segunda-feira, 4 de novembro de 2019

O Exorcismo de Emily Rose


 E hoje estou trazendo um dos melhores filmes sobre exorcismos que já foram criados e produzidos e foi baseado em fatos reais e estou falando de 'O Exorcismo de Emily Rose' (título original: 'The Exorcism of Emily Rose') que estreou no dia 2 de Dezembro de 2005 sendo dirigido e roteirizado por Scott Derrickson que recebeu ajuda de Paul Harris Boardman. No elenco desse grande filme temos Jennifer Carpenter, Laura Linney, Tom Wilkinson, Joshua Close, Lorena Gale, dentre outros.
 O longa conta a história de Emily Rose, uma garota católica muito devota que ao completar dezenove anos consegue passar na faculdade de pedagogia e vai estudar na 'cidade grande' já que morava com seus pais e irmã numa espécie de fazenda. Porém ela começa a sentir presenças demoníacas que são confundidas com problemas psiquiátricos. Infelizmente a jovem acaba falecendo depois de algumas tentativas de exorcismo com o padre local já que ela volta pra casa, mas como ela havia abandonado os medicamentos que lhe foram prescritos onde a diagnosticaram com esquizofrenia e convulsão psicótica, o padre leva toda a culpa e pode ser preso. Porém uma advogada resolve ajudá-lo e o caso vai pra justiça. Quem o pessoal irá ouvir: as palavras de um médico ou de um padre?


 Se você tem medo de filmes de terror que abrangem exorcismos eu não recomendo ver 'O Exorcismo de Emily Rose', pois o longa além de tenso é considerado 'pesado', porém tem uma grande qualidade nas situações e a história foi muito, mas muito bem escrita e a maneira que foi contada e 'rodada' durante o filme foi muito boa o que fez aumentar a tensão do mesmo nos apresentando um conteúdo de ótima qualidade.
 Temos a jovem Emily Rose, porém o filme foca muito mais no julgamento do padre onde existem médicos e alguns que acreditam em possessões e vão defendê-lo (até mesmo a própria família) e enquanto nos vão contando relatos o longa sofre 'flashback´s' onde vemos diferentes situações de Emily e sua história e o próprio desenvolvimento do exorcismo é nos mostrado até chegar no grande ápice do filme que é o próprio exorcismo em si.
 Existem cenas bem impactantes, não sei se foi a própria atriz Jennifer Carpenter que conseguiu se retorcer daquela maneira e ficar em tais posições, mas ficou muito boa e acredito que trouxe bastante terror para muitos telespectadores que não conseguiram dormir algumas noites seguidas. O longa é legal, pois foge completamente dos filmes de exorcismos que, na época, não era tão popular assim até meados de 2010 até 2015 (não lembro muito, mas por aí) onde lançava um atrás do outro com qualidades regulares e ruins e não chegavam a agradar realmente o público. O filme 'O Exorcismo de Emily Rose' traz um terror pesado, realmente nos parece muito real o que acontece quando assistimos, pois nada é 'apelativo' apenas pra nos dar medo, mas o próprio 'real' nos causa essa angustia e só de imaginar que aconteceu algo do tipo nos da arrepios! 
 O filme não é inteiramente dinâmico, existem seus pontos fortes, mas também seus pontos mais 'calmos' como no julgamento onde a advogada de defesa defende o ponto que Emily estava realmente possuída e o seu adversário insiste em acreditar na medicina acusando o padre de assassinato, já que Emily parou de tomar os medicamentos e isso piorou seu quadro. 


 Essa imagem acima (pode ter certeza, é a mais 'leve' que encontrei) é da Anneliese Michel, a "Emily Rose" (acredito que seu nome no filme foi trocado pra realmente não expor a família e a própria imagem da garota) e agora vou contar um pouco da perturbadora história real que deu fruto ao filme e pode ficar sossegado que não contém nenhum 'spoiler' do filme.
 Anneliese Michel era uma católica devota junto com toda sua família que morava numa espécie de fazenda na Alemanha na década de 40. Aos dezesseis anos ela começou a sentir algumas coisas estranhas e agia de forma anormal e sua família procurou um hospital psiquiátrico onde ela ficou internada por um ano.
 Ela retornou pra casa normal, porém depois de alguns anos os 'sintomas' retornaram com uma força muito mais forte e ela começou novamente a agir muito estranho. Ela tinha começado a faculdade de pedagogia que era seu sonho, mas teve que interromper os estudos por conta do que estava afetando sua vida. Anneliese Michel não era mais a mesma, pois ela destruía tudo que era imagem os símbolo ligado á igreja, xingava todo mundo da família, tinha costume de urinar em toda casa e muitas vezes ela ingeria a própria urina e se alimentava de moscas e aranhas.
 Tentaram um médico, mas não surtindo efeitos a família decidiu chamar o padre local que veio com outro examinar a garota que, tendo consciência que ela estava possuída eles tiveram que pedir permissão ao Vaticano pra que liberassem o ritual e isso demorou um tempo e ela foi definhando, pois não comia e nem se alimentava além de se auto-mutilar e gritar por horas (imagina o inferno). Uma noite antes de ser realizado o exorcismo depois de aprovado ela teve um sonho com a própria Virgem Maria que lhe deu duas opções: desistir e morrer ou continuar e ser uma prova viva para o mundo que realmente o mal existe e pra ser um exemplo Annaliese decidiu continuar vivendo.
 Foram realizados exatamente 67 exorcismos na garota onde eram feitos de uma a duas vezes por semana e isso durou por anos até, numa noite ela conseguiu o livramento e faleceu dormindo com apenas 23 anos de idade. Quando fizeram a autópsia do corpo da jovem foi relatado que ela morreu de desidratação e desnutrição e se vocês verem as fotos de como ela estava em seus últimos dias de vida a imagem chega a ser perturbadora. Os padres então foram condenados por matar a jovem interrompendo o tratamento psiquiátrico.
 Essa é a real história que deu origem ao filme 'O Exorcismo de Emily Rose', existem áudios reais dos exorcismos (pois todos são registrados), mas eles estão confinados na Alemanha e ninguém tem acesso. Na internet é possível encontrar um pequeno trecho que foi divulgado no julgamento do padre, porém existem horas e mais horas em sigilo absoluto. Dizem que ela foi possuída por seis tipos de demônios e que um deles era o próprio Lúcifer. 
 Dentro do longa é apresentado muito a 'hora mágica do demônio' que alguns falam, mas de fato não sabem qual é e nem seu verdadeiro sentido: ás três da manhã, uma 'piada' sobre as três horas da tarde que é relatada a morte de Jesus Cristo além de blefar sobre a Santíssima Trindade. 
 Ficou com medo? O espaço 'Black Dog' classifica 'O Exorcismo de Emily Rose' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme e se é fã de terror e ainda não viu vale muito a pena conferir, pois é um longa que trata o gênero 'terror' com cuidado e traz um filme com uma qualidade monstruosa. Confira abaixo dois vídeos sobre o longa.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário