quarta-feira, 20 de março de 2019

Homem de Ferro


 De todos os filmes aqui comentados (acredite, estamos chegando em trezentos) existem mais filmes que me deu vontade de rever do que assisti pela primeira vez e ontem eu decidi retornar aos primórdios da 'Marvel Studios', pra ser mais exato, no início do 'UCM' (Universo Cinematográfico Marvel) e optei por ver os três filmes de um dos heróis mais importantes do 'UCM' (tanto na história quanto no marketing atual) que eu não gostava nem um pouco e passei a gostar dele no filme 'Capitão América: Guerra Civil', mas depois eu explico, vamos falar hoje do filme 'Homem de Ferro' que estreou no dia 30 de Abril de 2008 sendo dirigido por Jon Favreau (o engraçado é que ele é o motorista do Tony Stark e depois foi ganhando certa importância nas histórias como quase ser 'o babá' no filme do homem-aranha anos depois) e o roteiro ficou por conta de Matt Holloway, Mark Fergus, Hawk Ostby e Art Marcum em cima da ideia original do grande Stan Lee. 
 No elenco temos Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Terrence Howard, Jeff Bridges, Clark Gregg, Leslie Bibb, Shaun Toub, dentre outros. O filme conta o início do herói, então temos Tony Stark, um homem super inteligente e mega milionário que herdou a empresa do pai que fabrica armas de alta tecnologia e fatura rios de dinheiro. Um dia indo para o Iraque demonstrar uma nova arma de última tecnologia Tony Stark é sequestrado e preso numa caverna com mais um homem e os sequestradores dizem que só os soltaram se Tony construir uma arma muito poderosa usando as que ali existiam (da própria industria Stark) e Tony decide construir uma armadura pra conseguir sair do lugar. Conseguindo depois de algum esforço ele tem outras ideias para a empresa que constrói armas para tirar vidas e tentando concertar isso indo contra o gosto de seu braço direito que trabalhou ao lado do seu pai, ele com sua inteligência decide construir uma armadura melhorada pra fazer o oposto que sua empresa fazia: salvar vidas. 


 Hoje a 'Marvel Studios' é incrivelmente rica e pode ser considerada o centro da indústria de entretenimento mundial, pois basta lançar algum filme que as pessoas vão correndo assistir e um exemplo vivo disso, e recente, é o longa da 'Capitã Marvel' onde já foram mais de seis milhões de pessoas assistir e eu sou uma dessas pessoas e claro que não poderia deixar de trazer aqui no espaço, então clique aqui e confira a postagem mais que especial dessa incrível heroína. Outro exemplo que literalmente parou o mundo 'geek' foi 'Vingadores: Gerra Infinita' (falei dele aqui também clique aqui e da uma olhada) com aquele final surpreendente e tiveram a ideia de dividir a história em duas partes deixando a outra pro ano que vem (este ano, no caso) para 'Vingadores: Ultimato' onde os fãs estavam completamente desesperados por informações, vazamentos e criando teorias de como seria a batalha final, quem poderia morrer ou como os heróis que partiram poderiam retornar e sem contar que 'Vingadores: Ultimato' teve o trailer mais visto na história do Youtube dentro de 24 horas e isso é um absurdo! 
 Mas antes disso rolar houve 'plantações de sementes' e nem sempre a 'Marvel' esteve em alta. Primeiramente ela estava bem 'mal das pernas' e decidiu vender os direitos de alguns heróis para empresas pra conseguir 'uma graninha' e foi isso que aconteceu com o 'X-Men' e 'Quarteto Fantástico' que foram pra 'FOX' (que hoje é da Disney, ela decidiu comprar a empresa que era 'dona' dos heróis com o rio de dinheiro que ela está ganhando com os que tem direitos e sabe que irá ganhar muito mais com estes que acabou comprando 'de volta') e o 'Homem-Aranha' que foi pra 'Sony' (e continua lá, mas existem parcerias de 'emprestar' como aconteceu com o 'Homem de Ferro' aparecendo no filme mais recente do herói aracnídeo. No ano de 2007 a 'Marvel' pensou na ideia de surgir e começar a ganhar dinheiro nos cinemas com seus heróis e criar um universo e depois de pensarem eles decidiram lançar 'Homem de Ferro' que poderia dar muito certo (e deu) e ser o primeiro 'chute' ou poderia ser um tiro no pé (e não haver chute algum). Um herói que só era conhecido pra quem lia 'histórias em quadrinhos', pois ninguém na história do cinema apareceu vestindo a armadura do herói (existiram testes, mas nenhuma de fato veio á tona) e á partir deste filme que o 'UCM' começou a existir e daqui por diante foram apresentados os heróis, histórias interligadas, 'Projeto Vingadores', Nick Fury juntando todo mundo e se tornou tudo isso que conhecemos nos dias atuais.
 Mas o filme é bom? Eu não tinha interesse por filmes de super-heróis e o assisti muito depois de seu lançamento. Tony Stark pra mim era um cara rico que vestia uma armadura, mas devemos se aprofundar antes de tirar conclusões, e realmente eu estava certo. Mas o personagem mudou completamente depois que saiu da caverna e percebeu como suas armas poderiam destruir vidas, vilarejos e famílias causando desespero e pânico nos menos favorecidos. Foi muito interessante ver Tony construindo as armaduras e as testando, mudando de ideia sobre a empresa e até mesmo fazendo vilões. O longa é bem agitado, a 'Marvel' realmente começou com o 'pé direito', pois ela começou com tudo e não existiram 'melhorias consideráveis' nos primeiros filmes comparando com os mais atuais, claro, algumas histórias são melhores que outras, mas isso é questão de gosto do telespectador! Eu abracei o longa, ele é cumprido tendo um pouco mais de 120 minutos de duração, mas passa voando com tanta ação e situações de perigo e claro, foi muito interessante conferir a primeira aventura de Tony Stark nos cinemas.
 O espaço 'Black Dog' classifica o longa 'Homem de Ferro' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme, pois ele foi bem roteirizado e ao meu ver não poderia ser diferente das situações apresentadas, logo que depois de dois anos lançava o segundo filme do herói (que assistirei hoje e voltarei aqui pra falar dele amanhã). O bacana do universo cinematográfico Marvel é que dentro do universo as histórias foram se encaixando tão bem que até mesmo, heróis nada conhecidos foram implementados (e que hoje pode ser uma chave pra derrota maior que é o Thanos) que se fosse lançado 'solto' não teria sucesso (imagino eu) e um exemplo disso (que eu estava pensando) é o 'Homem-Formiga' (que também já falei aqui então clique aqui pra conferir), claro que ele não faz tanto sucesso quanto um filme do 'Capitão América' ou do próprio 'Homem de Ferro', mas hoje (que eu digo já há alguns anos) qualquer herói da 'Marvel' que aparecer nos cinemas o pessoal vai assistir e com muita vontade, pois sabe que os roteiristas são os melhores e que tal história se conectará a algo maior e veremos isso a partir de 2020 (pois 'Homem Aranha: Longe de Casa' será o último a ser lançado em 2019) com as estreias de 'Os Eternos' (pessoal do cinema como eu nunca ouviu falar), 'Shang-Chi' (que é um personagem baseado no 'Bruce Lee') e sem contar dos conhecidos como 'Doutor Estranho 2', 'Pantera Negra 2' e o filme solo da Viuvá Negra. Espero que tenham curtido a postagem e pra ajudar o espaço indique para seu amigo que curte 'Marvel' e compartilhe em suas redes sociais! Confira abaixo três vídeos sobre o longa 'Homem de Ferro'.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário