segunda-feira, 1 de julho de 2019

A Dark Song


 Estreando no dia 8 de Julho de 2016, 'A Dark Song' (traduzindo temos: 'Um som negro') é um filme de terror 'indie' dirigido e roteirizado por Liam Davin e no elenco temos dois atores: Catherine Walker e Steve Oram (temos outros dois, mas aparecem em poucos minutos).
 O longa conta a história de Sophia Howard, uma mãe que teve seu filho sequestrado por adolescentes que realizaram uma magia negra e o mataram. Com isso ela contrata um ocultista chamado Joseph Solomon pra fazer alguns rituais e invocar o espírito de seu filho pra ela poder conversar pela última vez. Com isso, ela aluga uma casa enorme no país de Gales numa área distante de tudo e aceitando os grandes perigos que podem lhe causar, ela aceita fazer os rituais.


 Eu gosto muito de filmes 'independentes' que são de pequenas produtoras e que é difícil chegar em todos os países (sorte que temos as plataformas de 'streaming' pra ajudar nisso) e eu assisto, pois como eles não são exibidos no cinema, logo parto para o pressuposto que o mesmo pode mostrar tudo e ser 'grotresco' e 'arrepiante' ao extremo (dependendo da criatividade dos envolvidos), pois não tem nenhuma ligação com 'faixa etária', então eles podem 'meter o pé na jaca'. Enfim, assisti ontem 'A Dark Song' que tem uma história conturbada de uma mãe que quer conversar com o filho, mas o ocultista que ela contrata diz que serão realizados inúmeros rituais e algumas coisas podem sair do controle, pois nada é certo e que não pode desistir no meio, pois os mesmo duraram dias e mesmo assim, com muita determinação, a mulher aceita.
 Muitos filmes desse tipo não conseguem 'ver a luz do dia' por não apresentar um material 'bom pra todos', isso é, talvez ele foi oferecido para empresas maiores que negaram rodar por ler o roteiro e eles são obrigados (se quiserem ainda rodar de fato), partir para empresas menores que gastam pouco com a produção e que podem enxergar o roteiro com outros olhos. 'A Dark Song', pra mim, foi um filme bem pobre, pois existem dois personagens que estão naquela casa enorme pra fazer os rituais e ao decorrer do longa ele tenta construir algo para o final (isso é claramente visível), mas a construção é muito lenta e quando esperamos pelo grande ápice ele acontece, mas não era algo esperado e muito menos que eu gostei de ver achando 'meio bobo'.
 Só pra deixar claro, nesse espaço eu dou o meu ponto de vista, falo o que senti e dou a minha nota e não quer dizer que isso é o veredito (como um crítico de cinema de um jornal muito famoso daqui de São Paulo que considerou 'Vingadores: Ultimato' como um 'péssimo' filme, ele foi contratado pra criticar e o quer de na cabeça dele e o que ele achar está valendo, pois é sua profissão) e aqui eu faço o mesmo só que infelizmente não recebo e não tenho patrocínio algum de nenhuma rede de cinema ou algo do tipo que me 'monetize' pelo trabalho que faço (isso realmente é triste). Fiz essa volta toda pra falar que muitas pessoas gostaram do filme, ainda mais aquelas que conhecem o 'ocultismo' dizendo ver muito 'familiaridade' presente no filme e talvez isso de fato aconteceu por ter inúmeros símbolos, representações e rituais diferentes pra invocação. Eu não entendo sobre símbolos, mas entendi que o longa quis passar algo 'mais próximo do real' que acontece com as pessoas que se submetem a esse tipo de trabalho (contratando ou trabalhando se envolvendo) então, por isso, que o loga é meio parado e acontecem poucas coisas.
 Para o meu gosto, o que foi construído no final não foi um material de qualidade que eu esperava e acabei não gostando muito do filme e com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'A Dark Song' como um 'péssimo / ruim' (uma estrela e meia) filme por tudo (que é um pouco) que nos foi apresentado. Agora é por sua conta em risco, assista os dois vídeos abaixo e veja como o longa é (pelo menos um pouco), pois certamente existe uma tensão, sentimos que a história é meia macabra, mas só ficamos no sentimento mesmo, infelizmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário