segunda-feira, 9 de setembro de 2019

A Forca


 E a 'Warner Bros.' se uniu a 'Blumhouse Productions' pra lançar o filme 'A Forca' (título original: 'The Gallows') que estreou no dia 23 de Julho de 2015 e acredito que você conheceu ou até mesmo já participou da 'campanha de marketing' desse filme, mas vamos falar disso mais pra frente. Dirigido e roteirizado por Travis Cluff e Chris Lofing, no elenco temos Pfeifer Brown, Ryan Shoos, Cassidy Gifford, o próprio Travis Cluff, Reese Misher, dentre outros.
 O longa se passa numa escola onde os alunos de teatro estão ensaiando e animados pra apresentarem 'A Forca' que é uma peça que fez história no colégio, pois há 20 anos atrás (o longa se passa em 2013) houve a mesma peça, mas um garoto chamado Charlie (pesquem esse nome) morreu acidentalmente se enforcando na forca que lá havia. No presente, um aluno larga o time e vai atuar interpretando o personagem que Charlie fez e morreu, pois ele está gostando de uma garota que vai atuar também e seu amigo e sua namorada começam a fazer piadas com ele. Um dia antes da grande apresentação o garoto percebe que fez burrada e admitiu que é um péssimo ator e seu amigo e sua namorada dão a ideia de irem até a escola entrando pelas portas dos fundos que sempre fica aberta por um defeito e destruírem todo o cenário. Eles vão pra escola de noite, mas acabam se dando muito mal, pois o espírito maligno de Charlie está presente e vai transformar a vida de todos que estão naquela escola num inferno!


 E então? Assimilaram o nome que falei pra vocês pescarem? Isso mesmo (para os mais atentos): Charlie foi derivado daquela brincadeira que surgiu na internet algumas semanas antes de lançarem o filme sobre 'o espírito Charlie Charlie' (que era um 'Ouija' pra pobre) onde todo mundo, mas todo mundo mesmo aderiu a esse 'jogo sobrenatural' por ele ser simples de montar e jogar: a pessoa pegava um pedaço de papel e fazia uma cruz dividindo em quatro partes nele quadrado e escrevia dois 'sims' e dois 'nãos' invertidos e colocavam algo no meio junto a um lápis onde você chamava o espírito do Charlie (tinha que falar duas vezes, acredito que ele era meio surdo) e fazia perguntas e ele respondia mexendo tal lápis respondendo 'sim' ou 'não'.
 Você lembra desse jogo? Vou colocar um vídeo aqui de um canal 'gringo' que fez tal brincadeira e acredito que você vai se recordar. Então já sabe: pipocou vídeos no Youtube sobre 'joguei Charlie Charlie e ele se comunicou' ou 'Deu Ruim: O Espírito Charlie Charlie apareceu' e outras bobagens pra ganharem cliques e ninguém sabia que uma pessoa foi influenciada a postar numa rede social e contar uma história macabra (acredito que a 'Warner' pagou pra um 'digital influencer' onde muitos jovens o seguia) pra mostrar jogando e contando a história onde todos pegaram a mania e entraram nessa onda e esse foi o grande 'Marketing' do filme 'A Forca' que é um espírito que vive numa escola depois de um terrível acidente onde ele morre enforcado.
 Mas ok, o mais importante é: o filme 'A Forca' é bom? Primeiramente eu tenho que aplaudir de pé a ideia genial de espalhar o 'Marketing' do filme dessa maneira (seria ótimo se criasse um assim pro próximo 'Atividade Paranormal, fica a ideia), pois o Marketing foi tão poderoso que muitos nem se ligaram com o filme que lançou depois, mas agora ao filme. E a resposta é, infelizmente, não! O filme 'A Forca' é um 'found footage' (onde o personagem segura a câmera como no estilo 'Bruxa de Blair' e até mesmo 'Atividade Paranormal') onde os alunos entram na escola de noite e ficam correndo de um lado pro outro enquanto algumas coisas acontecem. O filme tem um orçamento baixíssimo, mas mesmo assim faturou 40 milhões ao redor do mundo pela polêmica envolvida com o jogo e o tal espírito, mas ao meu ver o longa não é bom.
 O assisti duas vezes: uma quando logo estreou e ontem só pra relembrar e trazer aqui no espaço 'Black Dog', mas não pretendo ver mais. O filme 'bebe da fonte' de muitos 'found footages' ruins onde a história empaca muitas vezes e por ela ser muito curta não existem coisas pra serem apresentadas e essas poucas coisas são reveladas aos poucos em momentos 'bem pensados' do filme pro mesmo não cair no abismo. É um filme de terror, mas o gênero é bem tímido, talvez por já estarmos cansados de ver 'found footage' dessa maneira e, pra falar a verdade, eu me assustei de verdade uma vez, mas o susto foi bem 'cara de pau' e criado na surpresa mesmo. Tentaram criar uma história macabra em cima de um garoto que morreu no ano de 1993 e pra alimentar o 'terror' que quase não existe inventaram algumas coisas que eu não gostei e deixou a história 'poluída' em vez de 'recheada' que era a intenção.
 Diante de tantas distribuidoras de filmes eu vejo a 'Warner Bros.' como o 'topo', pois ela sempre aposta em filmes de 'grosso calibre' apostando muito alto como, por exemplo, a franquia 'Invocação do Mal' que é dela, os heróis da 'DC' ela é dona pra fazer os filmes e até 'It - A Coisa' ela está por trás (não desmerecendo as outras, eu gosto de todas) e claro, agora que a 'Disney' comprou a 'FOX' criou também uma imensa e gigante, mas ainda estão engatinhando e colocando ordem na casa. Pra mim foi uma 'bola fora' e não gostei do filme, mas como rendeu nas bilheterias eles deram sinal verde para um segundo filme que se chamará 'A Forca: Segundo Ato' que estava marcado pra estrear no primeiro semestre desse ano, mas até agora não aconteceu e nem temos notícias. 
 O marketing foi forte em cima de um filme que não mostrou ser tão forte quanto e por isso o espaço 'Black Dog' classifica 'A Forca' como um 'péssimo / ruim' (uma estrela e meia) filme com uma 'entidade' que não da 'sustância' pro filme e nem é legal e o mesmo, como dito, é bem limitado e só quero ver o que vão inventar numa sequência. Confira abaixo três vídeos sobre o filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário