quarta-feira, 3 de outubro de 2018

O Terceiro Olho


 'O Terceiro Olho' (título original: 'Mata Batin') é um filme de terror asiático que estreou no dia 25 de Novembro de 2017 e a 'Netflix' comprou os direitos fazendo com que o mesmo fizesse parte dos seus longas originais (não sei se a empresa ajudou a produzir, apenas sei que faz parte segundo o próprio catálogo). Dirigido por Rocky Soraya que também trabalhou no roteiro ao lado de Riheam Junianti, temos no roteiro atores e atrizes que não são conhecidos (pelo menos por aqui) como a linda Jessica Mila, Bianca Hello, Denny Sumargo, Citra Prima, dentre muitos outros.
 O filme conta a história de Alia e sua irmã mais nova que sempre via estranhas aparições na casa de seus pais. O tempo passa e Alia segue sua vida enquanto sua irmã continua vivendo com os pais até que eles sofrem um terrível acidente e morrem fazendo com que Alia largasse sua vida no lugar que estava e indo tentar uma coisa nova junto com o namorado na região onde seus pais moravam junto com sua irmã mais nova. Como a casa era da empresa elas decidem retornar a casa onde cresceram e sua irmã menos reclamava de ver coisas estranhas. Cansada disso, Alia vai consultar uma mulher (antes de pensar em levá-la ao psiquiatra) onde sua mãe e sua irmã iam, era uma espécie de espírita que explica que a garota não está inventando ou está com problemas, mas sim tem o seu 'terceiro olho' aberto desde os cinco anos de idade fazendo com que ela veja pessoas que já morreram. Não acreditando nessa história, Alia força a mulher a abrir seu terceiro olho por estar cansada de ouvir durante anos sua irmã reclamando e quer por a prova se realmente ela esta falando a verdade. Foi a pior ideia que ela poderia tomar nessa vida.


 Eu passei a assistir e admirar filmes estrangeiros (Americanos também são 'estrangeiros' pra nós brasileiros, mas estou me referindo de filmes da Europa e Ásia, por exemplo, como este da Indonésia) e muitos conseguem ter uma criatividade muito grande por trás que facilmente pode ser comparado e até mesmo 'ser melhor' do que um longa hollywoodiano. Quer um exemplo? 'O Terceiro Olho'.
 Vou dizer que no comecinho eu fiquei com o pé atrás, mas não demorou muito para o filme conseguir ganhar velocidade e as situações começarem a ocorrer deixando o telespectador tenso. A história e a ideia sobre o terceiro olho é muito legal, mas o mais bacana é que eles não se limitaram a ter essa ideia e colocar uma situação sobre as garotas verem mortos e fazerem algo para parar ou ajudar a encontrar o 'caminho pra luz', longe disso (ok, teve um pouco disso), mas a história conseguiu ir muito mais além com acontecimentos que me pegaram de surpresa dando mais corda pra história revelando que o diretor que também trabalhou no roteiro com uma ajuda fez um belo trabalho em torno dessa situação 'macabra' onde agora as duas irmãs estão juntas.
 'O Terceiro Olho' me pegou de surpresa, realmente eu não esperava que a história poderia ter essas reviravoltas, gostei das atuações dos quatro personagens que são o foco da história e de todo desenrolar da história. Apenas tenho dois pontos ruins para citar no longa: o primeiro é que a história é sinistra e não encontramos 'terror' de fato (ok, para algumas pessoas realmente é), mas para as pessoas que já 'manjam' do gênero como eu é algo que passa despercebido onde, ao meu ver, algumas das cenas poderiam melhorar muito, pois os efeitos aplicados se assemelham muito a softwares de edição de vídeo baratos ou 'gratuitos' que são limitados (como o 'fantasma' descendo do teto do carro, por exemplo), até gostei do fato de maquiarem as pessoas para se parecerem com os monstros que ao meu ver funciona muito melhor que o monstro sendo totalmente de computação gráfica (um exemplo? O filme 'Mama'). O segundo ponto é o final: deu pra ver que eles se basearam um pouco no longa 'Insidious' (sobrenatural por aqui) onde tem essa parte de 'visitar' o mundo dos mortos, isso meio que acontece em uma parte do filme que sofre um ápice e, ao meu ver, poderia ser melhor explorado e até mesmo 'mais complicada' a situação que se passa nesse 'lugar', pois o que poderia ser uma das partes mais legais do filme para dar mais qualidade passou rápido demais, a situação foi rápida (algo que era um enorme perigo) e não deu o valor que ele poderia ter. Mas fora isso eu gostei muito do longa e o espaço 'Black Dog' classifica-o como um 'ótimo' filme (quatro estrelas), pois foi merecido ao roteiro criativo e as diversas cenas e situações que o mesmo tomou não demonstrando e parecendo algo 'preguiçoso' ou 'sem ideia'. Só pra constar, deixaram algumas pontas soltas e poderemos ter uma sequência, basta a criatividade vir a tona novamente e os produtores darem um sinal verde. Confira agora três vídeos do longa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário