terça-feira, 10 de setembro de 2019

It: Capítulo 2


 Hoje pra mim foi um dia especial, pois eu fui ao cinema e fazia um tempinho que eu não ia e já estava com saudades e, claro, fui ver um filme que estava na minha lista e eu tinha a obrigação de assistir já que vi o primeiro nos cinemas e estou falando de 'It: Capítulo 2' onde acredito ser o terror mais bem trabalhado de Stephen King (creio eu), mas claro que antes vou deixar aqui o link pra você ver a crítica sobre o primeiro capítulo, então clique aqui e confira! 


 Eu estava com o 'hype' nas alturas (não da pra passar pela feição e também não consigo sorrir em fotos) e muito ansioso até que hoje chegou! O longa 'It: Capítulo 2' estreou no dia 5 de Setembro de 2019 e dura incrivelmente 170 minutos (quase três horas de filme) onde se conta o final da história e como o grupo de jovens que agora são adultos (pois este longa se passa 27 anos depois do primeiro) devem fazer algo pra dar um fim 'na coisa' também conhecida como Pennywise. Bom, o longa foi dirigido por Andy Muschietti e roteirizado por Gary Dauberman em cima da obra original de Stephen King e no elenco contamos com Bill Skarsgard, James McAvoy, Jessica Chastain, Isaiah Mustafa, James Ransone, Bill Hader, Jay Ryan, dentre muitos outros.
 Como dito acima, o longa se passa 27 anos depois do ocorrido do primeiro filme onde as crianças (o clube dos otários) fazem um pacto depois de confrontarem contra a criatura pela primeira vez: se ela voltar a aterrorizar Derry eles terão que retornar pra dar um fim de uma vez por todas e juram com um pacto de sangue. Dito e feito, depois de 27 anos, Mike que é o único que continua na cidade enquanto os outros seguiram suas vidas, tem seus empregos e famílias, faz ligações contatando todos avisando que Pennywise está de volta na cidade e que é a hora de unir o 'Grupo dos Otários' novamente pra dar um fim na criatura de uma vez por todas até mesmo poupando as outras gerações que irão vir e que estão vivas presente e desconhecem esse terror.


 A 'Warner Bros.' investiu muito pesado nos dois filmes de 'It - A Coisa' e logo conseguiram seu merecimento, pois ambos foram sucessos de bilheteria e este segundo que esta a menos de uma semana em cartaz já é sucesso de bilheteria passando diversos filmes e liderando como o esperado.
 O longa traz os adultos de volta a Derry onde são obrigados a desenterrar os momentos perturbadores que passaram na cidade e que eles sonham em esquecer. Porém agora juntos eles devem contar muito com a ajuda do personagem Mike, o próprio que os contatou e viveu em Derry por todo esses anos, pois o homem foi atrás de informações sobre 'A Coisa' descobrindo que ela é mais antiga que tudo e que já foi enfrentada uma vez e devem-se fazer um ritual pra conseguir deter essa monstruosidade de uma vez por todas. Enquanto eles vão relembrando o passado indo em suas antigas casas e locais que frequentavam pra pegar coisas que eram valiosas pra eles no passado e que ficou em Derry (é um dos passos do ritual) eles vão cruzando o caminho de Pennywise que usa de seus poderes mágicos pra criar ilusões, dar vida aos seus maiores medos (pois ele se alimenta disso), cruzar o caminho de outras crianças e até mesmo bater um papo com alguns deles.
 Esperamos dois anos pra ver a continuação e essa é a hora da verdade (sem mais delongas), valeu a pena esperar e este é um dos filmes mais esperados do ano ou é 'papo pra boi dormir?'. E a resposta é sim! 'It: Capítulo 2' trouxe uma história incrível e macabra dentro do 'terror fantasia', pois esse gênero conta mais uma história com 'pitadas' de terror sendo mais 'fantástica' com uma aventura do que um terror estilo 'Invocação do Mal' ou 'Sobrenatural', por exemplo, que fixam e se grudam no gênero literalmente.
 Pra mim não existiria atores melhores pra fazer os personagens adultos, pois eles lembram muito e até eu que fazia um tempo que não vejo o primeiro capítulo e nem sou 'vidrado' ao ponto de decorar os nomes, da pra ter uma grande noção de quem é quem, claro, com exceção de Ben que era um gordinho e agora decidiu fazer 'crossfit' e virar um galã, mas os demais estão muito bem e foi cartada certa! Os efeitos especiais não foram economizados no filme, pois existem diversos por meio das ilusões que Pennywise cria pra assustar o grupo e realmente são de última linha com uma excelência incrível. A história é muito interessante mostrando com detalhes (em quase três horas de filme) como cada um reage estando de volta em Derry e encarando seus próprios medos mais uma vez.
 Tudo é um 'mar de rosas em 'It: Capítulo 2'? Não, pois o longa tem os seus 'deslizes'. Primeiramente (sim, eu vou comparar) o longa é inferior a primeira parte e já sei (estou ouvindo daqui você falando) que muitos vão dizer que os dois são histórias diferentes, se passam em períodos diferentes e essas coisas 'diferentes' e vocês estão certos nesse ponto, porém o longa continua com o gênero 'terror fantasia' como eu falei pra vocês e ao meu ver ele ficou mais dinâmico com as crianças se encaixando melhor até mesmo com as criaturas que aparecem e a história contada. Outra coisa que senti um pouco de falta aqui foi a 'união' dos personagens, pois no início os amigos se reúnem e fazem piadas de sempre, desde como eram crianças e isso é muito legal e eu pensei positivo: 'bacana que eles cresceram, mas com amigos agem como crianças fazendo piadas e falando bobagens', mas infelizmente não durou por muito tempo. Era de se esperar que acontecessem 'tentativas de fuga' como "é loucura retornar pra Derry!" Mas fora isso eles seguem cada um um rumo diferente e se encontram pouco depois disso (não 'pouco', mas em comparação de quando eram crianças que eles ficavam grudados o tempo todo). 
 Dando minhas opiniões finais eu achei o filme muito bacana, pra mim foi o melhor que conseguiram fazer sobre uma continuação e o bacana que eu gostei demais foram os 'flashbacks' que existiram, pois sim, existem cenas com as crianças relembrando e fazendo algumas coisas na época do primeiro filme que não foi mostrado e foi muito legal ver esse dinamismo juvenil funcionando 100% com elas e da pra perceber muito que, ao trocar com os adultos esse desenvolvimento caia de uma maneira ocular, mas não é algo pra se chatear e falar "era muito melhor com as crianças", era melhor, mas temos que aceitar que essa é a segunda parte do livro e que agora eles estão crescidos. O ápice do filme foi bem legal, mas eu com um 'olhar crítico' capricharia mais nas cenas da 'batalha final' prolongando mais ou alterando algumas cenas menos dinâmicas para algo mais dinâmico... Resumindo: como investiu muito em efeitos especiais eles poderiam 'chutar o balde' e criarem algumas reviravoltas e dar mais trabalho pro 'Clube dos Otários' de derrotar o Pennywise, não foi rápido, mas também ao meu ver não demorou o bastante e merecia ter mais 'glória'.
 Com todos esses levantamentos o espaço 'Black Dog' classifica o filme 'It: Capítulo 2' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme, um pouco abaixo do que o primeiro capítulo que achei genial, tiveram algumas aparições surpresas e deram mais destaques a algumas coisas além da história fluir melhor do que o segundo, mas como eu disse, trabalharam muito e nos entregaram um material de ótima qualidade aqui e tinha que ser assim.
 Alguns destaques sobre o 'universo da Coisa' é que no filme foi contado brevemente como ela apareceu, mas acredito que deixaram o mistério reinar pra dar mais 'obscuridade' ao monstro que na verdade é um alienígena que caiu aqui no nosso planeta antes dos homens existirem e vivia adormecida onde só acordou (no próprio subterrâneo da cidade de Derry) com fome de medo, por isso que ela não mata nenhuma das crianças no primeiro filme pertencente ao 'Clube dos Otários', pois elas 'o alimentam' (sem querer querendo) com o medo que sentem a respeito dela. Outra coisa é os 27 anos, você já se perguntou o motivo da 'Coisa' aparecer a cada 27 anos? Na verdade não é explicado no filme e até mesmo no livro também não (pois acredito que passariam essa informação pro filme), mas por teoria ela hiberna 27 anos depois de ficar um tempo na ativa pro pessoal esquecer um pouco dela e esse número 'bate' com o crescimento de crianças que conseguiram fugir da criatura ou ouvir dela e esquecer desenterrando por esse tempo e formando uma família e tendo filhos (uma nova geração). Com isso, essa 'geração nova' não vai nem sonhar que existe um palhaço alienígena na cidade que engana as crianças pra devorá-las depois e cá entre nós: não é algo que um pai ou uma mãe contaria pro seu filho sobre os traumas que viveu do passado.
 Umas das cenas (não sei se falei na postagem do primeiro filme) que existe no livro (na verdade existe na história, não existe em cena alguma, pois é extremamente proibido de gravar) é a 'famosa' cena de sexo entre os membros do 'Clube dos Otários' ainda crianças com a jovem Beverly. Ela acontece depois que eles 'lutam' contra 'A Coisa' pela primeira vez e pra mostrar esse total amadurecimento das crianças depois da batalha, Stephen King decidiu que a personagem Beverly simplesmente fizesse sexo com cada um deles pra mostrar que á partir daquele dia, daquele momento eles realmente deixaram de ser crianças. É óbvio que não existe essa cena em nenhum dos dois filmes e nem existiu contexto pra isso acontecer, pois seria um escândalo realmente, então só está presente no livro mesmo.
 Então é isso pessoal, infelizmente não consegui uma parceria com o cinema que existe aqui perto de casa (sei que é difícil), mas eles poderiam ao menos mostrar um interesse sobre um espaço virtual que está crescendo (com a ajuda de vocês, obrigado por compartilharem as postagens em suas redes sociais e visitarem o local com frequência) e ao meu ver poderiam disponibilizar um ou dois filmes mensais gratuitos pro espaço 'Black Dog' onde que, em troca, eu falaria da rede de cinema deles aqui e não custaria nada pra eles e seria muito legal pra mim, mas ainda vou tentando quando o espaço crescer mais um pouco pra ver se trago filmes mais novos que estão nas telonas pra cá com mais rapidez e facilidade. Fique abaixo com três vídeos sobre o segundo capítulo da grande obra de Stephen King e um dos filmes mais esperados de 2019 'It: Capítulo Dois'.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário