quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Stonewall - Onde o Orgulho Começou


 E estamos aqui com 'Stonewall - Onde o Orgulho Começou' (ou apenas 'Stonewall' que traduzindo temos 'Parede de Pedra' que é o nome do bar onde os homossexuais do filme frequentam) que é um filme de drama que estreou no dia 29 de Setembro de 2016 sendo dirigido por Roland Emmerich e roteirizado por Jon Robin Baitz. No elenco temos Jeremy Irvine, Jonny Beauchamp, Caleb Landry Jones, Ron Perlman, Matt Craven, Karl Glusman, Jonathan Rhys-Meyers, dentre muitos outros.
 O filme se passa na década de 60 onde era um absurdo ser uma pessoa homossexual onde, naquela época, tratavam isso como uma doença e colocavam as pessoas em tratamentos de choque pra 'converter a sexualidade' do indivíduo. Aqui temos Danny Winters, um jovem de dezessete anos que é gay e quando seu pai descobre o expulsa de casa onde ele viaja parando numa rua onde existe um grupo de homossexuais que fazem programas pra sobreviver, porém Danny gostaria de entrar numa faculdade e só falta a assinatura dos pais e os documentos pra ele entrar, mas seu pai nega.


 O filme é uma homenagem a primeira 'rebelião' homossexual que existiu no ano de 1969 e em 1970 eles decidiram criar uma marcha com o intuito de realmente serem reconhecidos e mostrar que aquilo não é uma doença e sim uma opção e que eles eram humanos e normais e que mereciam respeito e igualdade. O longa foca muito nessa 'época das trevas' onde os homossexuais não poderiam contar e se acontecesse ou fosse 'flagrado' com outra pessoa do mesmo sexo ela era punida e era uma vergonha pra família, claro que infelizmente hoje ainda existe muito, mas vejo que a visão está muito mais aberta e as pessoas que são não tem tanta vergonha de contar, é difícil, mas não tanto quanto era antigamente.
 'Stonewall - Onde o Orgulho Começou' mostra esse lado onde eles sofriam e seguimos com o personagem Danny que se enturma com aquele grupo e depois parte pra outra e também sofre como todos naquela época. Eu gostei do filme, porém achei ele muito raso sem situações que realmente mexeram com o telespectador, pois elas não tiveram muita profundidade e quando aconteceu acontece e parece que, na minha opinião, não deram muita importância.
 Não é uma surpresa pra ninguém, mas o filme consegue demonstrar com certa facilidade o sofrimento daqueles garotos e como agem, mas poderia mostrar mais a vida da 'turma' e não só girar com o Danny e Ray que é chamado de Ramona que faz amizade com ele e tem sonhos de sair daquele lugar sonhando alto que um dia irá ganhar muito dinheiro e dar uma vida melhor pra todos eles. 
 A temática é legal, ele tenta passar uma imagem 'forte' sobre essa relação dos homossexuais contra a 'sociedade que os menosprezam', mas aos meus olhos faltou mais impacto, mais roteiro, mais história. Eu gostei do tema, mas a história poderia melhorar muito e pra mim ficou devendo e com isso o 'Black Dog' classifica 'Stonewall - Onde o Orgulho Começou' como um filme 'regular' (duas estrelas e meia), pois realmente ele ficou devendo em muitas partes e é um filme longo tendo 130 minutos de duração e sem nenhuma ação impactante ou que faça o telespectador se interessar com a história ou, até mesmo, trazer personagens realmente interessantes com suas histórias fica um pouco difícil de acompanhar e só pra lembrar que o filme 'Stonewall - Onde o Orgulho Começou' foi baseado em fatos reais. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário