sábado, 29 de junho de 2019

O Anjo Malvado


 Que criança adorável! Muitos talvez não conheçam, mas este é o ator Macaulay Culkin que nessa época todas as empresas de filmes queriam contratá-lo pra participar, pois ele realmente foi um símbolo no início dos anos 90 e hoje falarei de um de seus filmes chamado 'O Anjo Malvado' (título original: 'The Good Son' traduzindo 'O Bom Filho') que estreou no dia 14 de Fevereiro de 1994 sendo dirigido por Joseph Ruben e roteirizado por Ian McEwan e no elenco temos a estrela Macaulay Culkin, Elijah Wood (sim, o Elijah criança), Wendy Crewson, David Morse, Daniel Hugh Kelly, dentre outros.
 O filme conta a história do pequeno Mark que perde sua mãe e seu pai decide deixá-lo por alguns dias na casa do tio onde ele também vai fazer um tratamento na cidade pela grande perda. Logo ele faz amizade com seu primo Henry onde ele se diverte com o garoto, mas não demora muito pra ele perceber que seu primo tem alguns problemas e que na verdade é uma pessoa má, simplesmente por ser má e toda família pode estar correndo perigo, mas quem vai duvidar de uma criança tão fofa? Esse é o grande problema...


 Eu nunca tinha assistido e por isso estou fazendo umas 'retrospectivas' pegando alguns filmes clássicos ou que são lembrados por alguns pra ver e trazer aqui pro espaço 'Black Dog'. O interessante é que o contexto é diferente, pois tudo parece mais simples que os filmes atuais, mas 'O Anjo Malvado' também não tem nada de 'extravagante' ou 'complicado' pra ser considerado 'difícil' de rodar e que se hoje fosse filmado poderia ser um longa independente ou de baixo orçamento da 'Blumhouse', mas enfim, eu quis dizer sobre os cortes de cenas e as músicas introduzidas, mas vamos falar sobre o longa.
 O ator Macaulay Culkin foi um gênio atuando nos filmes que apareceu e infelizmente com tanta fama e alguns problemas com seus pais sobre a fortuna que o garoto estava recebendo ele foi saindo dos holofotes até desaparecer por completo e atualmente ele tem uma banda de rock cômica que fala sobre pizza 'caçoando' sobre uma banda famosa onde alguns gostam e muitos não curtem, mas é assim que ele está vivendo e levando sua vida e parece que está feliz do jeito que está indo. Não conseguiria ver outro ator interpretando o maligno Henry que é um personagem 'duro' sem demonstrar nenhum sentimento onde tudo parece 'tocar' nele e passar direto. Por outro lado temos Mark, um garoto da mesma faixa etária de seu primo que vai passar uns dias por lá e não demora muito pra descobrir que ele tem segundas intenções (todas voltadas para o mal) sobre tudo e até mesmo falar algumas coisas estranhas como se questionar sobre a vida, não ter medo da morte e perguntar se o jovem Mark viu sua mãe morta e o quão era importante tocar sua pele sem vida e ver como estava sua fisionomia depois da morte.
 Contudo, o filme traz uma trama bem pesada, pois estamos falando de crianças (mais sobre uma criança, o personagem Henry) e sabemos que existem pessoas do mundo que são más por ser e ponto final, não foi nenhum trauma de infância ou algo que passou que a foi transformando, ela apenas gosta de fazer coisas ruins e isso ser retratado numa criança de 10 anos (por aí) é bem 'tenso'. O filme tem uma história limitada onde não passamos disso e as coisas que o garoto vai aprontando, desde matar animais até causar grandes acidentes por pura diversão e depois mostrar que não gosta de sua família e que poderia matá-los a qualquer momento, mais ainda sua irmã caçula que ele vive xingando e batendo. 
 É um filme forte, da pra se imaginar na pele de Mark que não pode fazer muita coisa, pois ele que está 'atordoado' com a morte da mãe e ninguém acreditaria em suas palavras sobre um primo que é um anjo para seus pais. O filme nos traz essa experiência, a história é curta, não acontecem reviravoltas e nada disso, mas as situações que vimos são classificadas 'pesadas' por se tratar de uma criança. É um filme interessante que mostra que o mal, na verdade, não tem cara e pode surgir de repente sem nenhuma situação se quer. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica 'O Anjo Mal' como um 'bom' (três estrelas) filme, pois a experiência é pesada, foi um filme que marcou, mas se analisarmos bem ele não traz muita coisa e o telespectador só vai assistindo as coisas que o garoto faz e pensa enquanto imagina um possível final. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário