E hoje eu fui ao cinema e quem me conhece sabe que os dias que vou ao cinema (que não são muitos) são mais que especiais pra mim e fui ver o longa 'Shazam!' que estreou no dia 4 de Abril de 2019 tendo 132 minutos de duração sendo uma nova aposta da 'DC' pra tentar entrar de cabeça no 'mundo cinematográfico' e conseguir um público fiel construindo suas histórias nas telonas.
Dirigido por David F. Sandberg e roteirizado por Henry Gayden em cima da ideia original de Darren Lemke, temos no elenco Zachary Levi, Asher Angel, Mark Strong, Djimon Hounsou, Jack Dylan Grazer, Grace Fulton, dentre muitos outros.
Este é um longa de origem do herói, então começamos com o garoto chamado Billy Baston que se perdeu de sua mãe quando era muito pequeno e desde ai ele vem arrumando problemas nos orfanatos que é instalado e ainda procura sua mãe com muita esperança de um dia encontrá-la. Em uma dessas fugas e encrencas que ele entra, o garoto acaba sendo enviado numa casa orfanato com mais algumas crianças no qual um garoto chamado Freddy, um garoto que tem um problema na perna e sabe sobre muitas coisas sobre heróis, diferente de Billy, faz amizade com ele. Fugindo de uns valentões do colégio pra salvar o colega ele acaba entrando no metro que num passe de mágica acaba o levando até um lugar sagrado de um mago chamado Shazam. Este homem já muito velho procura alguém há anos pra transferir seus poderes de mago para uma pessoa de bom coração pra voltar a ordenar aquele 'templo' e manter as criaturas dos sete pecados capitais aprisionados, porém a situação é diferente. Ele recebia pessoas lá e fazia um teste pra ver se a mesma era pura de coração pra se tornar o grande 'Shazam', mas antes de Billy, um homem chamado Sivana (que já tinha chegado lá quando criança e não passou no teste) conseguiu invadir e libertar os monstros dos sete pecados capitais e numa situação de emergência o mago escolhe Billy contando a história e passando o poder pra ele recomeçar e proteger o mundo. Agora como herói toda vez que diz a palavra mágica, ele e seu colega viram grandes amigos testando os poderes e vendo o que ele é capaz de fazer, mas é claro que Sivana acaba sabendo que o mago transferiu sua magia para uma pessoa e vai atrás dela pra conseguir a energia e se tornar o homem mais poderoso do mundo.
Se você pensa que os filmes de heróis da 'Marvel' estão com tudo, estão certos! Mas a 'DC' está começando a remar e promete trazer filmes e franquias que vão trazer muitos fãs no cinema e alavancar sua fama que tem um peso grandioso, porém não conseguiu até o momento alcançar sua arqui rival. 'Shazam!' veio como uma 'carta na manga', trazendo algo 'inovador' e 'diferente' de tudo que a 'DC' trouxe para os cinemas onde a maioria de seus filmes tinha um lado mais 'dark' e até mesmo mais 'adulto', 'Shazam!' nos trouxe uma experiência completamente diferente trazendo um herói despojado, que erra bastante, se diverte a beça e que, na realidade, é uma criança que se transforma no grande herói quando fala o seu nome, simples como mágica!
A 'DC' está atirando pra todos os lados e isso é muito visível, 'Aquaman' acertou na mosca e eu falei do longa aqui clique aqui e você será direcionado para a página com um conceito mais heroico, 'Coringa' virá no final do ano e promete Oscar pela bela atuação vista em trailer pelo ator Joaquin Phoenix com algo mais 'duro', 'sombrio' e até mesmo 'dramático'. Por outro lado temos 'Shazam!' que aparece como um sonho que toda criança queria se tornar (um herói) e fazendo coisas de criança como piadas e se divertindo muito com seu colega que é uma criança onde tudo é feliz, mas tem seus momentos de pancadaria.
O longa é divertido, realmente as crianças vão adorar (e os adultos se divertirem muito), tem um roteiro bem escrito e uma aventura interessante, porém nada tão impactante. Como já dito, o longa é uma estréia de herói e como de costume aqui vemos ele conhecendo os poderes, tentando se 'familiarizar' com eles e enfrentando seu primeiro desafio. O longa se torna interessante, pois mistura o mundo do herói de salvar pessoas e lutar contra o vilão e também a vida de Billy que é uma criança e procura a mãe, isso é, o longa é bom tendo pitacos de situações dentro do filme que o torna agradável de assistir. O primeiro vilão que temos aqui é o Dr. Sivana que tem o poder dos sete pecados capitais sendo um dos principais inimigos do herói até mesmo na 'HQ' e o bacana é que tivemos dois ganchos sobre mais dois vilões 'casca grossa' da história de Shazam que apareceram no longa (tipo a pessoa que foi mencionada que ganhou os poderes, mas não foi pura de coração e trouxe caos e destruição... cof cof... 'Adão Negro' .. cof...) e no final é nos apresentado outro mostrando que a 'DC' quer continuar com a franquia e que ela tem fôlego.
'Shazam!' ao meu ver consegue ser mais divertido e agradável de assistir do que ser um bom filme e ter situações realmente interessantes e que te prende na tela do cinema. No meu caso não aconteceu, como eu disse, o longa mistura vida de herói, um pouco de drama na parte do Billy com a mãe e tudo mais e vai acertando, mas nada é realmente tão aprofundado, porém o divertimento ele acertou muito e não traz piadas 'toscas', mas sim divertidas e com situações divertidas que transforma o longa num filme gostoso de assistir dando vontade de ver novamente. Pra dar mais clareza ao assunto, o longa tem mais situações interessantes e divertidas do que situações importantes que não te prendem tantos como as divertidas, acredito que agora deu pra entender e essa era a chave da 'DC', de construir um filme mais 'light' e 'divertido' e conseguiram muito bem, tão bem que esqueceram de 'enchutar' mais a história.
A experiência foi ótima, talvez a 'DC' deu muito espaço para o divertimento por ser uma novidade pra ela, um material que não está acostumado e eu posso dizer que ela não soube trabalhar muito bem com ele e realmente transformando em algo genial. Mas o longa é realmente aceitável, foi um ótimo começo do herói no cinema e acredito que no próximo filme eles devem conseguir 'concertar' algumas coisas que ficou devendo neste.
Claro que o sinal verde pra 'Shazam 2' foi dado e já estão preparando uma equipe pra trabalhar e começar o projeto (não tão já, mas também não irá demorar muito), pois os 'caras que mandam' da 'DC' disseram que o longa tem crianças como protagonistas e ficaria muito estranho ter outro longa com elas já velhas ou muito diferente do que neste, então talvez teremos um segundo longa em 2022 (chutando alto). Sabemos também que estão pensando (ou já está em pós produção) um longa derivado de 'Shazam!' que será sobre o 'Adão Negro' que é o herói, mas do mal, onde o ator Dwayne Johnson o interpretará (o cara é muito forte, é o 'The Rock'!) e o longa promete, ainda mais quando os dois cruzarem um mesmo caminho, aqui sim, um pouco de diversão vai ter que ser retirada pra dar mais espaço pra porrada que irá sair entre os dois!
Na postagem do 'Aquaman' eu até teorizei o plano da 'DC' sobre montar um universo compartilhado como o 'UCM' da 'Marvel', mas eu estava redondamente enganado! A empresa não quer perder tempo e quer realizar não um, mas muitos universos com cada herói. Um exemplo: 'Aquaman' terá o seu universo com os inimigos e tudo mais bolando uma grande história que será separada em filmes com ganchos pra outros como aconteceu com 'Shazam!' nas cenas pós-créditos que nos é mostrado um outro vilão e que, com certeza, terá seu próprio universo também. 'Liga da Justiça' ao meu ver agora com essa 'claridade' vai ser um longa que unirá os heróis contra um mal maior, mas pelo visto, como anda os primeiros 'passos' dos heróis solos, um grande universo 'solo' pode se formar onde o público pode gostar e ir conferir todos ou um em específico, como o 'Shazam!' e acompanhar as histórias que vão se reconectar com seus próprios filmes com aventuras diferentes. Um belo plano da 'DC' que acredito que dará muito certo e um 'ápice' desse universo, como já discutido, será quando ele encontrará o 'Adão Negro' e, por quê não, outros heróis 'invadirem' seu filme como o 'Superman', pois os dois já dividiram muitas histórias em quadrinhos e até já lutaram num confronto um contra o outro e isso será ótimo ver nos cinemas, pois 'Shazam!' é tão forte quanto e foi apresentado aqui como uma versão do 'Homem de Aço', mais 'infantilizada' que na verdade é mesmo. Contudo, o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Shazam!' como um 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) filme, pois como eu disse, esqueceram de trabalhar mais no roteiro em sí dando mais espaço pras situações divertidas e tudo mais, eu gostei muito, mas poderiam trabalhar melhor num material que até o momento é 'desconhecido' no universo 'DC'. Confira abaixo três vídeos sobre o longa e acredito que você irá se divertir muito (e, por favor, não o compare com o 'Deadpool', pois realmente um não tem nada haver com o outro no quesito 'piada' e 'humor negro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário