sábado, 19 de setembro de 2020

O Diabo de Cada Dia

 

 E ontem eu finalmente assisti ao filme 'O Diabo de Cada Dia', um filme que estreou no dia 16 de Setembro de 2020 no catálogo da Netfliz trazendo dois grandes nomes: Tom Holland (Homem-Aranha) e Robert Pattinson ('Crepúsculo' e o novo 'Batman) dentro de um longa de drama muito bem amarrado e engenhoso. Dirigido e roteirizado por Antônio Campos que recebeu ajuda no roteiro de Donald Ray Pollock e Paulo Campos, temos no elenco: Tom Holland, Robert Pattinson, Eliza Scanlen, Jason Clarke, Riley Keough, Cory Scott Allen, Haley Bennett, Mia Wasikowska, dentre outros.
 O longa conta uma história que se passa por gerações contando histórias de habitantes um quanto tanto sinistros de Knockemstiff em Ohio e a maioria gira em torno de situações envolvendo religião onde alguns personagens levam o assunto a 'ferro e fogo'. Começamos com um soldado que retorna e conhece uma garçonete tendo um filho com ela, nessa mesma lanchonete um outro homem com intenções obscuras se interessa por outra garçonete que cai na sua lábia. Temos também um romance com um tipo de pregador por uma mulher que foi primeiro apresentada para o soldado pela própria mãe dele onde o homem não se interessou e os anos passam onde o filho desse soldado cresce com sua 'meia irmã' a protegendo de todos onde eles vão até a igreja todo Domingo com sua avó até conhecer o novo pregador da cidade que tem um jeito esquisito e também se aproveita de algumas fiéis em nome de Deus.


 Eu acredito e acho que já disse isso aqui que quando os caras (diretor, roteiristas, produtores e a galera inteira envolvida num determinado filme) quer fazer algo estrondoso eles realmente se esforçam e criam um longa de uma qualidade incrível onde, muitas vezes como 'O Diabo de Cada Dia', não precisa gastar tanto dinheiro em efeitos especiais (pois aqui nem tem) e nem 'CGI' (computação gráfica), mas sim pela história, situações dentro dela, o desenrolar de tudo: personagens e acontecimentos, reviravoltas e evoluções e todo o resto onde um grande filme precisa ter pra se tornar consagrado, encher os olhos da maioria que o assistem e trazer muitas emoções diferentes, cada um por um personagem.
 'O Diabo de Cada Dia' 'martela' muito no quesito religião que é tratado por muitos modos, alguns personagens realmente acreditam, outros acreditam 'até demais' quase virando uma doença e cometendo coisas terríveis em nome de Deus e outros que se aproveitam dos fiéis dizendo que Deus mandou ele fazer isso e aquilo onde a pessoa com medo de dizer não pra Deus acaba fazendo, mesmo achando que é errado, mas quem pode provar que não é Deus que está mandando?
 O filme foca nesse assunto mostrando duas gerações de personagens onde cada um (ou dupla de personagens) levam consigo sua história e a mesma vai evoluindo através do tempo que vai passando. Se você pensa que o longa é bom só porque Tom Holland e Robert Pattinson participaram do longa está enganado, tudo bem, seus personagens são extremamente diferentes e traz um grande peso para a história, porém dentro de 138 minutos de duração o Tom Holland só aparece depois de 40 minutos de exibição e Robert Pattinson depois de 50... 55 minutos de filme rolando, onde antes se conta o que já passou mostrando o próprio Arvin Russell (Tom Holland) ainda criança e Roy Lafferty (Robert Pattinson) aparece por aparecer, pois ele é o novo pregador da cidadezinha.
 Não adianta perguntar: está na cara que eu amei o filme 'O Diabo de Cada Dia', pois o roteiro é super bem trabalhado e as atuações incríveis! A história consegue prender muito o telespectador que acaba gostando mais de alguns personagens e situações decorrentes dele do que outros, mas eu mesmo fiquei fissurado em todos personagens e coisas que aconteciam, pois realmente todos foram bem trabalhados e suas histórias muito bem elaboradas e criadas!
 O longa é bem amarrado, pois as vidas dos personagens acabam se cruzando uma hora ou outra no filme onde antes era apenas uma situação, mas quando eles se encontram e se juntam uma só, a situação acaba se tornando uma o que fica ainda mais emocionante e perigoso pra história e para os personagens. Realmente é uma história onde temos um narrador falando sobre os sentimentos e dizendo metáforas através do desenrolar da história do filme onde nos sentimos como se alguém estivesse nos contando uma história. 
 Eu super indico 'O Diabo de Cada Dia' para aqueles que buscam um filme com qualidade de Oscar, pois 'O Diabo de Cada Dia' poderia competir em algumas categorias sim! O longa é baseado num livro do mesmo nome onde o longa é dinâmico em algumas partes, mas em nenhuma incomoda, o longa se aproveita por inteiro tendo uma história realmente boa abordando um assunto extremamente 'importante' (religião) onde cada uma das pessoas as tratam como bem entender (com medo, usa ela ao seu favor, com respeito, dentre outras). Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'O Diabo de Cada Dia' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme, pois eu nem tenho mais nada o que falar sobre o longa, mas se você tem a plataforma se 'streaming' nas mãos assista hoje mesmo se puder, pois eu acredito muito que você não irá se arrepender e pode vim falar do que achou dele aqui depois!
 ó um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que critico e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira abaixo três vídeos sobre o longa 'O Diabo de Cada Dia', um filme original da 'Netflix'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário