quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

REC 4 - Apocalipse


 Antes eu queria me desculpar (na verdade nem foi culpa minha), pois não consegui assistir ao terceiro filme da franquia 'REC' intitulado como 'Gênesis' ('Gênesis', começo da bíblia... 'Apocalipse' o final...) pois o longa estava em espanhol e sem legenda e muito menos meu serviço de 'streaming' não tinha tal opção então eu fiquei P* da vida e pulei pro quarto que felizmente deu pra assistir e eu não tinha visto ainda, então falarei do terceiro mais pra frente (creio eu), deixa um pouco esse assunto 'esfriar' na minha cabeça e eu colocar outros filmes em dia, combinado?
 'REC 4 - Apocalipse' estreou no dia 31 de Outubro de 2014 sendo dirigido e roteirizado por Jaume Balagueró (só lembrando que ele criou a franquia junto com Paco Plaza que não esteve presente no projeto 'Apocalipse'. No elenco temos o retorno de Manuela Velasco, Paco Manzanedo, Héctor Colomé, Ismael Fritschi, dentre outros.
 O longa começa no prédio do primeiro e segundo filme, pois o pessoal do lado de fora perde contato com a segunda equipe que foi analisar o local (do segundo filme) e determinada a dar um fim naquilo eles mandam dois homens pra adicionar bombas e destruir todo o local até encontrarem Angela (a repórter do primeiro) viva sem nenhum arranhão e a tirarem do local. Angela acorda numa maca e logo ela se encontra com o homem que lhe salvou e seu amigo que se chama Lucas (desse eu não esqueço) e uma senhora que não sabia onde estava (esta do terceiro filme que foi a única sobrevivente do casamento). Eles não podem saber de nada e nem mesmo os homens que trabalham no navio ficando na cabine também não tem muitas informações sobre o que está acontecendo e sim: eles estão num navio onde existem muitos cientistas e membros da segurança tentando descobrir a cura daquela terrível infecção. Com isso eles estão transportando também macacos infectados para fazer algumas experiências, porém tal viagem não terminará nada bem.


 E demorou muito pra mim conferir o quarto capítulo da franquia 'REC' que tanto gostei em 2007 e você deve conferir as postagens referentes aos dois primeiros filmes que fiz aqui neste espaço, então pra você não ficar 'boiando' (piadinha com navio e mar) clique aqui pra ver a postagem do primeiro e em seguida clique aqui pra ver a postagem do segundo. Antes de falar deste 'Apocalipse', o terceiro eu não consegui ver ontem, porém assisti há alguns anos e não tem nenhuma relação com o primeiro e o segundo se passando numa festa de casamento dando 'a origem' desta infecção, não preciso nem falar que tudo vira um caos. É uma outra perspectiva sobre o assunto 'infectados' mostrando um outro ambiente e uma outra situação que eu gostei muito, mas enfim, falarei dele num outro dia quando conseguir assistir.
 'REC 4 - Apocalipse' traz Ángela de volta com outros personagens que ela conhece no apartamento no mesmo filme pra ajudá-la e eles vão parar num navio onde estão fazendo experimentos e transportando macacos infectados. O longa copia a receita do primeiro e do segundo em um espaço diferente, de prédio pra navio, porém existem mais momentos de descontração, planejamento, reviravoltas e outras situações se destacando e sendo diferente dos dois primeiros.
 Eu acho legal e é a essência das pessoas infectadas parecendo estarem com raiva sair correndo atrás das pessoas saudáveis e elas atirarem e baterem nelas pra se proteger, porém o longa não pode só ser feito assim e realmente já vimos muito disso nos dois primeiros onde no segundo apresentou uma queda (mas o primeiro era pra mostrar como tudo acontecia, então eu vou aceitar), mas seria uma decepção não criarem uma história mais 'reforçada' com mais ideias e menos 'corre corre' e por sorte Jaume Balagueró pensou e conseguiu criar um roteiro interessante.
 Não preciso nem dizer que as coisas saem do controle, porém o quarto filme da franquia segue com mais situações, reviravoltas e personagens que da pra conhecer mais como o Nic que mexe nos computadores ficando na cabine que não sabe de nada sobre o que acontece no navio, mas ele hackeia as câmeras do navio e é apaixonado pela Ángela admirando muito o seu trabalho. O filme se mostrou com mais ânimo e mais 'força' trazendo uma aventura em busca da sobrevivência mais interessante de se assistir do que 'Possuídos', com mais teorias sobre a infecção (que ficou um pouco mais 'estranho', pois não vi nada sobre possessão), mas repetindo o caso conhecido da garota Medeiros que foi a primogênita e que só o seu sangue poderia curar as pessoas. 
 O longa se mostro mais inteligente que os outros e com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'REC 4 - Apocalipse' como um 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) filme, porém eu senti que o longa que recebeu o subtítulo 'Apocalipse' (que não teve nada haver pra mim, pois imaginamos uma coisa grandiosa se tratando de um 'Apocalipse', ou algo como 'final' como o último livro da bíblia) se mostrou um pouco cansativo com o assunto, mesmo tendo situações e reviravoltas eu senti que o quarto filme poderia dar um 'basta' na franquia que já não se mostra potente como foi a primeira e na segunda chegou 'tímida' em alguns países como nos cinemas brasileiros em alguns cinemas selecionados em horários especiais pela violência presente. Eu acho 'chato' pra uma franquia terminar por 'cansaço' e não dando um 'fim digno' pra história e infelizmente 'REC' encerrou por cansaço. Há alguns anos um dos criadores mencionou que iria fazer um quinto filme, porém não tivemos mais notícias e eu acredito muito que eles nem sabem mais como prosseguir com a história tendo presente o fim apresentado no quarto. Eu acredito que não veremos um quinto filme da franquia, pois se eles tivessem a ideia já havia criado (mas pode ter a ideia mais pra frente) e isso é um outro 'perigo', pois os longas foram lançados seguidos por diferença de dois anos um do outro e já se passaram cinco anos e acredito que neste ano não teremos. O meu palpite pra 'salvar' a franquia é lançar o quinto e terminar com tudo, mesmo que ele não seja bem recebido, porém pra mostrar respeito á franquia onde o primeiro filme ganhou prêmios e foi muito bem recebida se mostrando um dos melhores filmes 'found footage' já criados. Infelizmente 'REC' é mais um exemplo que eles tinham o foco de lucrar e não ligaram muito pra história com o final apresentado neste quarto longa e, talvez, com a criação do terceiro mostrando uma origem onde poderia ser mostrada no primeiro e explicado neste que poderia ser o terceiro (não menosprezando o terceiro que foi um bom filme). Eles ganharam qualidade com o terceiro e este quarto, porém de tanto 'espremer' a imaginação dentro de um 'universo' fica complicado de se criar mais coisas, pois pode interferir em outras e ter conflitos e acredito muito que isso 'impediu' um quinto 'REC' ser lançado, infelizmente. Até agora, temos uma história inconcluída nas mãos. Confira abaixo três vídeos sobre o quarto filme da franquia 'REC' intitulada como 'Apocalipse'.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário