domingo, 24 de março de 2019

Aquaman


 E acabou minha 'onda' de ver longas de 'super-heróis' e a partir de hoje vou procurar algo de outro gênero, pois faz uma semana (ou quase) que só trago títulos de heróis aqui, porém pensei em 'fechar com chave de ouro' essa 'maratona' pra falar do filme onde todos estavam 'temendo' que é do 'Aquaman' que foi um estouro de bilheteria e dividiu opiniões, pois muitos foram assistir e alguns 'torceram o nariz', mas aqui darei o meu ponto de visto, ponto de quem começou a gostar de filmes de 'super-heróis' de verdade no ano de 2016 e depois disso assistiu desenfreado e tudo 'culpa' do universo cinematográfico 'Marvel' no qual eu me envolvi, o que me chamou pros cinemas e hoje apesar de aceitar tudo (estou querendo ver 'Shazam!' que é da 'DC' também) eu procuro olhar para todos os lados e um desses é da 'DC' também.
 Mas vamos pra ficha de 'Aquaman' que estreou nos cinemas no dia 13 de Dezembro de 2018 tendo 144 minutos de filmes (quase duas horas e meia) sendo dirigido por um cara que admiro muito: James Wan (depois falo dele mais pra frente) que também colaborou no roteiro e teve a ideia original ao lado de Will Beall, David Leslie Johnson-McGoldrick, Geoff Johns e Will Beall e no elenco temos Jason Momoa, Amber Heard, Willem Dafoe, Patrick Wilson, Nicole Kidman, Yahya Abdul-Mateen II, Dolph Lundgren, dentre outros.
 O longa conta a origem do herói onde a rainha de Atlanta se apaixona por um humano e tem um filho e depois ele é levada á força e ninguém mais tem notícia dela, pois foi morta por descumprir as leis. No mar existem sete reinos e Rei Orm (meio irmão de Arthur que é o 'Aquaman') vendo toda 'bagunça' e caos que o 'povo da terra' faz com os oceanos e com o espírito de liderar tudo ele decide declarar guerra ao 'povo da terra'. Por outro lado, Arthur não liga muito pra Atlanta e mesmo tendo 'meia origem' de lá e sendo um 'metahumano' ele ajuda as pessoas que estão com problemas em navios ou com piratas conseguindo um inimigo no início do longa o que viria ser o 'Manta Negra'. Capturado ele é forçado a lutar contra seu irmão que sempre viveu submerso, mas Mera, que não gosta do Rei Orm, mas é obrigada a se casar com ele, decide ajudar Arthur a assumir seu trono por lei e encerrar essa batalha que irá devastar a terra, mas com isso eles devem achar o tridente do primeiro rei e só assim Arthur poderá lutar com dignidade para o povo dos mares contra seu tirano irmão e virar finalmente o poderoso Aquaman.


 James Wan começou por baixo junto com um amigo dirigindo 'Jogos Mortais' e não demorou muito pra ele se mostrar um mestre no terror que é o gênero que ele ama de paixão, porém como um bom profissional, ele não foge de desafios e dirigiu o sétimo filme da franquia 'Velozes e Furiosos' e depois retornou para o terror trabalhando em alguns projetos solos dele e depois foi chamado para dirigir 'Aquaman' e claro que ele aceitou. Só pra você ter 'noção' do calibre do cara, ele é o gênio por rás dos filmes 'Jogos Mortais', 'Sobrenatural' (o filme, não a série) e 'Invocação do Mal' no qual ele deu vida a tais. Agora você já sabe que o cara não brinca em serviço não é mesmo?
 Eu soube da estréia do longa nos cinemas, mas eu fiquei com 'o pé atrás' e não sabia se o mesmo valeria a pena ir (claro que eu iria, mas não tenho dinheiro o suficiente pra ver todos os filmes que quero, então chega no início do ano e faço uma lista de filmes que vou com certeza), mas enfim, se eu tivesse um patrocínio de alguma rede de cinemas eu iria com toda certeza e falaria do cinema por aqui, mas infelizmente ainda não aconteceu então não fui. Problemas financeiros a parte, o longa conseguiu superar, para a alegria e até espanto, e bater muitos recordes e pra você ter uma ideia ele está na vigésima posição do longa que mais arrecadou em bilheterias de todos os tempos onde conseguiu arrecadar US$ 1.146.648.294 ficando atrás de filmes de super-heróis da 'Marvel' como 'Guerra Civil' em décimo nono, 'Homem de Ferro 3' em décimo sétimo, 'Pantera Negra' em nono, 'Vingadores: Era de Ultron' em oitavo, 'Vingadores' em sexto e 'Vingadores: Guerra Infinita' em quarto. 
 James Wan tinha a opção de dirigir o filme do 'Aquaman' ou o filme do 'Flash' e ele teve essa escolha por achar o herói 'muito desvalorizado' e queria passar respeito numa aventura honrosa pra mostrar que ele pode 'bater de frente' com qualquer outro herói e só pra lembrar que os eventos do filme de 'Aquaman' se passam depois de 'Liga da Justiça', sua primeira aparição. Bom, recentemente saiu no serviço de 'streaming' e decidi assistir e realmente eu não estava dando muita bola pro filme, porém felizmente eu quebrei a cara muito, mas muito bonito (foi nariz, os dentes e tudo mais).
 Eu achei o filme do 'Aquaman' simplesmente fantástico e não consegui encontrar defeito algum na aventura do herói que, pra ser uma aventura para o 'pontapé' pra ele se tornar o rei e Atlanta foi muito, mas muito bem escrita e criativa e realmente, James Wan disse que o herói era 'desvalorizado' e tinha que provar o contrário e ele com sua equipe conseguiu colocando inúmeros, mas muitos desafios durante o filme inteiro onde ele teve que ir de um lugar pro outro, enfrentar perigos de Atlanta, sem contar o Arraia Negra que aparecia pra atrapalhar, enfim, foi surreal. Os efeitos especiais do filme é uma coisa de outro mundo, eu fiquei maravilhado em ver toda aquela criação, mas mais ainda eu fiquei deslumbrado, realmente, com o roteiro onde um time trabalhou em cima e ficou impecável. Teve muitas histórias contando do povo antigo, reviravoltas, uma história de amor entre um humano e uma Atlantis, vingança e estratégias para formular um plano e teve um tempo certo pra tudo! Eu vi alguns criticarem o ponto do Arraia Negra que 'nasceu' no filme e chegou a enfrentar o herói atrapalhando sua jornada, mas não foi uma 'luta memorável', mas foi bacana ver as perseguições e destruições que os dois causaram em solo, mas a pessoa que apontou este 'erro' não soube entender que o filme não é focado no herói contra o vilão Arraia Negra, mas sim de manter a ordem em Atlantis que está um caos, as pessoas não respeitam o Arthur por ele ser o motivo do assassinato de sua mãe por ela se relacionar com um homem da terra e só ele pode impedir a guerra que o povo do mar está se aproximando e reunindo os sete reinos para formar um exército e planejar uma destruição em massa! Essa é a 'chave' do filme! Essa é a história e o enredo! 
 Foi o máximo, tem que ter tempo pra assistir e eu fiquei maravilhado! Confesso que o herói não é um dos meus favoritos e nem depois de ver o filme eu o coloquei pra ser um deles, mas James Wan cumpriu o que prometeu e trouxe esse respeito que o herói precisava e aposto que você que vai ler histórias em quadrinhos dele daqui pra frente ou vê-lo em ação em outro filme da 'DC' depois de assistir a este longa se lembrará dele ter suado e muito a camisa, traje, sem camisa... enfim, pra conseguir dar a volta por cima e com isso o espaço 'Black Dog' classifica o filme 'Aquaman' como um 'excelente' filme de super-herói e não tem discussão. James ficou feliz e até disse em sua conta no Twitter para o pessoal acordar e enxergar que 'o laranja é o novo preto' dando referência ao 'Batman' e, com certeza, ele foi muito feliz com esse resultado maravilhoso.


 Mas e agora, e o futuro da 'DC'? Bom, este ano teremos 'Shazam!' e 'Coringa' pro final do ano e pretendo ver os dois. Ao meu ver e acho que está meio óbvio, a 'DC' planeja criar um 'universo cinematográfico' parecido com o que a 'Marvel' foi plantando á dez anos atrás e nem preciso dizer que deu super certo. 'Aquaman' é o filme mais visto pela 'DC' nos cinemas atualmente e ele foi ótimo pra fazer parte do universo que é a 'Liga da Justiça' no qual ele faz parte e já temos um belo filme da 'Mulher-Maravilha' também, mas não entendi onde 'Shazam!' vai entrar nessa.
 Pensa na minha teoria leitor, se a 'DC' quiser mesmo criar um universo ela tem que dar 'valor' e fazer mais filmes contando as histórias dos que estão fazendo parte da 'Liga da Justiça', foi como 'Vingadores' (e sim, estou usando 'Marvel' como exemplo, pois é uma receita que deu super certo), e eles contaram a história de origem e algumas depois dos personagens que fazem parte da equipe como o 'Thor', 'Capitão América' e 'Homem de Ferro' que teve três filmes cada nesse processo. 'Liga da Justiça' 'quebrou as pernas', pois não veio preparando o telespectador, ela só poderia ser lançada depois que pelo menos um filme da 'Mulher-Maravilha', este do 'Aquaman', um do 'Batman' e um do 'Super-Man' (e olhe lá um do 'The Flash') serem lançados pra turma se acostumar com eles, gostarem e depois ver todos unidos e se impressionarem e ir aos cinemas ver! 
 Ai você pode me dizer que 'The Flash' tem seriado e tem uma porrada de filmes do 'Batman' e do 'Super-Man', mas pelo que estou vendo eles estão recomeçando, então não pode ligar para o que passou. Tem um filme do 'Batman' pro ano que vem, tem que contratar bons roteiristas e um ótimo diretor pra conseguir contar uma história de origem daquelas e do 'Superman' também, mas a 'DC' ao meu ver está confusa, pois 'Shazam!' não se encaixa, é como um 'coringa' como 'Deadpool' é pra 'Marvel' e acredito que aquele jeito cômico não 'bata' com a 'Liga da Justiça' e se ele ficar 'de cara amarrada' no filme (se for participar que eu acho improvável) o pessoal não vai reconhecer, pois no filme solo ele estava brincalhão e agora está muito sério. A 'DC' acertou em cheio com 'Aquaman', mas eu acho que eles não esperavam essa e se eu fosse o 'manda-chuva' da 'DC' encomendava pra 2019 'Batman' e 'Superman' e deixava pra 2020 'Flash' e 'Mulher-Maravilha 1984' e se desse pra encaixar, um filme do 'Flash' e ai rodava um novo 'Liga da Justiça'. Mas eu realmente não entendo, pois está super desorganizado, pois 2020 vamos ter 'Aves da Rapina' com as mulheres da 'DC' que pode ser um sucesso, mas não vai agregar a 'Liga' e 'Esquadrão Suicida 2' que também é um 'coringa' junto com 'Shazam!' e 'Coringa' (é um 'coringa' que eu digo, sobre o jogo de cartas) e estou focando na 'Liga da Justiça', pois é a 'chave mestra' da 'DC' pra 'movimentar' os fãs como 'Os Vingadores' são pra 'Marvel'. Ou só se eles não estão ligando pra 'Liga' e estão tentando ganhar público com projetos solos diferenciados, se for assim o papo é outro e não existe um 'universo' e seja o que Deus quiser.
 Confira abaixo três vídeos sobre o longa da 'DC' 'Aquaman' e se você gosta de 'super-heróis' tem que adicionar o filme no topo pra ver com urgência se ainda não teve a oportunidade de ver, pois como eu, você também será pego de surpresa, mesmo a imagem do herói que você conhece agora (antes de ver o filme) não lhe agrade muito.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário