terça-feira, 22 de setembro de 2020

Confiar

                                  

 'Confiar' é um filme de drama que foi lançado no dia 23 de Setembro de 2011 por aqui sendo dirigido por David Schwimmer e roteirizado por Andy Bellin e Robert Festinger. No elenco contamos com Liana Liberato, Clive Owen, Catherine Keener, Gordon Michaels, Max Bassett, Noah Emmerich, Spencer Curnutt, dentre outros.

 O longa conta a história de Annie, uma garota de catorze anos que tem pais incríveis, uma pequena irmã e um irmão mais velho que está indo pra faculdade. Ela pratica esportes na escola e leva uma vida feliz com a melhor amiga e tem o costume de entrar em Chats na internet (nos 'bate-papo da UOL' da vida) pra interagir com as pessoas até ela conhecer um garoto e se acostumar a conversar com ele. Essa interação aumenta quando seu pai da um notebook pra ela que fica grudada no aparelho conversando com ele com mais frequência até ele começar a revelar que não é mais um garoto e sim um 'jovem adulto' que está na faculdade, depois troca sua idade de 20 pra 25 anos e sempre pede desculpas ao mentir pra jovem Annie. Um dia eles marcam pra se conhecer e quando ela o vê num shopping o homem se apresenta como um adulto com mais de 30 anos de idade revelando-se ser o tal 'amigo virtual' dela. Annie fica decepcionada, mas o homem começa a persuadir a garota conseguindo levar ela para um motel e fazer sexo com ela e depois desaparecer. Os pais dela acabam sabendo e o FBI entra na situação deixando a garota que já estava confusa, muito irritada com aquilo que estava vivendo.


 Acredito que já assisti este filme umas três vezes (contando com ontem) pra trazer ele pra cá, apesar de eu me confundir com um outro que usa da mesma fórmula pra contar uma história bem diferente, mas não vou entrar nos detalhes. O filme tem uma história bem interessante sobre algo real que acontece todos os dias: homens mais velhos usando 'Chats' da internet se passando por garotos pra persuadir as garotas menores de idade, pedófilos virtuais que enganam jovens pra conseguir sexo e depois somem do mapa, pois sabem que estão fazendo coisa errada.
 Na época quando a maioria das pessoas utilizavam esses 'bate-papos', existiam muitos mais casos como este, mas hoje ainda existe, porém acredito eu que um pouco menos já que as redes sociais tomaram conta e acho mais complicado um pedófilo criar um perfil com fotos falsas pra conquistar uma garota e depois recomeçar do zero pra outra vítima, já que tudo é rastreado depois que se encontra (mas ainda existe, eu sei). 
 É um longa extremamente importante mostrando algo real e bem comum, seria um longa que eu assistiria com minha filha (se um dia eu tivesse uma), pois a história traz um drama bem real e até mesmo 'pesado' onde Will Cameron, pai de Annie Cameron, entra na jogada depois e surta muitas vezes só de pensar que um dia sua filha foi molestada por um desses covardes que hoje está desaparecido pelo mundo. Ainda, claro, continuamos com a história de Annie que ao invés de se sentir traída pelo homem ou sentir repulsa do que aconteceu ela acha o contrário e sua ficha não cai: ela se apaixona pelo homem, fica nervosa pelo FBI entrar na situação e mais nervosa por ele desaparecer de sua vida.
 'Confiar' está mais para um filme 'explicativo', não que ele realmente seja, pois muitos que fazem simulações não são bem trabalhados ou tem uma história genérica mostrando o básico e os problemas que aquela situação traz, mas aqui é o contrário: além de mostrar as consequências, tudo o que a família sofreu e os sentimentos dos envolvidos (mais o pai que fica neurótica e a vítima: a própria filha), a história foi bem construída, os personagens e as situações presentes nele também o que transformou 'Confiar' num filme realmente muito bom! Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Confiar' num 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) onde indico todos a assistir e pra quem tiver filhos ou filhas que estão começando a usar as redes sociais e você tem medo com quem conversa, uma pessoa que pode estar se passado por outra e essas coisas, mesmo depois de conversar muito eu assistiria o filme pra mostrar o que se passa, pois ele consegue com maestria.
 Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que critico e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui  pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira abaixo dois vídeos sobre o filme 'Confiar' com a linda Liana Liberato que hoje é uma mulher incrível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário