terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Filha do Mal


 Pra dar um 'up' no espaço 'Black Dog' eu assisti três filmes ontem a noite e vou falar de cada um deles aqui e o primeiro que vi (na verdade vi no cinema e em outras plataformas umas dez vezes) o longa de terror 'Filha do Mal' (título original: 'The Devil Inside' algo como 'O Diabo Interior') que foi lançado no dia 3 de Fevereiro de 2012 sendo dirigido e roteirizado por William Brent Bell e no elenco temos a linda brasileira Fernanda Andrade, Simon Quarterman, Suzan Crowley, Evan Helmuth, dentre outros.
 O longa conta a história de Isabella Rosi que decide fazer um documentário (sim o filme segue o estilo 'found footage') sobre sua mãe que quando Isabella era menor, matou três pessoas da sua igreja num possível ritual de exorcismo. Maria Rossi foi julgada como louca e internada misteriosamente num hospital psiquiátrico na Itália. A filha que há muito tempo não a via quis saber um pouco mais sobre exorcismo e encontrou dois padres numa aula e logo fez amizade com eles e ela quer ver se realmente sua mãe está possuída (e se eles podem ajudar) ou se ela tem problemas mentais mesmo, mas nada será tão fácil quanto Isabella pensa.


 Na época o 'exorcismo' era muito comum no cinema e eram lançados toneladas de filmes (independentes também) sobre o assunto onde 90% deles foram esquecidos de tão ruim ou por apresentar 'mais do mesmo' e simplesmente cair no esquecimento. 'Filha do Mal' é um caso á parte, pois muitos dizem que é mais um filme e outros dizem que é um bom filme e vamos colocar os 'pontos nos is' aqui pra decidir ok? Primeiramente no início do ano é muito 'arriscado' lançar filmes de terror no cinema e este foi lançado em Fevereiro e com seu baixo orçamento (pra produzir o filme foi gastos apenas 1 Milhão de Dólares e isso não é nada pra rodar um filme inteiro, pagar pessoas e tudo mais) e ele arrecadou muito, mas muito mais que isso (pra ser exato um pouco mais de 33 milhões apenas nos EUA) e isso já foi um ponto positivo pra eles (e muito). Foi a terceira maior abertura no mês que foi lançado e considerando um filme de terror foi pra quinta melhor posição (nada mal), mas tudo que ele prometia nos trailers e comerciais conseguiu entregar e deixar o telespectador feliz?
 'Filha do Mal' não é um 'blockbuster', mas posso dizer (ao contrário de muitos) que é um filme memorável do gênero, pois ele é simples do modo que tem que ser, acontecem poucas coisas e depois algumas poucas conversas (o longa é bem curto), mas tudo que acontece no quesito exorcismo é muito tenso, pelo 'found footage' (que pra mim é um dos melhores e trouxe essa cara mais realista ao filme) tudo parece muito real. Isabella encontra os dois padres onde um vai totalmente contra a igreja e com seu amigo que é medroso ao ser pego fazendo 'exorcismos ilegais' eles saem ajudando as pessoas e decidem ajudar Isabella, mas o caso de Maria Rossi é muito problemático envolvendo um mal tão demoníaco que nunca eles tiveram acesso.
 O filme tem uma história muito boa, tudo é muito tenso, muito dinâmico, temos outra situação de exorcismo muito bem feita com contorcionismos e outras coisas que realmente chega a arrepiar os mais medrosos que podem ficar algumas noites acordados com o conteúdo impactante. Eu gostei do filme por toda obra, não foi um roteiro 'de ouro', mas foi bem escrito dentro das propostas, trouxe uma certa onda sombria ao filme, tudo acontece rápido, as conversas são sobre exorcismos e explicações e o telespectador entra nessa onda até o final. O final do filme como esperado deixa uma grande breja para algo se conectar (ou não), mas acabou num momento em que não deveria terminar e você é pego totalmente de surpresa deixando aquele gosto de 'quero mais', mas filmes assim costumam apenas ser pensados na história principal e o final é 'jogado a Deus dará' e eles não dão importância. Por sorte (ao meu ver) não tiveram uma continuação e acredito que não vai ter, é um filme único muito tenso á respeito de exorcismo e ao meu ponto de vista, muito interessante pra quem gosta de conteúdo que é oferecido e por isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Filha do Mal' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme, pois ele oferece um conteúdo de qualidade mesmo com baixo orçamento e da pra se divertir muito entrando na onda do quarteto, pois só temos realmente quatro personagens mais a Maria que vemos algumas vezes.
 Não encontrei informações sobre o filme ser baseado numa história real, mas acredito que algumas informações aqui foram (e é bem claro) como confundir uma pessoa possuída como sofrer de alguma doença mental grave e a burocracia da igreja ao liberar um padre exorcista designado á realizar o exorcismo. Sobre ser 'um filme que o Vaticano não quer que você veja' isso está mais que claro, pois nenhuma igreja quer que esse tipo de conteúdo ganhe dinheiro, algo 'sério' que muitas pessoas sofrem e famílias e o cinema cria obras do tipo para divertimento, então nada demais por aqui também. Espero que gostem e de uma chance ao longa, pois ele merece, mesmo sendo lançado junto com uma tonelada de filmes do gênero. Fique com três videos sobre o filme 'Filha do Mal' logo abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário