'Efeito Borboleta' (título original: 'The Butterfly Effect') é um loga de drama e fantasia que foi lançado no dia 23 de Julho de 2004 sendo dirigido e roteirizado pela dupla Eric Bress e J. Mackye Gruber e no elenco contamos com Ashton Kutcher, Amy Smart, Elden Henson, William Lee Scott, Melora Walters, Logan Lerman, John Patrick Amedori, dentre outros.
O longa conta a história de Evan Treborn que mora com a mãe, pois o pai tem alguns problemas mentais e é internado numa clínica psiquiátrica. O garoto logo apresenta alguns problemas de fazer algumas coisas e simplesmente não lembrar, pois ele age e sua 'mente não registra os momentos e as ações' e depois que ele 'desperta' ele já fez ou já causou aquilo e não sabe qual foi o motivo e porque está assim. Ele tem dois amigos: Lenny e Tommy, este é um garoto problemático por conta do pai e sempre se mete em confusão, mas tem uma irmã linda chamada Kayleigh que logo Evan se apaixona pela garota. Com vários problemas naquela cidade sua mãe decide se mudar com ele tendo 13 anos que promete que voltaria por Kayleigh, mas os anos passam e ele entra pra faculdade de psicologia e faz outros amigos e tem relacionamentos até ele começar a ter 'visões' daqueles momentos que foram 'cortados' quando ele era criança e logo ele decide voltar pra cidade onde morava pra encontrar os velhos amigos e saber se aquilo é real ou fruto de sua imaginação. Vendo que nada está agradando ninguém sobre situações que aconteceram no passado, Evan tinha o costume de escrever num diário todos os dias e tendo eles ele consegue ler e se transportar pro passado tentando resolver ou modificar uma situação e depois que ela termina ele é transportado pro futuro numa realidade completamente diferente que é 'fruto' dos atos que ele realizou no passado modificando-o. Ele tem o 'poder' de moldar o passado, mas não sabe o que irá acontecer no futuro.
Sim, foi uma sinopse grande porque eu quis explicar um pouco sobre o que acontece no filme. Na verdade 'Efeito Borboleta' pela sinopse acima você pode se sentir perdido ou achar que o longa é complicado demais e tem muitas 'viagens malucas' pra entender, mas assistindo não demora nada pra você pegar o compasso da história e ir seguindo o personagem principal retornando para situações do passado tentando alterar o futuro onde seu foco é que todos fiquem bem, mas parece que o futuro não vai agradar a todos, pois sempre alguém está na pior e ele volta a retornar sempre.
Eu já ouvi falar do filme, creio que já assisti algum da franquia, mas não me lembro de detalhes e ontem decidi assistir este que depois que conclui eu decidi (pelo menos por agora) não ver os outros, pois 'Efeito Borboleta' é um filme para uma única história, pois a história termina nesse filme e como fez sucesso eles decidiram criar mais filmes que, obviamente, não surtiram o mesmo efeito e nem sucesso que este aqui.
Eu decidi não ver pra não manchar pra mim o nome 'Efeito Borboleta', pois achei o filme fantástico! A história é muito boa e dinâmica dentro dos 113 minutos de duração onde realmente acontecem inúmeras coisas. O roteiro é muito original e bem feito e claramente a história é muito bacana e até mesmo inteligente, pois parece um pouco maluca e não é explicado como ele consegue 'retornar ao passado' de alguma forma pra alterá-lo, mas conseguimos facilmente 'engolir' essa questão e seguir com o filme gostando do material que nos é apresentado e curioso pra ver em qual 'reconstrução' ele vai conseguir trazer um futuro melhor para seus três amigos e para sua mãe e, claro, pra ele também.
Achei muito bacana e interessante onde indico pra todos que ainda não viram e sentiram uma curiosidade em 'Efeito Borboleta' que, com certeza, é um longa diferente e curioso. É um clássico, acredito que muitos já tenham assistido, mas claro que tem alguns que não e mais ainda essa 'nova geração' que era criança em 2004 nem se quer ouviu falar no filme ou sentiu interesse em assistir, mas eu digo que pode assistir que você irá curtir demais o material! Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Efeito Borboleta' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme que apresenta um final um tanto quanto surpreendente. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário