segunda-feira, 29 de julho de 2019

Halloween - A Noite do Terror


 Estou empanturrado de assistir tantos filmes de terror nessa maratona que 'do nada' eu inventei fazer e hoje estou a fechando com mais um clássico (começou com um e fecharei com outro) e um filme que estava devendo: 'Halloween - A Noite do Terror' que estreou no dia 16 de Maio de 1980 por aqui, mas foi feito em 1978 onde em 2018 comemorou 40 anos e lançaram nos cinemas 'Halloween', um filme de continuação direta deste excluindo todas as outras histórias de filmes envolvendo Michael Myers até 2018. Dirigido por John Carpenter que também trabalhou no roteiro ao lado de Debra Hill, temos no elenco Jamie Lee Curtis, Donald Pleasence, P. J. Soles, Nancy Kyes, Tony Moran, Nick Castle, dentre outros.
 Foi o primeiro filme de Michael Myers contando que quando era criança ele matou a facadas sua irmã mais velha e foi internado num manicômio fazendo muitos tratamentos, mas não conseguindo mostrar nenhum resultado positivo. "Vejo os olhos negros do mal quando o vejo!" Dizem os médicos que já tiveram contato com Michael Myers que depois de muitos anos ele consegue fugir e retornar pra sua antiga casa com sede de matar. A casa está a venda e é dia de Halloween onde algumas jovens ficam de babá (como Laurie Strode, a grande protagonista) e algumas resolvem se divertir, mas elas não imaginam que o assassino retornou pra matar quem vê pela frente nessa noite tão marcante.


 Eu realmente estava devendo esse filme pra vocês e aqui estou com 'Halloween - A Noite do Terror' e não esqueça de conferir 'Halloween' que foi lançado em 2018, 40 anos depois deste sendo uma continuação direta, pois eu assisti e falei no aqui no 'Black Dog' então clique aqui pra saber mais do filme e também tentaram fazer um '20 anos depois' em 1998 que também assisti e você clica aqui pra saber sobre mais este filme além de alguns outros que envolvem Michael Myers. 
 'Halloween - A Noite do Terror' veio junto com 'Sexta-Feira 13' que estreou bem perto (este nos anos 80) e teve um marco grande nos filmes de 'serial killer' com perseguições e mortes sangrentas, mas Michael Myers (que é famoso, mas se você perguntar pra sua avó que é o Jason ela vai reconhecer pela máscara e o Michael Myers não) teve um certo impacto, mas não tanto quanto outros longas que segue o mesmo rumo e talvez, pelo início, que não foi tão marcante ao meu ver.
 A franquia é muito vasta e logo no ano de 1981 já tivemos o segundo e no ano seguinte o terceiro filme e por aí continuamos e o personagem Michael Myers de 'Halloween' conquistou um público grande de fãs. O 'filme ponta pé' de apresentação do personagem é bom, pois mostra uma criança perturbada que assassinou a irmã e já viver por mais de uma década numa clínica psiquiátrica e depois que fugiu ele só pensa em matar as pessoas, porém exploraram muito pouco (bem pouco mesmo) o lado criativo e a essência desses filmes que é o correr e tentar se esconder de um assassino de quase dois metros de altura com uma faca na mão.
 Contou sua origem, mas depois ele focou nas jovens e o que elas iam fazer na noite do Halloween e o filme deu uma grande pausa por aí onde o assassino dava as caras e sumia (fazia isso algumas vezes) e só começou a colocar suas 'manguinhas de fora' da metade pro final do longa. As mortes eram rápidas, não tivemos correria que desejou muito e eu fiquei esperando e o longa ao meu ver não acabou vingando. Claro, na época não existia tantos efeitos pra cortar a cabeça ou uma perna, mas poderiam dar mais espaço pras cenas que são a essência desses tipos de filmes e faz 'jus' ao gênero fazendo o telespectador ir assistir. O ápice elevou um pouco, pois antes não tínhamos praticamente nada e foi levemente interessante o primeiro encontro de Laurie Strode com o seu pior pesadelo, mas não demorou muito para as coisas se resolverem. Não gostei muito, reconheço que é um clássico, mas pra mim ficou devendo muito e por isso o espaço 'Black Dog' classifica ''Halloween - A Noite do Terror' como um filme 'ruim' (duas estrelas), porém acredito que nos outros sofreram evoluções significativas, pois tivemos inúmeros e automaticamente eles produziam mais porque as pessoas queriam ver mais! 
 Falei no início sobre o Jason, pois ele é bem conhecido, mas não fica tão a frente de Michael Myers e os dois estrearam quase juntos. Penso que poderiam melhorar o roteiro e colocar mais cenas violentas e tensão por esse motivo, por isso que o citei, não quis comparar e muito menos falar que um é melhor que o outro, mas só quis dizer que o Jason é mais conhecido que o Michael Myers e existem rumores poderosos que um longa dele venha no ano que vem nos cinemas e teremos o 'terceiro' filme do Halloween também, então 2020 está recheado pra quem gosta desse tipo de material! Confira abaixo dois vídeos sobre o clássico 'Halloween - A Noite do Terror' de 1978.


Nenhum comentário:

Postar um comentário