E dando adeus ao mês de Janeiro eu trago o filme de terror que talvez está no 'fundo do baú' por ninguém mais lembrar dele, um longa de origem Tailandesa chamado 'Espíritos - A Morte Está ao seu Lado' (título original: 'Shutter') que foi lançado no dia 24 de Março de 2006 e produzido em 2004 sendo dirigido por Banjong Pinsanthanakun que também participou do roteiro ao lado de Parkpoom Wongpoom e Sopon Sukdapisit. No elenco temos Ananda Everingham, Natthaweeranuch Thongmee, Achita Sikamana, Kachormsak Naruepatr, dentre outros.
O longa conta a história de um casal chamados Tun e Jane onde ele é fotógrafo e um dia voltando de uma festa, Jane acaba atropelando uma mulher na estrada e assustados, Tun resolve partir e deixar aquele acontecimento pra trás. Porém nas fotos que ele tirou depois do processo de revelação e tal ele percebe que as imagens estão manchadas e levando para um conhecido ele descobre que aquilo pode ser algo sobrenatural e logo ele faz a ligação com a garota que foi atropelada há alguns dias.
'Espíritos - A Morte Está ao seu Lado' eu assisti o filme ontem, porém já conhecia sua existência e foi um 'milagre' pegarem um filme Tailandês e traduzirem pra nossa língua e exibirem em cinemas nacionais na época, pois isso é realmente muito difícil atualmente, imagina há mais de uma década! Acredito que eles imaginaram que seria um sucesso como 'O Grito' e 'O Chamado' que tem origem lá em terras orientais e segue o mesmo estilo de filmes, mas estes ganharam uma adaptação americana, mas vamos ao filme.
Eu gosto muito de filmes de terror, mas pra falar a verdade estou um pouco enjoado de histórias como 'O Chamado' e 'O Grito' (porém ansioso com esse 'reboot' de 'O Grito' que vai lançar esse ano), então eu fui conferir 'Espíritos - A Morte Está ao seu Lado' que eu ainda não tinha visto e percebi de uma vez por todas que todos fantasmas orientais possuem o mesmo estilo: nada de um lençol em cima e buraco nos olhos como aqui, pois lá os fantasmas são pessoas brancas com uma cara de zumbi e muito cabelo envolvido e deve ser mania deles gostarem e ao mesmo tempo ter tanto medo de coisas que envolvem cabelo, mas vamos continuar.
O longa tem uma história até 'legalzinha' que se constrói ao desenrolar do filme onde os acontecimentos e peças vão se encaixando e no final tudo é revelado, pois tudo tem um motivo, um 'por quê' e o filme consegue entregar isso: uma história e uma explicação. Sim, fizeram o 'dever de casa' sem deixar pontas soltas ou dúvidas, mas fizeram realmente o básico do básico, pois a história é bem rasa e não tem nenhuma profundidade onde tem cenas que são muito rápidas e poderiam dar mais atenção e outra coisa: o longa tem muito pouco terror e isso deixou a desejar demais pra quem (como eu) esperava alguns sustos ou ao menos tentativas. O fantasma aqui presente é 'genérico' (e do bem barato) de Sadako, por exemplo, que repete os movimentos e todo resto e não traz terror algum onde eu classificaria o filme como uma história que envolve um fantasma, mas nada de uma história de terror onde 'Espíritos - A Morte Está ao seu Lado' passou longe.
Eu não gostei muito pra ser sincero, porém reconheço que tem um público que gosta de filmes desse estilo e como este segue o mesmo dos de terra orientais ele não decepcionou (se formos ver por esse ângulo) e se a pessoa não se importar com o mínimo de terror aqui empregado. Por conta disso o espaço 'Black Dog' classifica 'Espíritos - A Morte Está ao seu Lado' como um filme 'ruim' (duas estrelas), ele é assistível se você ficou curioso, mas só isso mesmo, terror não tem e a história é muito 'mais ou menos'. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário