terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

O Iluminado


 Eu já havia assistido (é claro), mas hoje trago ele, pois o assisti ontem novamente e estou falando do grande clássico dos anos 80 chamado 'O Iluminado' (título original: 'The Shining') que estreou no dia 25 de Dezembro de 1980 sendo dirigido por Stanley Kubrick que também o roteirizou em cima da obra original do grande Stephen King (sim, o mesmo de 'It - A Coisa', 'Cemitério Maldito' e 'A Espera de um Milagre'). No elenco temos Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, dentre outros.
 O filme conta a história de Jack Torrance que vai cuidar de um grande hotel no período de inverno onde o local não recebe visitas e sua família (esposa Wendy e filho Danny) vão ficar com ele durante os cinco meses no hotel completamente sozinhos. Jack aproveita pra escrever seu livro com a solidão daquele lugar, porém Danny que é uma criança especial sente que não estão sozinhos e que o hotel guarda algumas forças que vão trazer problemas para aquela família.


 Realmente um clássico pra ninguém botar defeito onde o mesmo deve ser assistido com uma certa 'atenção' para ser percebidos os detalhes e até mesmo criar uma teoria sobre o que se acontece. Jack aceitou um emprego fácil num hotel com a família no período de inverno com muita comida e tudo mais e seria o momento ideal pra ele escrever seu livro, mas as coisas não vão funcionar assim tão simples, não é mesmo? O 'especial' aqui é seu filho Danny que sente e até vê os fantasmas que habitam o local, mais ainda o terrível quarto 237 que tem muitas histórias assombrosas pra contar.
 O longa mistura histórias de fantasmas com a loucura e um frio dos infernos que irá desenrolar todas as situações presentes no filme 'O Iluminado' que chegou a ser refilmado no ano de 1997 diretamente para a TV Americana sendo estrelado por Rebecca De Mornay e Steven Weber, mas realmente eu não tem como ver 'O Iluminado' sem o grande Jack Nicholson, as caras e bocas que chegam a ser engraçadas do jovem Danny Lloyd e o desespero de todos os resultados na coitada Shelley Duvall.
 Eu curti muito o filme, ele não tem uma velocidade acelerada, mas o mesmo tem um estilo próprio que não se enjoa ou se sente que o mesmo está 'lerdo' dentro de 143 minutos de duração (sim, é um filme grande) onde quem vai curtindo e 'admirando' a história nem vai perceber o tempo passar como eu não percebi as vezes que o assisti. É um longa de poucos personagens onde acontecem algumas coisas que vão recheando o filme e deixando o mesmo mais atrativo sem contar com a grande atuação de Jack Nicholson que sem ele eu creio que 'O Iluminado' não seria o mesmo.
 Com isso o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'O Iluminado' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme e se você gosta de um bom filme de terror que tem o estilo dos anos 80, uma história interessante e clássicos, com certeza, você deve conhecer 'O Iluminado', ainda mais você onde o longa 'não é da sua época' e só assiste filmes novos! Pare com isso e assista 'O Iluminado'! No ano de 2019 o longa ganhou uma 'continuação' chamado 'Doutor Sono' que irei assistir agora e amanhã (na verdade mais tarde) eu trago a crítica dele aqui! Confira abaixo três vídeos desse grande clássico baseado numa das obras mais conhecidas de Stephen King.



Nenhum comentário:

Postar um comentário