domingo, 8 de setembro de 2019

Climax


 'Climax' é o mais recente trabalho do provocativo Gaspar Noé que faz filmes e os eleva ao máximo com emoções contando ou não uma história que faça isso acontecer ou apenas mostrando os sentimentos dos personagens (você entenderá melhor mais pra frente) e foi ele que criou 'Love' que foi um filme muito polêmico no qual já falei aqui. Bom, 'Climax' foi lançado no dia 31 de Janeiro de 2019 sendo dirigido e roteirizado por Gaspar Noé e no elenco temos Sofia Boutella, Souheila Yacoub, Kiddy Smile, Claude Gajan Maull, dentre outros.
 O longa se passa na década de 90 onde um grupo com grandes dançarinos que dão a vida pela dança se reúnem para ensaiar e fazer uma turnê. O longa mostra o último ensaio que na verdade é uma festa pra eles comemorarem o bom desempenho da galera, porém alguém do grupo acaba drogando o ponche onde todos bebem e a festa acaba transformando o local numa verdadeira psicose onde os sentimentos dos personagens afloram de uma maneira selvagem onde cada um age de uma maneira diferente entrando em dois tipos de situação: uns pensam que estão no céu e realmente sentem isso, mas outros acham que estão descendo para o próprio inferno.


 Só pra lembrar que 'Climax' é um filme Francês. Eu adoro pessoas que fogem de um padrão e Gaspar Noé é um cara assim, que consegue contar história ou gravar um filme sendo diferente (e pode até ser retratado como uma obra artística vindo do próprio sentimento humano) de tudo que você já viu ou que já foi produzido e como esperado, em 'Climax' ele continuou com esse 'talento' e fez um longa bem diferenciado como os fãs e conhecidos já esperam.
 O longa é bem impactante, apesar de se passar apenas numa espécie de clube de dança, acontecem inúmeras coisas com muitos personagens que estão lá e você é o telespectador que ao assistir vai vendo como cada pessoa reage a tal substância que lhes foi colocada e o som não para, pois dificilmente não temos uma trilha sonora no fundo. Não da pra se apegar a um personagem que você queira, mas como o filme querendo ou não, deve se focar um pouco mais em um ele acaba focando em Selva, uma jovem (essa da imagem acima) e pasmem ela tem 37 anos de idade e eu não acreditei, pois parece que tem uns 20 e poucos, mas continuando, uma francesa muito bonita que vai falando com um e com outro até começar a ter tais reações e surtar sem existir nenhuma escapatória, pois eles descobrem que estão presos.
 Ao meu ver, 'Climax' é um filme que não se importa muito em contar uma história, pois claro, ela existe como em todos os filmes, mas é só uma fachada pra contar o que realmente Gaspar Noé quer passar para o público e aqui foi muita loucura e como as pessoas reagem a ela onde algumas não conseguem segurar a pressão e outras conseguem manter o foco e até mesmo se aproveitarem das que não conseguem se segurar de fato. Para 93 minutos de duração, o longa aproveita cada minuto com muita dança (que é o começo), muitas conversas paralelas dos personagens onde uns gostam mais dos outros, outros tem intrigas e esperam um gancho pra brigarem e quando a loucura acontece os desejos mais obscuros dessas pessoas explodem e muitas coisas acontecem. 
 Eu como um cinéfilo e que assisti muitos, mas muitos filmes nessa vida, vejo 'Climax' mais como uma experiência audiovisual do que um filme comum (pois de comum ele não tem nada), é um filme experiência pra mostrar o que acontecem com as pessoas e do que elas são capazes, Gaspar Noé quer mostrar o sofrimento e quer que esse sentimento seja transmitido pro telespectador também, mais uma experiência do que um filme com uma história com começo, meio e fim como geralmente acontece. Eu gosto de coisas diferentes, acho divertido até certo ponto, mas depois que fui assistindo eu fiquei um pouco cansado de ver muita piração, o jogo de câmeras que no começo achava interessante onde a mesma segue um ou outro personagem que está em foco, ficar chato depois e tudo depois de um tempo pra mim virou uma grande confusão. Assistir o longa é como você estar numa festa 'rave' com muitas pessoas malucas e você andando pra lá e pra cá vendo o comportamento de cada uma delas e eu enxerguei a obra 'Climax' desse jeito. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Climax' como um filme 'ruim' (duas estrelas) onde eu não assistiria novamente e nem gostaria de ter a experiência, porém é algo inovador que não pode ser comparado a nada que você assistiu e muitos devem achar essa 'simulação' uma coisa de outro mundo e eu achei, mas não me agradou de fato. Confira abaixo dois vídeos sobre o longa e pire junto com os personagens, pois você não precisa nem tomar o ponche.


Nenhum comentário:

Postar um comentário