Eu já falei muito aqui sobre o Rocky Soraya, o 'James Wan' da Indonésia que começou com o filme 'The Dool' trazendo um terror muito impactante e de qualidade conseguindo ganhar mais espaço e trabalhar em continuações e outros projetos de terror. Este ano ele lançou 'Mata Batin 2' (falei sobre o primeiro aqui então clique aqui e connheça essa história aterrorizante) e no final do ano passado ele lançou 'Suzzanna: Bernapas Dalam Kubur' que traduzindo pra cá virou 'Suzzanna: Enterrada Viva' lançando no dia 15 de Novembro de 2018 com o roteiro de Rocky Soraya e Anggy Umbara e o roteiro ficou por conta de Bene Dion Raja Gukguk, Ferry Lesmana e Sunil Soraya e no elenco contamos com Luna Maya, Herjunot Ali, Alex Abbad, Asri Welas, Clift Sangra, Ence Bagus, dentre muitos outros.
O filme conta a história de Suzzanna e seu marido que é rico e comanda uma empresa. Ela está grávida e pede um tempo pra ela ficar com ele pro homem esquecer um pouco do trabalho, mas quando ele iria pegar uma folga recebe uma ligação do Japão pra viajar e fazer parcerias e conversar com um pessoal lá, resumindo: uma proposta irrecusável que ele precisa ir.
Alguns funcionários precisavam de aumento e mesmo depois de alguns receberem eles queriam mais e sabendo que o chefe não estaria em casa eles decidem assaltar enquanto a mesma estava sozinha sem a esposa Suzzanna e os empregados. Ela aparece do nada, um conflito acontece, um corre corre também e acabam 'matando' a mulher do lado de fora da casa. Pra não serem incriminados eles decidem enterrar Suzzanna viva e acabar com tudo aquilo de uma vez. Porém a mulher vira um fantasma vingativo e só vai sossegar quando matar os homens que a enterraram viva!
Quando eu soube da existência deste filme na noite de ontem eu não pensei duas vezes em assistir com muita empolgação sabendo dos maravilhosos trabalhos de Rocky Soraya, porém ele aqui quis dar uma mudada nas 'receitas' do filme não seguindo a linha dos outros que fizeram sucesso e aterrorizaram todos que o assistiram e isso pode ser um problema, na verdade foi um problema!
Rocky Soraya continua trabalhando na linha de 'pessoas morrem e voltam como fantasmas e até mesmo fazendo pacto com demônios pra poder retornar', sempre tem uma história bem arranjada que amarra todas as situações presente no filme, nada acontece por acaso e elas são só reveladas no final onde o telespectador conhece a história e como aquilo deu início e passa a 'dar um ponto' pro fantasma ou entidade que está causando o terror no filme, mas aqui isso foi meio diferente.
Ok, os funcionários do homem chegaram e mataram a esposa e a enterraram "quase morrendo" (então não mataram de fato, vocês entenderam), mas enfim, ela retorna como um fantasma específico como as histórias de terror classificam e contam contos sobre mulheres grávidas que morrem e retornam pra se vingar dos assassinos. Porém aqui ela retorna de verdade mão só trocando de roupa, pois ela continua vivendo na casa, de um jeito estranho e não tão alegre com os funcionários que sempre tratou muito bem, mas ela vive normal e de noite ela aparece nos quartos dos empregados que moram num tipo de aldeia (não de índio) e aterrorizam eles.
Rocky Soraya meu amigo, porque você foi mudar o caminhar de suas histórias? Ok que as vezes é 'saudável' fazer um filme diferente, mas aqui ele errou muito 'na mão' e no roteiro também e ele não saiu muito legal. Primeiro que quiseram colocar algumas pitadas de comédia com a atuação do trio de empregados de Suzzanna que realmente me dava sono ver eles. Quando a mulher / fantasma ia aterrorizar os funcionários ela não causava medo algum, ela apenas levitava em poucas partes que apareceu e dava uma risada muito alta que não causava medo algum! Isso é, comparado aos outros filmes de Rocky Soraya, 'Suzzanna: Enterrada Viva' foi muito leve não tendo cenas registradas como 'possessões', cenas fortes e que realmente trazia o bom e velho terror de volta, coisa que muitos filmes apostam e não trazem e ele sabe fazer, e muito bem, mas não aplicou no filme!
Eu não sei se foi proposital, mas 'Suzzanna: Enterrada Viva' não tem aquele terror bacana, ele também quis misturar drama sobre a mulher que perdeu o bebê e depois com um pouco de terror, mas não 'casou' e não tivemos um bom resultado aqui. Ele poderia apostar num tom mais sombrio e de suspense com as aparições dela e deixar o longa mais pesado com a tristeza de sua morte (se fosse esse o caso não precisaria ter aquele terror que conhecemos nos filmes dele), seria algo mais discreto, porém 'pesado' e envolvia sentimentos, pra mim seria mais apresentável e aceito. Agora aqui ele quis colocar comédia, ai tentou envolver com um terror muito mal produzido com risadas que me dava agonia de ver de tão ruim e ainda tentou encaixar drama... como dizia 'ele fez uma salada!'
Eu nunca pensei que diria isso, mas o espaço 'Black Dog' classifica 'Suzzanna: Enterrada Viva' como um filme 'ruim' (duas estrelas) que me decepcionou muito! Espero que ele aprenda com os resultados e não volte a fazer mais um filme que siga esse estilo. O que 'salvou' um pouco a obra foi o 'ápice' com algumas intrigas, deu pra sentir um pouco do estilo de Rocky Soraya ali, mas depois os poucos minutos não conseguiu vingar e o longa não mostrou nenhuma surpresa. O que me deu 'medo' não foi o fantasma, mas sim dois quadros da Suzzanna que aparecem no filme com os olhos arregalados, realmente não deu. Confira abaixo três vídeos sobre o longa, não é sempre que eles acertam as coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário