terça-feira, 19 de março de 2019

A Possessão do Mal


 Eu gosto de filmes de terror, talvez o gênero que mais gosto, por conseguir (algumas vezes) prender o telespectador com um assunto 'estranho' e 'desconhecido' por nós envolvendo fantasmas, possessões, demônios e outras aterrorizações... Domingo eu vi o filme 'Cadáver' que lançou no final de 2018 clique aqui pra você conhecer mais e ler a crítica do longa e eu fiquei animado por assistir, pois faz um tempinho que não vemos filmes de possessão nos cinemas, pois antes era um atrás do outro e os fãs ficavam até perdidos, sem contar os que não tem muita grana pra investir e realiza um filme 'independente' e ele só chega por 'streaming' e 'mídia' por aqui e muitas das vezes sem nenhum aviso ou campanha de marketing, ele apenas aparece.
 'A Possessão do Mal' (título original: 'The Possession of Michael King' que traduzindo temos 'A Possessão de Michael King', onde mais uma vez o Brasil quis tornar o filme mais 'aterrorizante' incluindo 'possessão' e 'mal' no título, duas palavras fortes para títulos de terror), mas enfim, ele estreou no dia 1 de Outubro de 2015 e me lembro de ter assistido poucos dias depois do lançamento e ontem assisti novamente ao lembrar dele quando estava criticando o filme 'Cadáver' e o interessante aqui é que é o primeiro filme que traz o nome de um homem sendo possuído: 'Michael King', pois todos os outros filmes contam a história de mulheres sendo alvos do demônio, mas vamos continuar.
 'A Possessão do Mal' é um filme independente trazido pra cá pela 'Playarte Pictures' que costuma trazer muitos filmes sem muita força para o Brasil. Dirigido e roteirizado por David Jung (criador do projeto), temos no elenco Shane Johnson, Ella Anderson, Cara Pifko, dentre outros que são personagens que passam rapidamente pela história do longa.
 No filme temos Michael King como estrela, um homem que tem uma família perfeita vivendo com sua mulher, sua filha e seu cachorro onde não acredita muito em Deus, mas como está tão feliz numa filmagem que ele faz num piquenique coma família, ele até chega a agradecer. Mas a felicidade não dura muito tempo, pois sua esposa sofre um acidente e morre e a irmã dele passa a viver com ele e sua filha em sua casa por um tempo pra dar um certo apoio. Com isso o homem perde a cabeça: "como pode Deus tirar minha mulher de mim? Uma mulher que tinha tanta fé!" E pra provar que nem Deus e nem o diabo existe, Michael contrata um homem operador de câmera e decide fazer um documentário onde ele iria provar que tudo não passa de uma besteira. Ele então começa a contatar inúmeros paranormais, invocadores de demônios, necromantes e muito mais para alguma força maligna entrar em contato com ele e ele sentir e registrar tudo em câmera pra provar se aquilo tinha algum resultado ou não. Depois de algumas tentativas e de fazer algumas piadas, Michael começa a se sentir mal e coisas estranhas começam a acontecer em sua vida colocando a vida dos que estão em sua vida em sérios perigos.


 "Possessão" e "Found-Footage", dois estilos que caminham juntos por um tempo e no tempo em que esse gênero estava em alta, tal filme foi lançado. 'A Possessão do Mal' traz algo inovador: um homem que quer provar que o mal não existe e se 'entrega de bandeja' para as forças malignas com o intuito de provar que aquilo não existe, mas claro que algo iria acontecer com o homem para o gênero terror vir á tona. O longa traz algumas cenas bem fortes e sinistras com explicações sobre rituais e coisas do tipo que podem 'mexer' com as pessoas mais sensíveis no assunto, claro, não é nada demais e se você está acostumado irá 'tirar de letra', mas o longa tenta focar um pouco nessa 'pós experiência' com os locais e como funcionam alguns rituais.
 O filme não é ruim, por meio de muitos ele conseguiu se diferenciar com esse drama de perder a mulher e desacreditar nas forças sobrenaturais como o bem e o mal e colocar sua própria vida como pagamento pra tentar provar que só os humanos existem e ponto final. Ao meu ver, pelos planos do criador do projeto ele foi feliz e muitas coisas foram abordadas sobre 'sintomas' e até mesmo 'mudança', pois o demônio invocado consegue ganhar força em seu corpo controlando e transformando Michael King num lunático que não sabe o que está fazendo com o passar do tempo. O longa consegue 'transmitir' e bem essa dor, angústia e aflição do personagem com o passar do tempo e acredito que essa é a essência do filme: fazer o telespectador sentir um pouco como o possuído se sente. Dentro de 83 minutos de duração (um pouco menos que um filme normal) o longa conta uma história bem básica que não tem o 'grito' tão alto no meio da trama inteira e sim a transformação e como o personagem principal se sente depois de tantas coisas realizadas nele. Finalizando, David Jung, o criador do projeto 'The Possession of Michael King' foi feliz em apresentar tais transformações e mostrar como ele se sentia e 'passar' esse sentimento ruim pro telespectador, mas a história, como dita, foi muito fraca e talvez não foi o plano dele em ter uma.
 Com isso o espaço 'Black Dog' classifica o filme 'A Possessão do Mal' como regular (duas estrelas e meia), pois ele conseguiu o que queria, o ator Shane Johnson foi bom em atuar, mas não teve muita coisa pra desenvolver além do que foi apresentado, pois simplesmente não existia mais nada o que se apresentar, a história é curta mesmo, existe isso e aquilo e fim. Alguns meios focaram em analisar e avaliar pelo projeto em si, pela 'experiência de possessão' e eu também fui neste meio pegando o pouco da história que existia, mas 'possessão' é uma coisa já manjada e a única diferença aqui é que Michael King pediu pra ser possuído e depois arcou com as consequências.
 Se você gosta de filmes sobre o assunto eu indico, realmente o filme não é lá essas coisas e não conseguiu se classificar como 'bom', mas trouxe esse diferencial interessante de mostrar um outro ponto de vista que nenhum outro filme teve a ideia de mostrar. Foi uma experiência nova e muito macabra, apenas isso, o filme se resume apenas nisso e acredito que esse era o plano de David Jung. Confira abaixo três vídeos sobre o longa 'A Possessão do Mal'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário