segunda-feira, 9 de setembro de 2019

O Abutre


 'O Abutre' (título original: 'Nightcrawler') é um filme de suspense e drama que estreou no dia 18 de Dezembro de 2014 no qual eu achei o máximo e assisti novamente depois de alguns anos só pra trazer aqui no espaço para os leitores que acessam o conhecer. Dirigido e roteirizado por Dan Gilroy no elenco contamos com Jake Gyllenhaal, Riz Ahmed, Rene Russo, Eric Lange, Ann Cusack, Bill Paxton, dentre outros.
 O longa conta a história de Lou Bloom onde a época está difícil pra todos que estão a procura de emprego e não acha nenhum e por isso ele vai sobrevivendo roubando e vendendo coisas pro ferro velho até se deparar com um acidente e ver um homem gravando tudo e depois entrando em contato com os jornais pra vender aquele conteúdo. Interessado em trabalhar 'por conta' ele decide conseguir sua primeira câmera e um rádio de polícia, aprender os códigos e sair madrugada adentro caçando acidentes pra tentar registrar e mandar para os jornais, porém ele é um homem que não conhece limites e isso o faz crescer nesse obscuro ramo.


 Eu o assisti próximo da estréia e abracei o filme, pois realmente gostei demais e ele não sai da minha cabeça (o nome), pois sempre que alguém pergunta pra mim ou pede pra indicar algum filme eu falo 'O Abutre' sem se quer pensar duas vezes ao meio de tantos filmes que já assisti (e este espaço aqui é um exemplo vivo não é mesmo?).
 O longa gira em torno do personagem Lou Bloom, um homem esperto, que sabe falar e até mesmo mexer com a cabeça das pessoas sendo determinado e sem medo algum quando decide colocar algo na cabeça e vai até o fundo, mesmo indo contra a lei. Um homem frio que absorve com perfeição esse emprego gelado onde ele deve gravar cenas de pessoas mortas em tiroteios como na imagem anexada acima, acidentes e colisões de carros. Claro, muitas pessoas ao assistir o longa ou até vendo eu falar dele e mais ainda do personagem eve achar o longa um pouco pesado e um tanto quanto 'estranho' e o filme realmente tem essa captação trazendo uma obra com sentimentos gelados, não nulos, com o personagem para com o próximo.
 Tem uma história muito boa, eu não diria que a mesma é completamente genial, mas com certeza, foi muito bem escrita e elaborada mostrando o personagem do jeito que ele é e sua evolução no emprego, o jeito que ele conversa e trata as pessoas de sua volta na qual ele é um homem sozinho, mas logo consegue um estagiário e depois vai aumentando seu ambiente de socialização fazendo amizade com uma senhora que trabalha num jornal que acaba gostando muito de seus materiais.
 O filme mira e consegue acertar em cheio nessa questão de que as pessoas fazem de tudo por elas e estão 'pouco se lixando' para o seu próximo apresentando personagens sem compaixão onde são interrogados em certas partes do filme que respondem com frieza pra defender sua própria pele ou seu emprego.
 É um filme real, pois a maioria das pessoas são assim e 'O Abutre' está apenas mostrando que o importante é estar 'por cima de toda carniça'. Gostei da história, achei super original e até o momento eu não tenho nenhum outro que posso comparar com ele, isso é, 'O Abutre' é um filme único com uma boa história que deve ser assistido pra quem gosta do assunto ou se interessou pra saber mais. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'O Abutre' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme e foram bem merecidas e o ator Jake Gyllenhaal trabalhou muito, mas muito bem interpretando o papel principal e num filme desses isso seria de grande tamanho e conseguiu acertar em cheio trazendo um ótimo ator pra encarnar um personagem visionário, sem escrúpulos e até mesmo 'levemente' doente em sua sanidade mental. Confira abaixo três vídeos sobre o longa e se surpreenda com tal material.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário