sábado, 12 de setembro de 2020

O Regresso

 

 E ontem de madrugada (sim fui dormir quase três da manhã por causa deste longa) assisti 'O Regresso' filme que deu o tão aguardado Oscar para o ator Leonardo DiCaprio em 2016 como 'Melhor Ator' e o longa ainda levou nas categorias 'Melhor Fotografia' para Emmanuel Lubezki e 'Melhor Diretor' para Alejandro González Iñarritu, dentre outras premiações naquele mesmo ano que o longa conseguiu ganhar. Estreando no dia 4 de Fevereiro de 2016 sendo baseado numa história real e dirigido por  Alejandro González Iñarritu que também trabalhou no roteiro ao lado de Mark L. Smith e Michael Punke, temos no elenco: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Brad Carter, Domhnall Gleeson, Forrest Goodluck, Grace Dove, Paul Anderson, Will Poulter, dentre outros.
 O longa conta a história de um grupo de caçadores que pegam peles de animais sendo liderado por um capitão que os pagou pra fazer o serviço em pleno inverno congelante no deserto americano onde eles devem tomar cuidado com os índios que defendem o lugar os atacando quando encontram. Seguimos com Hugh Glass, um homem bom e fiel que sabe os caminhos daquele lugar orientando os demais tendo um 'filho' indígena que se aliou a ele quando ainda era uma criança e hoje trabalha com o pai. Existe um homem que sempre discorda de Hugh sendo 'a ovelha negra' e o único a não ir com a cara dele. Um dia eles fogem de um ataque e retornando Hugh Glass se afasta dos demais e é brutalmente atacado por um urso onde fica extremamente ferido chegando perto da morte onde o grupo de caçadores o encontra depois e tenta levá-lo, mesmo assim, pra comunidade onde moram, porém estava quase impossível levá-lo e o capitão ordena alguns homens pra ficar com ele num lugar até ele se recuperar ou infelizmente morrer. Seu filho, mais um jovem caçador e o homem que não vai com a cara dele ficam em troca de dinheiro, mas 'de saco cheio' o homem engana todos dentro de uma situação e deixa Hugh Glass num estado mais crítico ainda e o deixa para morrer. 
 Enfrentando aquele inferno frio, Hugh Glass que não tinha esperanças alguma de viver começa a sentir melhoras e mesmo com muitas dores e machucados e ainda fugindo dos índios onde ele acaba trombando no caminho ele segue com a vontade de viver até chegar na comunidade deles e ainda se vingar daquele homem que o deixou para morrer. 


 Já havia assistido 'O Regresso' numa data muito próxima de sua estréia e ontem decidi ver novamente pra trazer aqui pra vocês contando o que achei sobre o longa e o avaliando no final. O filme, com certeza, é uma obra-prima (ou chega bem perto disso), pois ele foi tratado inteiramente como uma 'arte' sendo filmado com câmeras dinâmicas que seguem o andar dos personagens, focam sua fisionomia e nas partes de ação como perseguições ou acidentes como quedas e lutas ela fica 'mexendo sem parar' pegando sempre, mas sempre mesmo, os melhores ângulos daquela situação não ficando estática e esse foi um trabalho incrivelmente difícil pra fazer existir e depois aplicar ao longa que é um diferencial enorme.

 A trilha sonora é incrível, não tem muito, mas aparece nas horas exatas e uma outra coisa que tenho a obrigação de elogiar é a fotografia do filme (ambientes e tudo mais), pois o longa aplica 'CGI' (efeitos especiais) apenas no ataque do urso e depois disso tudo acontece ao natural, isso é, não existe iluminação pra melhorar tal cena ou fazer outra mudança: o longa é quase por inteiro natural onde foi aproveitada a luz dos dias nublados e algumas noites com fogueira com ausência completa de luz artificial e aquilo foi incrível nos proporcionando uma visão mais natural, clara e real do que estava acontecendo sem deixar de aproveitar as filmagens de lugares naturais que a natureza nos proporciona e tudo isso envolve o telespectador para dentro do filme e isso realmente é demais! 

 As atuações foram ótimas, Leonardo DiCaprio não só atuou com destreza, mas 'sofreu' pra gravar algumas cenas como entrar na água, se arrastar por muito tempo e ficar no frio. Os outros personagens também passaram por isso, mas vale lembrar que o foco aqui é o próprio DiCaprio que é o personagem principal e as coisas acontecem mais com ele. Sobre a história 'O Regresso' prepara terreno, nos transporta até aqueles tempos e nos traz qualidade em tudo que oferece e isso foi demais, parabéns pela 'extinta FOX' que criou essa 'obra de arte' para os cinéfilos e apaixonados por filmes, pois creio que agradou muitos! Sobre a história eu tenho algumas reclamações, mas também as corrijo: o longa tem uma vela história sobre sobrevivência e etapas para recuperação e isso é mostrado com muito detalhe, cada dor, cada tentativa pra caçar mesmo com muitos ferimentos e quase incapaz de se virar sozinho mostrando que o personagem Hugh Glass estava 'com sangue nos olhos' pra ter sua vingança e uma vontade extraordinária de viver e sair daquela terrível situação, mas com isso o longa fica com um 'ritmo lento' tendo exatos 156 minutos de duração (mais de duas horas e meia), porém tudo é muito aproveitado e não sentimos que o longa está enjoativo ou sinta vontade de desligar o filme no meio, mas confesso que o longa não segue o mesmo ritmo de 'como o longa está legal' a 'vibe' não é consistente o tempo inteiro, claro, algumas cenas são mais 'paradas' que outras, mas vejo que isso foi realmente proposital aproveitando não só esse tempo que o personagem precisa se recuperar, mas também aproveitando o que a natureza tem a oferecer sendo gravados em lugares muito bacanas e interessantes e estupidamente gelados onde, eu mesmo, não me atreveria nem a visitar o local. 

 A história é de uma qualidade incrível, como foi contada, as etapas e todo processo, porém eu não achei ela 'tão legal' par classificar o longa como uma 'obra-prima com qualidade excelente em tudo', tipo 'gabaritar' pra levar a nota máxima, pois tem outros longas que passaram aqui (muitos) que receberam a nota máxima e tem uma história mais bacana de assistir, não tirando o grande mérito de 'O Regresso', mas só lembrando que estou falando aqui de filmes gigantes, filmes titãs e, com certeza, 'O Regresso' está entre eles sem sombra de dúvidas, mas isso é coisa minha e mesmo assim o espaço 'Black Dog' classifica 'O Regresso' como um filme 'excelente' (cinco estrelas) por todo trabalho árduo de criar o ambiente, formas de filmar, atuações e tudo mais, sem contar do grande ápice onde o longa se encerrou de forma perfeita. Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que crítico e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira abaixo três vídeos sobre o filme 'O Regresso'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário