sábado, 8 de fevereiro de 2020

Me Chame Pelo Seu Nome


 'Me Chame Pelo Seu Nome' (título original: Call me By Your Name') é um longa que foi rodado na França e Itália da 'Sony' que recebeu muitos elogios estreando no dia 18 de Janeiro de 2018 sendo dirigido por Luca Guadagnino e roteirizado por James Ivory. No elenco deste romance temos Timothée Chalamet, Armie Hammer, Amira Casar, Esther Garrel, dentre outros.
 O longa se passa nos anos 80 na Itália onde um homem inglês aparece pra passar uns dias na casa de um home pra se hospedar e este homem que é muito inteligente e estudado tem uma esposa e um filho. Os dois sempre conversam, mas não demora muito pro filho Elio parar um pouco de andar com os jovens e ir virando amigo de Oliver, o homem que está passando uns dias em sua casa e dormindo em seu quarto. Eles começam a andar juntos, conversarem e se aproximarem e de repente se vêem apaixonados. 


 Vamos lá: eu gosto de filmes refinados, mas pra mim a história tem um peso muito forte na classificação e, claro, eu presto atenção na trilha sonora, nos personagens, situações e todo o resto, pois realmente tudo isso junto completa e se transforma num filme onde a história é o 'cérebro' e direciona tudo isso para o caminho bom ou para um caminho ruim e dependendo do caminho o filme vira um desastre ou um grande filme. 
 'Me Chame Pelo Seu Nome' é um longa muito complicado de classificar e vou por partes: o roteiro é muito bem escrito com conversas profundas, inteligentes onde muitas vezes são falados sobre cultura e arte e até mesmo sentimentos, é um longa profundo. Aqui é os anos 80 e não é 'comum' ver gays nas ruas e tal homem e o jovem vivem um romance, algo proibido porém muito bonito, delicado, onde se aproveitam o momento pra se entregar, realmente muito belo. Os personagens são legais e  o ambiente onde foi gravado, no verão da Itália é realmente lindo. Até aqui ok, mas e a parte da história?
 O filme tem muitos pontos positivos, mas a história é um pouco 'simples demais' onde não existem reviravoltas ou grandes situações pra 'chacoalhar ela'! Muitos podem dizer que o filme é perfeito assim e não estou tentando dizer o contrário, realmente o longa é bonito, indico pra você assistir se gosta de filmes assim que 'imitam a arte da vida' e não temos nada muito relevante na base da história e realmente pequenas situações se formam no meio de tanta beleza. Ao meu ver o longa tem tantas coisas bonitas, delicadas como o sentimento e até mesmo inteligente que a história atravessa 'tímida' no meio de todos esses elementos, pois ela não parece 'tão importante' (deu pra entender)?
 Eu gosto de filmes mais 'light', com situações simples e que não acontecem muitas coisas e que são dadas grandes importâncias para pequenos detalhes e por isso o espaço 'Black Dog' classifica o longa como um 'bom' (três estrelas) filme. Não estou dizendo (mais uma vez) que poderia existir uma tensão, mais acontecimentos, reviravoltas e dramas, pois o filme não é pra isso, ele é único e segue com seu jeito agradando muitos que o consideram uma 'obra-prima' e eu também gosto de filmes assim, tanto que assisti inteiro e ele dura 131 minutos. Porém eu classifico ele com essa 'nota' pela história tímida e sem muitos acontecimentos e pra mim cada vez mais rica (e de qualidade) a história mais o filme consegue ter mais destaque. Confira abaixo três vídeos sobre o longa 'Me Chame Pelo Seu Nome'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário