Eu queria muito ver este filme até que ontem eu finalmente consegui. Antes de falar dele, só quero dizer que ele levou três prêmios Oscar pra casa: 'Melhor Filme', 'Melhor Ator Coadjuvante: Mahershala Ali' e 'Melhor Roteiro Original', então estejam cientes que estamos falando de um 'grande filme'. Antes de começar a falar de 'Green Book - O Guia' eu quero dizer que não sou (e estou longe) de 'me rastejar' pra filmes vencedores do Oscar que é a maior premiação mundial do cinema, pois dependem dos críticos e muitos críticos dão notas altas para filmes ruins (eu uso o 'Black Dog' de exemplo) e o contrário também acontece, porém tem algumas vezes que os dois 'entram num acordo' e realmente batem o martelo dizendo que 'tal filme é o filme!'. Muitos longas vencedores são mais 'filmes cabeças' onde tem muito falatório, muita explicação e tudo mais que muitos telespectadores se perde no meio e até perde o interesse de continuar, mas irei falar mais pra frente sobre o motivo de 'Green Book - O Guia' levar a estatueta mais importante, de 'Melhor Filme' que é tão cobiçada por todos.
'Green Book - O Guia' estreou no dia 24 de Janeiro de 2019 tendo 130 minutos de duração. Dirigido e roteirizado por Peter Farrelly onde Nick Vallelonga o ajudou, temos no elenco Viggo Mortensen, Mahershala Ali, Linda Cardellini, P.J. Byrne, Don Stark, Brian Stepanek, Iqbal Theba, dentre outros. O longa se passa no ano de 1962 contando primeiramente a história de Tony Lip, um italiano que vive nos Estados Unidos e trabalha como uma espécie de segurança de uma casa de shows que tem bar e tudo mais. Depois de uma confusão a casa é fechada pra uma reforma e ele terá que ficar dois meses em casa sem receber e começa a procurar um trabalho temporário, pois tem uma mulher e dois filhos pra sustentar. Não demora muito pra uma oportunidade de emprego aparecer: ele dirigir para um doutor que depois descobre que é um pianista chamado Don Shirley que pretende fazer alguns shows no Sul do país e precisa de um motorista responsável que não o faça perder nenhum show. Tony aceita a oferta, mas tem um probleminha: o homem é negro.
Eu assistia o filme e cada vez me surpreendia com ele, pois 'Green Book - O Guia' não é aqueles 'filmes cabeça' de tão confuso e com uma história gerada por teorias malucas difíceis de entender, mas é um filme importante que conta uma história para colocar muitas pessoas que 'torcem o nariz' para pessoas negras e as colocarem em seus lugares e também pra mostrar como funcionava á respeito de pessoas negras em determinados lugares que chega a ser tão estúpido e de uma estupidez colossal. Tony Lip é um homem branco que vive numa classe média baixa, mas consegue levar a família não deixando faltar comida e dando um lar para eles. Sendo um bom homem com toda sua arrogância e com um 'estilo mafioso', ele automaticamente entra 'na onda' de tratar os negros como devem ser tratados (no pensamento deles daquela época) onde a cena do copo, os dois trabalhadores tomando suco, deu pra classificar totalmente, mas continuando.
As pessoas brancas daquela época tinham o raciocínio de que os negros só trabalhavam e tinha que ser assim e se eles quisessem se divertir tinha que 'se misturar' com outras pessoas 'da sua raça' e ele leva um susto ao ir pra entrevista de emprego na casa do doutor Don Shirley, um negro muito rico que é um artista! Na cabeça dele nada daquilo fazia sentido, porém Tony Lip não menosprezava os negros, apenas 'respeitava' a ideia errônea deles terem seu lugar e os brancos terem os deles, isso é, eles não se misturavam.
'Green Book - O Guia' é um filme extremamente forte com esse assunto sobre racismo, pois o doutor Don Shirley é um homem completamente 'inverso' da ideia que os brancos tem sobre os negros: pessoas sem classe, sem cultura, sem modos, sem estudos... E o cômico é que Tony Lip tem esse jeito mais selvagem onde fuma sempre, come muito e só fala besteira e errado enquanto o pianista negro pra quem ele dirige tem uma classe incrível. O homem fala outras línguas, é um mestre no piano e é uma 'pessoa fina' com uma educação incrível além de ter uma postura ótima como pessoa onde muitas vezes ele corrige Tony Lip, o ajuda a escrever cartas para sua esposa durante a longa viagem de dois meses dentre outras coisas (inversão de papéis, como se 'Tony Lip fosse o negro' do modo que eles classificam os negros), mas claro, Tony Lip também ensina algumas coisas para o homem e os dois se tornam grandes amigos.
O incrível é que o longa é um tipo de biografia com fatos reais e tem cenas que chocam como Don Shirley querer um terno e o homem não vender pra ele porque ele é negro ou ir num bar e arrumar encrenca porque ele é negro. Eu adorei o filme, ele tem essa 'pegada forte' sobre racismo e como as coisas funcionavam na década de 60 (e algumas funcionam hoje subliminarmente, infelizmente) como plano de fundo e 'carro chefe' de toda trama da história, esse sofrimento de não entender qual o lugar do negro e os motivos de o classificarem assim apenas por sua cor de pele que chega a ser doentio. Porém temos situações engraçadas sobre os personagens que você se diverte pra aliviar um pouco essa trama pesada que funcionou muito bem. O telespectador conhece muito bem os personagens ao decorrer do longa e começa a sentir e perceber a fundo como um pensa diferente do outro, sentir a dor de Don Shirley dentre muitas outras emoções ao decorrer desse filme fantástico! 'Green Book - O Guia' é um filme pra todos, creio que se você gosta de filmes deve assistir este quando tiver a oportunidade, pois a história e a maneira que é contada, com as situações e 'o agir' dos personagens é simplesmente fantástico e com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Green Book - O Guia' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme e como o longa é baseado em uma história real (realmente aconteceu) Don Shirley é um ótimo pianista e o ator está realmente de parabéns (estou falando de Mahershala Ali) e claro, Viggo Mortensen estava ótimo também, mas a questão é: como vídeos de músicas tem direitos autorais no Youtube eu vou deixar algumas músicas e apresentações de Don Shirley aqui, então clique aqui pra ver a primeira, clique aqui pra ver a segunda, clique aqui pra ver a terceira e aqui pra ver a quarta e mais uma vez, se tiver a oportunidade de assistir ao filme faça um bem á você mesmo e o assista, pois tenho a absoluta certeza que não irá se arrepender, pois eu só senti falta de um pouco mais de música, pois adoro esse estilo, mas enfim, fique abaixo com três vídeos sobre o filme 'Green Book - O Guia'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário