sábado, 24 de outubro de 2020

Borat: Fita de Cinema Seguinte (Borat 2)

                                      

 Eu não acredito! Primeiramente eu amo o ator Sasha Baron Cohen onde já citei alguns filmes originais que ele trabalhou e criou com sua equipe onde ele interpreta personagens começando no cinema com esse seu trabalho em 2007 com o filme 'Borat' que deu o que falar onde ele seguia o filme com algumas cenas no estilo 'pegadinha' onde ele armava uma confusão com a equipe que filmava a reação do pessoal local. Isso aconteceu com 'Bruno' (que também falei aqui) que é um outro personagem dele. Ele também trabalhou em 'O Ditador' e 'Irmão de Espião' onde aqui foram 'filmes mesmo' com roteiro preparado, equipe de atores e atrizes e tudo filmado e ensaiado como um longa normal, 'O Ditador' ficou fantástico, mas já o outro não posso dizer o mesmo.

 Com isso eu estava pensando que o ator Sasha Baron Cohen não iria trabalhar mais com o 'formato antigo' de 'Borat' e 'Bruno', pois é mais complicado, ele pode ser processado e tem outras coisas também, porém no dia 23 de Outubro de 2020 estréia na 'Amazon Prime' o longa 'Borat: Fita de Cinema Seguinte' onde eu fiquei espantado! Pois sempre estou fazendo pesquisas pra ver se o ator está trabalhando em algo, mas como estamos em pandemia eu até entendo que todos estão parados e os projetos, no momento, estão começando a retornar aos poucos, porém 'Borat: Fita de Cinema Seguinte' começou a ser gravado 'na surdina', escondido de todos sem dar nenhuma informação e apareceu como um 'boom' pegando todos de surpresa, quem gosta e admira o personagem como eu e quem se espanta com as coisas presentes no filme. Aliás já falei sobre o primeiro filme de 2007 aqui, da uma pesquisada na barra de pesquisa sobre 'Borat' que você achará fácil. Ele foi um dos filmes que mais assisti na vida, na época do ensino médio era a única coisa que me alegrava e me lembro que eu assistia muitas vezes e por isso fiquei espantado por estrear um segundo filme, pois não existe 'gancho' algum pra uma sequência, mas Sasha quis então está aí!


 O primeiro filme (como 'Bruno' que veio um pouco depois) veio com a mesma premissa: 'tirar sarro' das coisas que acontecem nos Estados Unidos, a maior potência mundial. O estilo de vida deles, as coisas que acontecem e como eles se comportam em cenas vexatórias sobre qualquer coisa que Sasha Baron Cohen cria em uma situação. Isso é porque o personagem veio de um país chamado Cazaquistão (eles seguem o Falcão) que é um país muito pobre, com poucos recursos, eles não tem formalidade alguma e tem sua própria (e estranha) cultura. Lá as 'regras' são diferentes como: eles não acreditam que uma mulher possa dirigir ou ter uma vida sozinha, lá eles odeiam judeus, eles se relacionam com parentes, a tecnologia lá é muito precária onde existe até fita cassete ainda (não evoluíram), dentre muitas outras coisas que 'contrastam propositalmente' com outros lugares do mundo sendo ali um lugar esquecido. Então chegando nos Estados Unidos ele vê tudo diferente e questiona, fica bravo, age como se estivesse em seu país e causa espanto com o que fala, além de causar muito nos lugares que frequenta. 
 Acredite, 'Borat: Fita de Cinema Seguinte' não é diferente. Dirigido por Jason Woliner e roteirizado por Sasha Baron Cohen, Anthony Hines, Dan Mazer, Dan Swimer, Erica Rivinoja, Jena Friedman, Lee Kern e Peter Baynham, temos no elenco Sasha Baron Cohen e Maria Bakalova, que interpreta Tutar Sagdiyev, filha de Borat, que na verdade é uma atriz da Bulgária linda que deu as caras em um filme agora e está sendo reconhecida por isso.
 O longa conta a história de Borat (óbvio) que voltou pro Cazaquistão trazendo um pouco da cultura americana no final do primeiro filme (lá em 2007) pro povo, porém depois ele foi tratado como um palhaço ao aprontar muitos nos Estados Unidos e ser ridicularizado. Ele então trabalhou como escravo por todos esses anos até 2020 onde o presidente de seu país lhe deu um ultimato: retornar para os Estados Unidos para se redimir das coisas que ele fez lá na primeira viagem (registrada no primeiro filme) ou ele morrerá. Ele aceita e decide levar Jhon, um macaco muito famoso do Cazaquistão que é produtor e diretor de filmes pornográficos por lá. Chegando no país com uma caixa onde deveria estar o macaco Jhon ele abre e vê sua filha que salta da caixa. Borat fica irritado e quando iria mandar ela de volta ele tem a ideia de presentear ela (que tem 15 anos, mas na verdade a atriz tem 24 anos) para os grandes líderes da América pra se desculpar sobre o acontecido. A partir daí a confusão está armada e muitas reviravoltas irão acontecer.


 Realmente sem palavras para 'Borat: Fita de Cinema Seguinte'! No primeiro longa ele tinha um amigo que era produtor da televisão local do Cazaquistão e aqui ele está acompanhado com a filha para suas confusões onde ele a trata como um animal a enjaulando e ensinando coisas sobre sua cultura como 'garotas não podem se masturbar, pois sua vagina pode engolir sua mão, puxando seu braço e te revirando pra fora', dentre outras coisas como quando a garota vê uma mulher dirigindo acha que é uma coisa de outro mundo, pois aquilo não é certo (pra ela), dentre muitas outras coisas.
 Agora Borat deve deixar sua filha bonita e isso inclui ela falar com digital influencer do Instagram pra lhe ensinar bons modos, levá-la para uma festa de gala para apresentação de pais e filhas e até mesmo fazer uma cirurgia para aumentar os seios pra ficar mais sexy para os grandes dos Estados Unidos para dar ela de presente e o foco é: Rudy Giulinani (Ex-Prefeito de Nova Iorque e 'braço direito' de Donald Trump') e sim, eles mexem com o cara.
 O longa é cheio de humor negro pesado, não tanto quanto o primeiro filme, mas digno (digníssimo para a qualidade de Sasha Baron Cohen) para uma continuação com um de seus personagens mais queridos. Aqui ele também descobre o smartphone que nem sabia da existência e pra se comunicar com o pessoal do Cazaquistão ele vai até um local pra passar FAX pagando por isso pra falar das novidades que estão acontecendo nos Estados Unidos. Eu realmente amei o longa, pois eles fazem piada com tudo que é 'meio idiota' ou 'completamente' que acontece nos Estados Unidos se aliando aquilo ou fazendo inúmeras perguntas até acabar se aliando com a ideia. O bacana dentro do filme é que durante as filmagens aconteceu a pandemia e Sasha Baron Cohen continuou gravando, mesmo com riscos de pegar o Coronavírus, e se aliando a situações que aconteceram, isso é, se aproveitando delas. Uma delas foi se unir com dois americanos que falavam 'besteiras' sobre o surgimento do vírus onde o personagem Borat os chamavam de maiores cientistas dos Estados Unidos (além de tentar matar os vírus com uma panela batendo na parede). Outra situação foi ele indo pra uma espécie de manifestação contra as pessoas que usam máscaras, dizendo que aquilo não é importante e que elas tem direito de escolha e Borat estava no meio apoiando as pessoas que nem sabiam que estavam sendo ridicularizadas. 


 Agora a cena mais falada, comentada e 'pesada' do filme (não é 'spoiler', vou falar porque muitos sites já anunciaram e fora essa cena existem muitas outras situações e até mesmo a própria história que não foi revelada aqui) onde temos o próprio Rudy Giuliani (ex-prefeito de Nova Iorque) onde contracenou a 'pegadinha mestre' do filme. Aqui nessa situação, a filha de Borat, Tutar, estava entrevistando o homem num hotel onde ele a tratava bem e ficava animado com a presença da linda atriz. Depois de acontecer uma situação onde Sasha Baron Cohen aparece como 'Borat disfarçado' (ele sempre aparece disfarçado, pois muitas pessoas conhecem o personagem e já sabem que ele está lá pra causar e isso estragaria as pegadinhas) falando que estava com problemas no som e que era pra interromper a entrevista e coisa do tipo. Depois desse momento, Tutar pede desculpas a Rudy Giuliani e os dois vão pro quarto e logo o homem (claro, sem saber que estava sendo filmado) deita e começa a mexer nas calças quase a tirando com o propósito de fazer sexo com a 'repórter' que estava lhe entrevistando! Claro, nisso alguém deu um toque pro ator Sasha Baron Cohen que antes que acontecesse algo mais explicito ele invade o quarto e com uma piada pronta ele grita: "Não faça isso, ela tem 15 anos e é muito velha pra você!" E a pega pelo braço e os dois saem correndo de lá!
 Com certeza isso manchou muito a imagem do ex-prefeito de Nova Iorque, pois ele já era conhecido de fazer sexo com algumas repórteres que o entrevistavam e se existia alguma dúvida, o longa deixou explícito que o homem já tinha tal costume e ao entrar no quarto com a atriz ele já se deitou e estava se preparando para o ato.
 O que eu não entendo é como tal cena forte foi pro ar, pois penso que Rudy poderia contratar cem advogados pra proibir tal cena no filme, mas não foi possível. Eu não conheço sobre esse assunto, mas com certeza o pessoal envolvido com Sasha Baron Cohen (equipe) já sabia que se gravassem e conseguissem tal cena eles poderiam usar no filme sem nenhuma contestação o que acabou acontecendo. Essa realmente é a 'pegadinha master' e a mais polêmica do filme, mas não se desespere, pois na história existem muitas outras situações hilárias e assistir essa cena que descrevi você sentirá o impacto que ela mesma causou em todos e até mesmo o ator falou. 
 Sobre 'Borat: Fita de Cinema Seguinte', eu amei o filme com toda certeza, queria muito poder falar com Sasha Baron Cohen pra não parar de trabalhar com projetos assim e que ele estava preparando algo para um momento certo e qual seria se não fosse o terceiro ano de mandato de Trump? Desde 2007 as coisas nos Estados Unidos mudaram e Sasha Baron Cohen, ator britânico, estava esperando essa mudança pra retornar e caçoar do pessoal novamente, das situações que acontecem, da atualidade do país e sobrou até pro Coronavírus! Muitos dizem que 'Borat: Fita de Cinema Seguinte' é o filme de 2020 e posso alegar que dentro dessa pandemia, confusões de estreias adiadas para 2021 era a hora perfeita pra causar ainda neste fim de ano aproveitando tudo isso! Sasha baron Cohen foi inteligente nesse aspecto e eu espero ansiosamente que venha outro Borat daqui a uns dez anos (ou menos) e antes algum outro personagem no mesmo estilo desse filme!
 Quem gosta de humor negro e filmes do tipo 'Borat: Fita de Cinema Seguinte' é um prato cheio e você vai adorar! Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Borat: Fita de Cinema Seguinte' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme, pois o longa realmente foi bem trabalhado, as 'brincadeiras' e todo o restante! Está mais que indicado a todos e pra finalizar: parabéns Sasha Baron Cohen por 'Borat: Fita de Cinema Seguinte' e muito obrigado! Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que critíco e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será
de extrema importância! Grato de coração. Confira agora quatro vídeos sobre o filme 'Borat: Fita de Cinema Seguinte' que estreou no 'Amazon Prime'.




Nenhum comentário:

Postar um comentário