
E estou aqui pra trazer a crítica do filme 'Corrente do Mal', longa que estreou no dia 27 de Agosto de 2015 onde o assisti próximo do lançamento e na época eu 'torci o nariz', mas resolvi assistir ontem novamente pra saber, de fato, o motivo de não ter gostado do longa ou se no final das contas tudo foi birra minha mesmo. Dirigido e roteirizado por David Robert Mitchell, 'Corrente do Mal' traz no elenco Maika Monroe, Daniel Zovatto, Ele Bardha, Jake Weary, Joanna Bronson, Lili Sepe, Olivia Luccardi, dentre outros.
O longa conta a história de um casal que começou a se conhecer, bem jovens ainda, até que a garota decide fazer sexo com ele que, bobo não tem nada, aproveita e depois conta uma história sinistra logo provando que é verdade: ele tinha passado pra ela um tipo de maldição quando fez sexo com ela onde um tipo de espírito a perseguirá até ela transar com outra pessoa e passar aquela maldição pra frente (como uma corrente) e se ela morresse a entidade viria atrás dele novamente. A partir daí a vida da moça e de seus amigos que sempre estão com ela, vira um inferno.

Há seis anos atrás (ou quase isso) á partir dessa data estava eu assistindo 'Corrente do Mal' e no final do filme eu não tinha gostado do mesmo. Eu sempre gostei de filmes, mas apenas de 2018 (quando criei esse blog) adiante, eu foquei mesmo em assistir filmes frequentemente e fazer criticas sobre eles não tanto de uma visão técnica, mas sim contando os pontos positivos e negativos, os motivos que gostei ou não e jogando pro ar pra ver se você, leitor, iria gostar ou não e dando minhas impressões. Senti que desde a criação desse blog 'Black Dog' eu fiquei mais 'sábio' sobre isso, reassisti muitos filmes que vi há anos atrás com outros olhos e comentei deles aqui e ontem foi a vez de 'Corrente do Mal', pois vi em um site que estava colocando ele ao lado de 'O Exorcista' e 'Hereditário' como 'os filmes mais perturbadores e assustadores pra não assistir sozinho', mas será que 'Corrente do Mal' é tudo isso mesmo?
Vamos começar do início, o criador da história que comandou todo esquema pro filme existir foi David Robert Mitchell que criou essa 'coisa' de maldição que se passa depois de uma transa, um tipo de entidade diabólica e assassina que persegue a pessoa andando, se caracterizando por uma pessoa que você conhece, ou não, pra te matar. E se você quiser se livrar dessa maldição é simples: basta você passar isso adiante transando com outra pessoa que vai ter que se virar com a assombração a perseguindo até ela transar com outra pessoa e passar pra frente e assim adiante como uma corrente, de fato.
O longa foi muito bem escrito tendo um roteiro muito bacana mesmo e a direção está impecável no quesito qualidade. 'Corrente do Mal' não é um simples filme de terror como a grande maioria que existe na praça, mas um longa mais 'duro', 'tenso' e, mesmo com essa ideia 'maluca' de fantasma que persegue a pessoa que acabou de transar ser meio 'estranho', aqui foi bem aceitável diante do que o filme trouxe. A história é sombria e desde o início quando o jovem engana nossa personagem as coisas já começam a dar ruim e isso persiste em todo filme que dura 100 minutos, mas passa muito rápido. A personagem principal tem uma irmã mais nova e tem amigos que ajuda a dar corda na história, pois eles são unidos e não pestenejam em acreditar na amiga fazendo aquela 'situação chata', pois logo todos entram na onda, mas só a 'amaldiçoada' consegue ver a assombração.
É muito interessante que o longa não precisa abusar de clichês presentes em filmes de terror (aqui existem, mas não é usado a todo momento) pra deixar a história em movimento e prender o telespectador, pois a mesma já é tensa e deixa o telespectador curioso sobre o que vai acontecer, o que é pessoa ou o que é assombração e as desviadas da personagem pra não ser pega e até as aparições surpresas da entidade no meio dos amigos onde só ela enxerga.
Eu gostei muito do filme e, de fato, não me lembro muito o motivo de não ter gostado do filme em 2015, talvez eu não tivesse engolido a ideia de passar a maldição através do sexo, achei a ideia meio 'que nada haver', porém, dentro de um roteiro bem construído, uma direção de qualidade, personagens bacanas com situações interessantes, essa 'passação' vira um detalhe no meio da tensão e do terror presente na obra e isso que importa no final das contas e entrete, o que é o mais importante.
Antes de finbalizar queria dizer que o longa também se diferencia da grande maioria dos filmes que existem na praça pela forma que ele foi feito, as vezes o ponto de visão parece estar bem aberto e outros nem tanto, o longa parece muito a remeter longas dos anos 80 e 90 e a trilha sonora é ótima, pois todas tem sintetizadores e ajudam muito a aumentar o clima de tensão do filme deixando o telespectador roendo as unhas de tanta aflição. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Corrente do Mal' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme, gostei demais, assistindo melhor e depois de ver trocentos outros longas eu percebi que 'Corrente do Mal' tem qualidade e muitos pontos positivos o que faz ser um filme de respeito no meio do ramo terror.
Mas e afinal? Ele tem tanto terror assim como você viu na lista que ele está no meio de filmes como 'O Exorcista' e 'Hereditário'? Esses dois citados estão no topo de terror, pois só os fortes conseguem assistir mesmo, porém foi um pouco de 'exagero' colocar 'Corrente do Mal' como um grande filme de terror. Ok ele é 'grande' por ser uma obra de terror de qualidade, mas ele não tem muitos elementos de terror que faz você ter pesadelos e outras coisas já que 'o fantasma' aqui é uma pessoa comum perseguindo a pessoa com a maldição e de vez em quando dão um 'close' no rosto onde está manchado ou tem os olhos negros, mas fora disso não existe nada demais ou nenhuma figura remetente ao demônio ou alguma criatura sinistra, ele é tenso, tem um terror bacana, mas não é tudo isso também não de ser comparado com 'Hereditário' que... Deixa pra lá, melhor filme de terror 'ever' pra mim.
Só pra finalizar eu quero que prestem atenção aqui: o espaço 'Black Dog' tem mais de mil postagens, isso é, mil filmes criticados ao longo desse longo período que ele está online na internet e gostaria muito que você leitor, curioso ou cinéfilo que visita esse espaço se conscientizasse sobre o meu trabalho que faço aqui e reconhecesse, pois não escrevo pra passar o tempo, tudo que faço aqui são pra vocês que gostam de filmes e se gostam compartilhem pra chegar pra mais pessoas também, pois é assim que funciona! Outra coisa muito importante, isso aqui é um trabalho e espero que reconheça e se você puder ajudar esse projeto, por favor, faça uma doação via Chave PIX: luizlucas73@gmail.com pois vai me ajudar muito, pois não tenho uma renda atualmente e isso é um trabalho. Tudo bem que os Youtubers da vida conseguem dinheiro com seus conteúdos, mas isso aqui também é um conteúdo e precisa ser reconhecido! Muitas pessoas que tem sites e blogs há mais tempo ganham e vivem dele onde são patrocinados e os leitores ajudam financeiramente, coisa que aqui não acontece! Coisa que quando a galera tem uma grana e acontece algo com o computador que é a principal ferramenta de trabalho eles concertam ou substituem por um mais novo, coisa que pra mim é inviável já que não tenho ajuda nem dos visitantes e de nenhum patrocínio infelizmente. Por isso que, mais uma vez, peço que é de extrema importância vocês ajudarem se puderem com qualquer valor, pois vejo muitos lugares que o pessoal ajuda e muito e aqui não é diferente, é um trabalho também e tenho despesas de luz e internet sem falar do computador, então espero que reconheçam. Obrigado e fique agora com quatro vídeos sobre o longa 'Corrente do Mal'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário