E como prometido estou aqui pra falar de 'Doutor Sono' (título original: 'Doctor Sleep') que estreou no dia 7 de Novembro de 2019 sendo dirigido por Mike Flanagan que também trabalhou no roteiro em cima da obra original que é de Stephen King que, obviamente, escreveu 'O Iluminado' também. No elenco do filme temos Ewan McGregor, Rebecca Ferguson, Kyliegh Curran, Cliff Curtis, Emily Alyn Lind, Carl Lumbly, dentre outros.
O longa tem a história inciada pouco depois dos acontecimentos do final do primeiro filme e depois temos um salto no tempo onde Danny Torrance (no filme 'O Iluminado' era apenas uma criança) que agora sabe de seus 'poderes' e conversa sempre com um 'amigo espiritual' (ou fantasma) chamado Dick onde se conheceram quando ele ainda era criança. Com problemas de alcoolismo e outros ele decide ir procurar uma nova vida e conhece um homem em outra cidade que lhe estende a mão, lhe oferece um quarto pra ele ficar de aluguel e ainda um emprego pra ele tentar concertar as coisas e no meio dessas situações ele vai usando seus 'poderes' mesmo que sem querer pra ajudar os outros em problemas simples. As coisas estavam indo bem até uma garota chamada Abra Stone entra em contato com ele na forma mental (pois ela também é uma 'Iluminada') dizendo que descobriu existir um grupo de pessoas 'Iluminadas' que usam desse som para o mal e que se alimentam de pessoas que tem esse dom e que nem sabem e que agora estão atrás dela. Danny recusa a ajudar em primeira mão, mas depois se sente na obrigação de dar um fim desse grupo maligno de 'Iluminados' e ajudar não só a garota Abra, mas seus pais que também correm perigo.
UAU! Primeiramente eu quero dizer que 'Doutor Sono' foi o filme mais injustiçado de 2019, eu iria assistir, com toda certeza, mas não tive 'condições financeiras' e deixei passar, mas não sei se foi culpa do 'marketing', ou que as pessoas que curtiram 'O Iluminado' não sentiram interesse de ver 'Doutor Sono' nas telonas, ou talvez os próprios leitores do livro não sentiram vontade... enfim... O longa foi um desastre nas bilheterias onde poucas pessoas foram conferir esse grande filme não só pela duração de 152 minutos, mas tudo que ele tem a oferecer. A 'Warner Bros.' sofreu prejuízo com o longa e ela não esperava por ela (na verdade ninguém que realmente abraça a obra 'O Iluminado' e que queria ver muito a sequência nos cinemas).
A resposta é que quem não foi ver 'Doutor Sono' no cinema achando que era ruim ou iria ficar com sono pelo filme ser muito longa (trocadilho sem graça, eu sei), estava muito enganado. Em 'Doutor Sono' é melhor explicado como são 'Os Iluminados', pois no primeiro filme tivemos a noção que são pessoas (lá, o próprio Danny) que tem dom de ver fantasmas e fazer algumas coisas sobrehumanas (essa parte só no segundo filme), mas aqui esse universo se expande de por um tamanho gigante! São apresentados 'Iluminados' do mal que recrutam outras pessoas especiais que possuem tal dom, mas não são 'flor que se cheire' e eles capturam pessoas com tal dom e se alimentam delas (não canibalismo, mas do próprio dom que sai como uma fumaça pela boca quando ela sente dor ou está morrendo) e logo Rose, a líder do grupo e a mais poderosa, é encontrada mentalmente pela garota Abra e fica sabendo que ela é muito poderosa e quanto mais poder mais alimento pro grupo conseguir se fortificar e saciar mais a fome. Não só pra se alimentar, mas eles vão atrás dela pois Abra oferece perigo por conseguir fazer coisas que nem Rose é capaz de fazer, mas ela precisa de ajuda e é nessa parte que Danny entra na jogada.
O filme é incrível e eu fiquei boquiaberto com o que eu vi! O material é de uma qualidade absurda num filme de suspense e terror que não traz 'o medo', mas sim uma história tenebrosa e obscura sobre 'Os Iluminados' e o que eles fazem. Sobre falar que são pessoas com poderes sobrenaturais você pode estar pensando que o longa viaja demais ou tais pessoas fazem coisas absurdas quase sendo um 'S Men', mas não, você está muito enganado! Parece ser uma 'história real', pois tudo é muito sútil e a história vai seguindo com muita tensão e com uma dinâmica que se encaixou como uma luva para o filme que chegou muito próximo á perfeição! Eu achei que seria 'arriscado' fazer uma continuação de 'O Iluminado' e trazer uma história ainda mais grandiosa e com uma qualidade semelhante, pois 'Doutor Sono', com certeza, é um projeto maior com uma 'aventura obscura' acoplada e mais personagens e mais história e mais situações para ser contada e felizmente 'Doutor Sono' conseguiu realizar isso com maestria conseguindo 'puxar' alguns pontos de nostalgia de alguns 'flashs' do filme dos anos 80. Eu adorei, com certeza, um dos melhores filmes de 2019 que infelizmente as pessoas não sentiram vontade de ver no cinema e perderam um material incrível com uma qualidade de cair o queixo e os efeitos especiais aplicados são ótimos e os personagens nem se fale, é toda uma composição que foi acertada em cheio transformando o filme numa obra muito rica! Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Doutor Sono' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme, pois eu fiquei boquiaberto e foi um filme incrível! Porém eu recomendo assistir 'O Iluminado' antes pra você entender a história, pois sim, os elementos dos dois filmes se mesclam e muito e se você não ver o primeiro filme da década de 80 não vai conseguir encaixar todas as peças de 'Doutor Sono' e falei de 'O Iluminado' aqui ontem (na verdade hoje de madrugada) então clique aqui e você será direcionado para a postagem de 'O Iluminado'. Confira abaixo três vídeos de 'Doutor Sono' que infelizmente foi o filme mais injustiçado no quesito bilheteria de 2019.


Nenhum comentário:
Postar um comentário