segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Quatro Vidas de um Cachorro


 'Quatro Vidas de um Cachorro' (título original: 'A Dog's Purpose') é um filme de drama e um pouco de comédia (aquele filme mais família) que estreou nos cinemas no dia 26 de Janeiro de 2017 (que aliás eu fui ver) sendo um longa baseado no livro que leva o mesmo nome que foi dirigido por Lasse Hallstrom e roteirizado por W. Bruce Cameron (autor da obra original), Cathryn Michon, Audrey Wells, Maya Forbes e Wally Wolodarsky (um verdadeiro time) e no elenco temos Josh Gad, Dennis Quaid, Bryce Gheisar, Britt Robertson, K. J. Apa, John Ortiz, Juliet Rylance, Luke Kirby, dentre outros.
 O filme conta a história de Bailey, um cachorrinho que fugiu, foi capturado e trancado dentro de um carro que foi salvo por uma família virando o melhor amigo do pequeno Ethan de 8 anos de idade. Vivendo altas aventuras e se divertindo muito sempre ao lado do garoto o tempo passa e infelizmente Bailey falece, porém retorna como um novo cachorro tendo um outro dono. O longa segue com as quatro vidas do espírito de um cachorro que deseja descobrir qual o verdadeiro significado da vida e como a mesma funciona.


 Filmes com cachorros são lindos e 'Quatro Vidas de um Cachorro' não é diferente, pois se mistura 'doguinhos' com um filme de drama (não aquele pesado de 'Sempre ao Seu Lado' que eu declaro ser 'A Depressão' em formato de filme), mas um drama mais leve, porém que faz as pessoas, como eu, que amam esses animais de paixão e os considera como família (ou talvez mais do que família), claramente chorar ou ao menos cair algumas lágrimas dos olhos. Eu confesso que chorei no cinema e ontem quando o assisti, pois a história é comovente.
 O filme 'Quatro Vidas de um Cachorro' não foi feito pra fazer o telespectador se lamentar, mas sim, na visão de um cachorro, descobrir qual o sentido da vida e de tudo aquilo que ele vai vivendo e aprendendo com o ser humano. Você acredita em espiritismo? Você acredita que os animais não tem alma? Só abrindo uma 'pequena questão' aqui, eu frequentava a igreja quando era criança e sempre foi ensinado que apenas os humanos tem alma e eu acho isso um absurdo (não foi o motivo de eu deixar de ir pra igreja), pois vemos que os cachorros entendem o que falamos, entendem nossos sentimentos e fazem coisas incríveis demonstrando carinho, amor e outros adjetivos que quando é comparado a alguns humanos pelas suas atitudes me parece que é o contrário: que muitos humanos não tem almas e que os cachorros que tem. Eu realmente acredito nisso.
 Você acredita em espiritismo? Que quando você deixa esse plano (vulgarmente dizendo: quando você morre) você retorna novamente pra um novo corpo e uma nova vida? Eu sinceramente não acredito, mas não vou me explicar aqui, mas o longa é baseado nisso e que também os cachorros tem alma (eu concordo 60%, mas vamos lá), pois Bailey, o cachorro, segue narrando sua vida e o que sente e o filme conta a história de suas quatro vidas (claro, ele muda de nome, de dono, de história), porém a grande questão é que ele nunca esquece do seu verdadeiro e grande dono que ele mais gostou: Ethan.
 É um filme muito bonito, eu gostei muito e foi interessante essa 'aula' que o cachorro vai tendo durante suas passagens por essas vidas terrenas no qual o verdadeiro significado da vida e o motivo dele estar lá e ao longo do filme vamos descobrindo com o cachorro narrando suas experiências e sentimentos. Achei interessante, pois o longa foca no cachorro que é óbvio, mas também temos histórias por trás com os personagens humanos, onde que nos outros filmes não são tão exploradas como aqui e eu achei legal não se esquecerem de nossa espécie num filme de cachorro. 
 Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Quatro Vidas de um Cachorro' como um 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) filme, pois eu realmente gostei do filme, não é uma coisa de outro mundo, mas é uma história gostosa e 'doce' ao olhar de um cachorro sobre esse mundo que temos onde muitos pensam que só existem desgraças e é sombrio e isso é relatado no filme, mas também nos é mostrado o outro lado e que a vida pode ser boa e realmente interessante e divertida de ser 'vivida'. Acho importante registrar aqui que tentaram 'boicotar' o filme 'Quatro Vidas de um Cachorro' um pouco depois da estréia (se não me engano foi depois, não antes) e a internet foi branda nessa questão e eu achei muito justo: existiu uma cena onde um cachorro tinha que pular em águas de uma represa (que são bem turbulentas) pra salvar uma garota e numa filmagem gravada de um homem no estúdio de gravação que foi despedido, deu pra ver claramente que o animal estava com muito medo de fazer tal cena. Ele estava junto com o instrutor que estava quase o jogando na água pra gravarem (pois existe um tempo determinado) e o animal não queria ir, mas acabou indo obrigado e a cena foi rodada. Realmente foi uma judiação fazer isso com o animal e não sei dizer se o estúdio ou os responsáveis do filme pagaram alguma multa por isso que caiu nas mãos do público rapidamente, mas é muito triste ver os cachorros treinados e atuando nos filmes (pois sabemos que são animais muito inteligentes e que não precisam ser 'judiados' pra aprenderem tais técnicas), porém existem alguns casos que existem e não chegamos a saber, é encoberto pelo público, mas dessa vez veio á tona e foi triste ver e saber que aconteceu.
 Bom, confira abaixo três vídeos sobre o longa e espero que gostem, pois é um filme de cachorro que tenta abordar o verdadeiro significado da vida (um 'plus' pro filme).



Nenhum comentário:

Postar um comentário