e da pra contar nos dedos as poucas vezes que o personagem parou pra dar uma respirada. Sempre ele está em movimento, pegam ele, ele consegue dinheiro, volta a conversar com outras pessoas, faz aposta, volta a pechinchar, vai na casa de penhores, apanha, vai pro leilão, volta pra loja, aposta mais uma vez com a grana que conseguiu, é perseguido e por aí vai e a história é longa. No início eu pensei que o longa por se tratar de um assunto mais 'sério' ele seria cheio de situações difíceis de compreender e desconexadas onde o telespectador se perde por alguns instantes e depois se encontra, mas aqui não: o longa é totalmente centrado em Howard que aparece em quase 100% do filme e seguimos seus caminhos e suas ambições por dinheiro, mesmo que sua vida corra um grande risco.
 Eu me apaixonei pelo filme, a 'Netflix' tem atualmente grandes rivais no 'streaming' e sempre um tenta 'passar o outro' no quesito qualidade, mas quando a 'Netflix' aposta alto ela aposta pra ganhar (como o Howard) e temos muitos exemplos em que os filmes vão até pro Oscar como 'História de um Casamento' que eu achei incrível (e já falei por aqui, 'Crimes Obscuros' do Jim Carrey já falei aqui no 'Black Dog' também, só procurar no nosso buscador que se encontra aqui mesmo no blog) e este ano foi o ano da 'Netflix' apostar alto em 'Joias Brutas' que, claro, foi rodado em 2019 e lançado no começo desse ano e ainda digo mais, ele tem grande potencial pra Oscar, não sei se pode levar algum, mas aparecendo e concorrendo com outros filmes ele tem que estar presente, esse trabalho grande da 'Netflix' tem que ser reconhecido!
 Gostei do filme, das músicas como a que está presente nos créditos finais esta aqui que tem uma nostalgia e, estranhamente falando, tem a cara e o estilo do filme que eu só assisti até os créditos terminarem por conta dela. Os personagens, as situações, a 'movimentação' e o 'estilo' do filme foi sensacional e a história foi muito bem criada e eu achei simplesmente genial! Adam Sandler que era um ator que eu gostava eu passei a gostar ainda mais, atuação incrível e, com certeza, mesmo ele brilhando nas comédias eu considero 'Joias Brutas' como seu melhor filme sem sombra de dúvida! E por isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Joias Brutas' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme, que me pegou de surpresa, pois eu estava esperando algo grande e o longa acertou em tudo e me surpreendeu do começo ao fim e foi sensacional assisti-lo e, claro, está mega indicado! Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que critíco e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira abaixo três vídeos sobre o grande filme 'Joias Brutas' com o 'grande' Adam Sandler. O filme é de explodir cabeças!



Nenhum comentário:

Postar um comentário