domingo, 30 de junho de 2019

Os Oito Odiados


 'Os Oito Odiados' (título original: 'The Hateful Eight') é o oitavo filme da carreira de Quentin Tarantino que começou lá no começo da década de 90 com 'Cães de Aluguel' que já falei aqui no espaço então clique aqui pra conferir e que sabemos que todos filmes do cara são incríveis e que ele bota o coração e a alma no projeto. Dirigido e roteirizado pelo próprio, no elenco deste filme do gênero 'Faroeste' contamos com Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh, Walton Goggins, Michael Madsen, Tim Roth, Demian Bichir, Bruce Dern, dentre outros.
 Temos um inverno muito rigoroso e uma nevasca está prestes a chegar, porém um carrasco está transportando uma famosa prisioneira muito perigosa que vale 10 mil dólares e seu destino é chegar até 'Red Rock', mas no meio do caminho ele acaba encontrando o Major Marquis Warren que lhe pede uma carona já que seu cavalo não aguentou o frio e o homem (John Ruth) oferece. Mais pra frente eles encontram Chris Mannix que se diz ser o futuro xerife de 'Red Rock' e depois de muito papear consegue uma carona também. Como uma grande nevasca estava se aproximando e seria um perigo pra todos, eles decidem parar num tipo de armazém onde encontram mais quatro homens se abrigando do frio e a história aqui só está começando.


 O filme estreou nos cinemas no dia 7 de Janeiro de 2016 e se abismem, tem 168 minutos de exibição (mais do que duas horas e meia). Eu já havia assistido antes, mas esqueci a história (são tantos filmes que realmente acabo esquecendo) e decidi rever ontem a noite pra falar dele aqui no 'Black Dog'. 'Os Oito Odiados' é um grande filme e não só pelo tamanho, mas pela construção da história, dos personagens, de todas situações presentes, de todas discussões e de toda 'trama' que se passa naquele 'Velho Oeste cheio de Neve' e realmente assistir o filme é uma experiência incrível, pois a história é incrivelmente rica de detalhes tanto nos dos personagens e o que eles tem pra contar quanto no que vai acontecendo dentro daquele armazém. 
 O mais interessante é que você passa a viver com os personagens nessas quase três horas de filme e não pense que é uma 'história limitada' só por acontecer dentro do armazém (sim, pois as coisas vão acontecer por lá) muito pelo contrário, Quentin Tarantino pra mim foi um 'mestre' ao conseguir elaborar cada situação e diálogo lá dentro pra movimentar o filme e conseguir entreter ao máximo o telespectador que vai assistindo esperando que, claramente, alguma coisa vai acontecer por lá no meio de tantas conversas e até mesmo 'suspeitas' de alguns personagens. 
 John Ruth está com a assassina Daisy Domergue que é uma mulher bruta e ele a trata como a tal e está com medo de alguém por a mão nela, pois sua cabeça vale dez mil dólares (aqueles tempos que tinham pessoas no 'faroeste' que trabalhavam de caçar esses 'foras da lei' e viviam de recompensas como 'vivo ou morto', agora refresquei sua memória), Major Marquis Warren tem muitas histórias pra contar e é o único negro onde todos o xingam e menosprezam, porém ele possuí uma carta do presidente Lincoln que todos querem ver e ele consegue ganhar algum respeito com os brancos, mas mesmo assim tem muitos inimigos. Tem também Joe Gage que é um cowboy solitário que está lá pra se abriga, mas não pretende seguir pra 'Red Rock' e sim pra uma outra cidade ver sua mãe e por aí vai com os outros personagens que tem outras histórias e situações pra contar e motivos pra estarem ali.
 Eu amei o filme, o longa realmente é longo, mas não existe nenhuma cena ou situação que poderia ser retirada, pois o filme é dividido por cinco capítulos (bem a cara dos filmes de Tarantino) e todos realmente se completam pra formar essa grande e fabulosa história e olha que eu não sou muito chegado' a filmes do tempo de 'cowboys' e tudo mais, mas este realmente me prendeu pela trama organizada e todas histórias envolvidas. 
 O filme é bem violento, tem um linguajar meio pesado e tudo que poderia conter naquela época, realmente 'Os Oito Odiados' resgatou tudo como os costumes e o jeito de se portar dos homens, alguns mais brutos que outros, e como se relacionar com estranhos, dentro do filme. Sem contar que temos grandes atores trabalhando nesse grande projeto e muitos podemos ver em outros filmes de Tarantino, isso é, ele tem o costume de trabalhar com os melhores, segundo ele, e continua os contratando pra atuar em outros de seus filmes como Samuel L. Jackson que estava ao lado de John Travolta em 'Pulp Fiction' de 1994. Finalizando, eu amei o filme e o espaço 'Black Dog' o classifica como uma obra de arte o classificando como um 'excelente' (cinco estrelas) filme e não tem desculpas, pois o filme realmente foi muito bem bolado, o roteiro está incrível, a criação dos personagens e como eles se portam, o que acontece dentro daquela mercearia e algumas situações que são até engraçadas a certo ponto como a porta que quebraram e deve-se fechar apenas pregando duas taboas nela pro vento da grande nevasca não abrir e pra abrir é só no chute (tudo muito 'bruto' como o filme é) e realmente é uma experiência muito incrível e recomendo demais a você que está lendo essa postagem assistir por dois motivos: primeiro pelo óbvio de o filme ser incrível e por outro lado de ser um dos filmes de Quentin Tarantino que é muito, mas muito respeitado e todos seus filmes são incríveis e este está encabeçando a lista e, com certeza, será um clássico daqui a alguns anos. Confira abaixo três vídeos sobre o longa 'Os Oito Odiados'.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário