quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Bacurau


 E chegou a vez de falar de um dos filmes que eu também estava muito ansioso pra ver, este chamado 'Bacurau' que é um filme nacional que foi aclamado pelas críticas e conseguiu levar alguns prêmios pra casa conseguindo ganhar um certo destaque para o mundo por um tempo. Estreando no dia 29 de Agosto de 2019 sendo dirigido e roteirizado pela dupla Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, temos no elenco Barbara Colen, Karine Teles, Sônia Braga, Silvero Pereira, Thomas Aquino, Udo Kier, Clébia de Souza, Chris Doubek, Luciana Souza, dentre outros.
 O longa se passa num futuro não tão distante em Bacurau (eu sempre confundo com 'Bacuaru') onde as pessoas de lá tem necessidades básicas como alimentos e medicamentos, mas o que mais 'pega' é a falta de água onde sempre vem um caminhão pipa trazer. Teresa vem da cidade grande pro enterro de sua avó que era muito querida por todos do local e aproveitou pra trazer uns medicamentos e ficar por uns dias lá. O prefeito da cidade aparece de vez e nunca trazendo pouco e fazendo 'menos que o básico' e se acha o herói da nação onde todos de Bacurau que é um povo unido nem sai pra rua quando ele chega e agora ainda mais quando está prestes a ter eleição novamente e ele vai se candidatar e precisa da ajuda deles. Porém não demora muito tempo para algumas coisas estranhas acontecerem em Bacurau depois de um casal aparecer no local fazendo trilha sendo da cidade grande e logo termos ligações com muitos mortos e tragédias que acontecem naquele local.


 'Bacurau' é um grande filme (em comprimento também tendo 131 minutos que eu, na verdade achei desnecessário) e conta muito bem e com detalhes a vida daquele povo sofrido naquele pequeno povoado no sertão brasileiro que não tem quase nada, mas se viram como pode. Aqui a realidade é estampada em nossas caras de uma forma crua e verdadeira de como acontecem as coisas por lá e creio que essa 'realidade crua' conseguiu abrir os olhos dos gringos e conseguir alguns prêmios, pois o longa realmente é 'real' e não temos "ficção".
 Já não bastasse aquele povo sofrido e acontecem algumas coisas estranhas na cidade e com o povo dela onde muitos são mortos e como lá as pessoas que fazem a própria lei, os moradores que devem se virar como podem com o possível ataque á cidade onde pessoas parecem querer exterminar os cidadãos de Bacurau. 
 Eu gostei muito do filme, um dos mais 'abrasileirados' que já assisti e considero até hoje. O filme é interessante e tem uma boa história que se pararmos pra pensar não é uma coisa 'de outro mundo' ou tão elaborada pra conseguir prêmios e abrir os olhos dos críticos para o belo material, mas as situações, o 'humanismo' do povo daquela cidade, a união, a dor e o sofrimento dos personagens conseguem passar por cima de tudo isso ganhando o telespectador e segurando na mão do mesmo pra conferir a história até o final. Sobre a duração eu realmente achei muito longo, ele poderia ter um pouco mais de dinamismo, pois acontecem algumas coisas e a história da muita corda pra algumas situações que poderiam ser mais rápidas, mas não foi um filme que eu fiquei com pressa em assistir, pra terminar logo ou me enjoou, muito pelo contrário, mas depois que termina eu consegui analisar esse ponto.
 É um filme muito bom que indico a todos assistir (como a maioria dos filmes aqui), mas este, com certeza, foi um dos destaques de 2019. O espaço 'Black Dog' classifica 'Bacurau' como um 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) filme, pois eu analiso muito a história, pra mim é um dos pontos mais altos pra uma classificação e depois vem os personagens, o local e todo o resto, mas como eu disse, o filme conta mais detalhes do povo e depois que vem a situação onde todos se unem contra um malo maior. Confira abaixo três vídeos sobre o filme nacional 'Bacurau' que conseguiu a atenção do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário