quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

REC


 E começarei a falar hoje da franquia 'REC', talvez a franquia de mais sucesso de um filme espanhol (já que não sei muito de filmes espanhóis, mas acredito que sim pelo motivo do mesmo fazer muito sucesso mundialmente, ter uma quadrilogia e até mesmo um 'remake' americano) e como de costume vamos começar pelo início. 'REC' (que se você não sabe é uma abreviação da palavra americana 'Recording' que significa 'gravando') é um filme de terror e suspense de origem espanhola que eu já assisti umas quatro vezes e ontem re assisti novamente pra falar um pouco dos quatro longas dessa franquia onde o primeiro filme estreou no dia 14 de Novembro de 2007 tendo 80 minutos de duração.
 Na direção temos Paco Plaza e Jaume Balagueró que foram as mentes criativas do projeto que no ano de 2008 ganhou na premiação GOYA como 'melhor edição' e 'melhor revelação feminina' pra atriz Manuela Velasco. No elenco contamos com Manuela Velasco, Ferran Terraza, Jorge Yamam, Carlos Lasarte, dentre outros.
 O longa conta a história de Angela e seu cinegrafista que fazem um programa noturno chamado 'Enquanto você Dorme' e ela vai 'viver' uma madrugada com um corpo de bombeiros registrando tudo o que eles fazem até eles irem atender um chamado simples onde ela e o cinegrafista vão também. Primeiramente é de uma senhora que ficou trancada dentro de seu apartamento, porém logo eles percebem que a mulher está muito agressiva e estranhamente fora de si atacando um policial. Não demora muito pra lacrarem o prédio inteiro onde ninguém mais poderia entrar ou sair, motivo: suspeita de uma contaminação perigosíssima está no local.

 
 Um longa estilo 'found footage' (e eu não imaginaria algo diferente) com pessoas 'contaminadas' e muitos perigosos e suspense é constituído o longa espanhol 'REC' que fez um sucesso muito grande chegando nos Estados Unidos que não demoraram pra fazer um 'remake' chamado 'Quarentena', porém eu acredito muito que 'REC' é bem superior. 
 Continuando, um longa vem com uma 'originalidade' sobre tal doença que está presente no prédio e é transmitida pela saliva como a raiva e quando os personagens são trancados lá dentro no meio de perigos e situações complicadas, tais pessoas contaminadas correm desesperadamente atrás das pessoas saudáveis pra se alimentar e consequentemente aumentar seu exército. É um clima tenso, pois as pessoas e nem as autoridades que estão lá dentro sabem o que estão se passando e nem se quer podem sair do local pelo mesmo estar lacrado.
 O longa começa calmo e ao passar dele as coisas vão evoluindo e acelerando chegando a um ponto onde todos estão em sérios perigos e quase não existe um lugar para saírem vivos daquela situação que se meteram. Eu gostei muito da ideia, o 'found footage' se aplica perfeitamente ao estilo do filme que tem essa 'vibe' mais 'documentário trash', pois a repórter Angela quer registrar tudo achando um grande descaso as autoridades prenderem as pessoas lá dentro com tudo que está acontecendo.
 A história é bem limitada onde o que resta para os personagens é sobreviver, porém em filmes assim é comum deixar 'a pulga atrás da orelha' do telespectador pra tentar descobrir por meio de muitas situações (até mesmo repetidas) o que pode estar acontecendo, quais os motivos de tudo aquilo e até mesmo como tudo começou. Meio que acontece 'automaticamente' enquanto o telespectador está assistindo tais cenas e pensando nas teorias que rondam sua cabeça. Eu achei o filme muito interessante, abraço com toda certeza filmes que centram em pontos assim e no final temos uma 'explicação' sobre o que está acontecendo, porém o longa (que acredito que já foi rodado com a intenção de acontecer um segundo) apresenta duas teorias do que se pode estar se passando deixando tudo bem estranho e até mesmo esquisito, mas como eu, as pessoas que gostam de obras assim acabam aceitando. 
 Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica o longa espanhol 'REC' como um 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) filme de terror. Existem cenas fortes como ataques e mordidas e sobre o 'terror' aplicado se encaixa mais a um 'terror estilo zumbi' do que monstros. Eu assisti muito próximo da estréia e gostei muito e realmente 'pirei' quando soube que um segundo longa da franquia realmente seria lançado, mas esse papo é pra postagem á seguir. Confira abaixo três vídeos sobre o filme.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário