domingo, 1 de setembro de 2019

Bohemian Rhapsody


 Primeiramente você conhece a banda Queen? E a música 'Bohemian Rhapsody'? Antes de mais perguntas e até mesmo suas respostas (de mim), vamos pra ficha técnica de 'Bohemian Rhapsody' que é o 'filme do Queen' que foi lançado no dia 1 de Novembro de 2018 sendo dirigido por Bryan Singer e roteirizado por Anthony McCarten que foi um dos criadores da ideia original ao lado de Peter Morgan e no elenco temos Rami Malek, Ben Hardy, Gwilym Lee, Joseph Mazzello, Lucy Boynton, Aidan Gillen, Tom Hollander, dentre outros.
 Óbvio, o longa conta a história da banda Queen como eles se conheceram e como foram evoluindo ao passar do tempo e também a transformação como pessoa, o longa realmente conta a história da 'família Queen', mas claro que Freddie Mercury, o vocalista, ganha um 'a mais' ao decorrer do filme onde o vimos ele se transformar como pessoa, transpirar seus sentimentos pra criar suas músicas e as coisas que ele fazia com o dinheiro que conquistou mostrando o homem ousado que ele tanto foi.


 O filme 'caiu nas minhas mãos' ontem e eu não pude negar de assistir e trazer pra esse espaço aumentando ainda mais o 'catálogo de filmes criticados'. Eu não sou um fã da banda Queen, mas é claro que eu conheço os 'hits' (as músicas mais famosas) e reconheço que foi uma grande e incrível banda que faz sucesso até os dias atuais e que dentro dela tinha um homem que era além do seu tempo: sim, o próprio Freddie Mercury que trabalhava num aeroporto e estudava desenho na faculdade até ir num tipo de bar e ver uma banda tocar (formada por estudantes) e o vocalista se demitiu por estar cansado de só tocar no pátio da faculdade e em bares não conseguindo enxergar um futuro pra banda 'Smile' (era o nome dela) e Freddie foi se encontrar com ela no fundo do bar e pediu pra ser o vocalista mostrando sua grande voz e dizendo que gostava de compor e foi aí que tudo começou.
 Por curiosidade, foi bem 'complicado' fazer o longa, pois imagine, existe uma legião de pessoas que gostam da banda Queen (gostam, amam, a idolatram) e acredito que eles tiveram muito cuidado pra fazer o longa e 'recrutar' os atores, principalmente Freddie Mercury e sabem que ator era o primeiro da lista deles? Nada mais, nada menos que Sasha Baron Cohen (sim, o 'Borat'!) que esteve no set de filmagens, mas começou a dar palpites e dizer que tinha que ser um filme do Freddie Mercury pro longa emplacar de verdade e não sobre a banda por inteiro. Depois de ver o ator dar palpites demais e pensarem na hipótese que ele esteve envolvido em muitas brigas e situações 'cautelosas' referentes aos filmes que ele criou que foram 'um pouquinho ácidos' se vocês conhecem (se ficou curioso pesquise por 'Sasha Baron Cohen' no buscador do 'Black Dog' e saiba mais), decidiram tirar ele e depois de um tempo de pesquisa contratar Rami Malek que não cantou no filme, sim, tudo foi 'playback', mas não 'puramente' a voz do Freddie, mas um tipo de mixagem com a voz do ator, do próprio Freedie e de um outro cara que cantava muito bem as músicas do Queen que foi contratado. Outra curiosidade é que o ator que interpretou Mercury teve que usar uma prótese na boca, pois o verdadeiro Freedie Mercury tinha trinta e seis dentes na boca e eles 'sobressaltavam' em seus lábios (por isso o bigode que ele usava pra tentar esconder) e pra você ter uma ideia, uma pessoa normal tem trinta e dois dentes na boca, porém, com esses dentes a mais ele conseguia chegar a notas e ter uma voz mais potente e isso foi muito bom pra sua carreira e obviamente para o Queen. 
 Agora centrando no longa 'Bohemian Rhapsody' que acredito que todos curiosos sobre a banda Queen ficaram com muita vontade de ver e, claro, os fãs que acredito que muitos gostaram, mas teve uma parcela que 'torceu o nariz' pro filme (pois fã é fã). Eu achei o longa muito dinâmico, pois a história do Queen é muito grande e também tiveram momentos do Freedie como quando ele foi contratado por quatro milhões de dólares pra gravar dois discos solos (que realmente aconteceu), bom, o longa teve momentos do Freedie e da banda por inteiro e isso foi muito legal. Outra coisa interessante de citar é que existiu uma cena onde ele se sentou ao lado de Mary (sua amada, mesmo ele sendo bissexual e não conseguindo levar muito bem essa vida tendo alguns problemas) na casa dela depois de fazer muitos shows ao redor do mundo, eles estavam assistindo televisão e nela estava passando um show deles onde Freedie diz "Eu não sei se eles estavam entendendo o que eu estava cantando, mas antes de eu começar todos cantaram numa só voz". Ele disse isso ao assistir o show que fez aqui no Brasil (sim senhor) no festival 'Rock in Rio' do ano de 1985 que foi um dos shows mais lotados e mais conhecidos da banda e aqui no Brasil é bom, pois tem pessoas que gostam de tudo e conseguiram fazer, de uma forma, história com a banda e imagino que o show foi realmente épico! 
 Continuando, o longa 'Bohemian Rhapsody' foi bem dinâmico e eu até pensei que poderiam virar dois filmes (parte um e parte dois) cada um com duas horas e pouquinho, pois tinha material pra isso (este tem duração de 135 minutos) tinha história pra ser contada, mas não sei se isso passou pela cabeça deles ou tiveram medo das pessoas não gostarem e a segunda parte 'cair em terra'. Mas ok, mesmo dinâmico e muitas coisas acontecendo rápido demais (no início mesmo, só o Fredie entrar na banda as coisas deram certo e foi uma coisa bem rápida) e outros momentos o filme dar uma 'freada' pra centrar em outras situações que precisavam de mais tempo como quando Freedie estava sozinho trabalhando em seus álbuns solos. Eu gostei muito do filme, muitos dizem que muita coisa de lá não é real, mas estou falando do filme e achei bem bacana conhecer mais a história dessa banda incrível e até mesmo do Freedie que foi um homem muito inteligente e que enxergava muito além do que as outras pessoas e, por isso, a banda deu certo e creio muito que as bandas da década de 60, 70 e 80 (até mesmo algumas de 90) conseguiram deixar sua marca no mundo da música por serem dinâmicos e não terem medo e Freedie era uma pessoa assim, pois não existia internet pra divulgação da banda e a única maneira deles mostrarem que eram bons de fato era se apresentando em shows, nas melodias criadas pra essa 'novidade selvagem' se espalhar e outras pessoas sentirem a vontade de conhecer os caras meio que por informação 'boca a boca' onde um amigo ou parente que ouviu te mostrasse pra você ver como era a banda e o que eles cantavam, qual era o seu estilo. Também ouve a apresentação no 'Live Aid' que foi um mega concerto de rock organizado no ano de 1985 onde só as grandes bandas da época foram chamadas pra tocar (cerca de vinte minutos cada) com a intenção de arrecadarem dinheiro contra a fome na África e nesse mega evento que aconteceu simultaneamente na Inglaterra em Wembley, e nos Estados Unidos no JFK e vou citar alguns dos artistas e bandas que estiveram presentes: Sting, Phil Collins, U2, David Bowie, The Who, Paul McCartney, B. B. King, Judas Priest, Madonna, Eric Clapton, Duran Duran, Mick Jagger e claro: Queen que fez uma apresentação fantástica!
 Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica o filme 'Bohemian Rhapsody' como um 'ótimo' (quatro estrelas) longa onde todos os fãs e curiosos da banda, como eu, deveriam assistir e acredito muito que irão gostar e pra mim o ator Rami Malek ficou parecido com o vocalista Freedie Mercury sim, então sem problemas quanto a isso. Confira abaixo três vídeos sobre o filme que foi um dos mais aguardados do ano de 2018.



Nenhum comentário:

Postar um comentário