terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Yesterday


 E irei falar hoje sobre o filme 'Yesterday' (sim, sem tradução mesmo) que leva o nome de uma famosa música dos 'Beatles' (você nunca ouviu 'Yesterday'? Por favor,  ouça aqui e depois continue lendo a postagem...) que estreou no dia 29 de Agosto de 2019 sendo um filme de 'comédia musical' dirigido por Danny Boyle e roteirizado (e que também teve a ideia original) Richard Curtis. No elenco temos Himesh Patel, Lily James, Kate McKinnon, Ed Sheeran (sim, o músico), Joel Fry, Lamorne Morris, dentre outros.
 O longa conta a história de Jack Malik que sonha em fazer sucesso na música e tem uma amiga e empresária chamada Ellie que sempre está o ajudando (quando possível) já que ela é professora de matemática. Um dia ele se cansa e tem a certeza que a música não é pra ele e na mesma noite ele sofre um acidente enquanto andava de bicicleta onde o mundo se apagou por alguns segundos e o ônibus o atropelou. Não foi um simples 'apagão mundial' (se isso fosse simples), pois depois de uns dias ao retornar pra casa depois de ficar internado ele ganha um violão e decide cantar a música 'Yesterday' dos Besatles e todos se emocionaram. Ele acha estranho e cita a banda e simplesmente ninguém conhece e depois dele pensar que é uma brincadeira ele pesquisa na internet e vê que realmente a banda, de alguma maneira, nunca havia existido. E agora? Será que ele vai voltar a cantar?


 Imagina um universo paralelo onde uma das maiores bandas de todos os tempos (se não for a maior) simplesmente não existiu e você é o único que conhece as letras e sabe tocar, o único que teve contato com o material dos Beatles. É nessa ideia maluca que o longa 'Yesterday' embarca, pois Jack decide retornar ao mundo da música e ser reconhecido trazendo a música dos Beatles para o mundo já que eles nunca ouviram.
 O filme realmente é muito curioso, pois pegaram essa ideia e colocaram na atualidade e aqui vemos como os grandes sucessos se encaixariam nos dias atuais, será que as pessoas iriam gostar? Será que teriam espaço? Será que os gêneros mais modernos acabariam confrontando as músicas 'atuais' dos Beatles e não sofreria o mesmo impacto que sofreu (e foi um absurdo) na década de 60? É um filme curioso que traz uma possibilidade, um novo olhar como 'e se...' não existisse isso, ou mudasse aquilo e daí o roteirista imagina algo mais plausível de se contar diante daquela ideia 'maluca' que ele jogou e decidiu seguir caminho.
 Temos muita música, temos 'teoria' e é até engraçado de ver ele compondo as músicas e gravando e as pessoas indignadas como ele criou aquela 'perfeição' tão rápido e uma das cenas mais interessantes e engraçadas é quando ele vai mostrar para os pais a música 'Let it Be' onde eles ficam atrapalhando e ele se enfurece ao dizer que eles seriam os primeiros humanos na face da terra que iriam ouvir aquela incrível canção. Temos uma cena bem emocionante também (caiu um cisco no meu olho na hora, que coisa!), mas não vou contar mais pra não estragar a surpresa.
 Não esperava pelo filme, ele simplesmente 'surgiu' e eu adorei assistir e pensar dessa maneira, criei também uma teoria pra tudo aquilo do filme, mas fui 'tapeado' no final, mas o longa é muito interessante e eu gostei demais da ideia. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Yesterday' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme, pois ele é divertido, tem uma lição de vida e existem citações de outras bandas como o Jack pequeno na escola no show de talentos tocando 'Wonderwall' do Oasis (não creio que você não conhece essa música?). Confira abaixo três vídeos sobre o filme 'Yesterday' com essa ideia maluca que só o Jack se lembra da existência dos Beatles.



Nenhum comentário:

Postar um comentário