domingo, 17 de novembro de 2019

The Babadook


 E eu assisti este filme duas vezes (contando com ontem) pra trazer aqui no espaço, pois eu estava sendo obrigado a falar dele aqui e trazer o conhecimento da existência dessa obra pavorosa que merecia muitos holofotes e mais reconhecimento. Estreando no dia 17 de Janeiro de 2014 'The Babadook' é um filme de terror (raiz) australiano que foi dirigido e roteirizado por Jennifer Kent e no elenco temos Essie Davis, Noah Wiseman, Hayley McElhinney, Daniel Henshall e poucos outros, pois o longa realmente não tem muitos personagens.
 O filme foca numa família constituída pela mãe Amelia e seu filho pequeno chamado Samuel. Eles tem uma vida difícil, pois as contas não param de chegar, ela trabalha num emprego nada divertido e não tem amigos e muito menos tempo livre e seu filho é meio hiperativo e apronta algumas coisas não deixando a cabeça da mãe sossegada por nem um minuto. No meio dessa vida complicadíssima onde ela tem que cuidar do garoto sozinha, já que seu marido faleceu numa batida de carro quando estava a levando pro hospital pra dar a luz ao Samuel, ela encontra um estranho livro de capa vermelha sangue na hora de ler uma história pro garoto dormir como de costume, porém o livro continha uma história amedrontadora para crianças falando de um monstro chamado Babadook que iria invadir a casa, a vida deles e as transformar num inferno.


 'The Babadook'... Não sei se posso chamá-lo de um filme 'independente', mas ele de fato não tem nenhuma mega (ou grande sequer) produção por trás e ainda é australiano e veio aqui com miníma força, mas pra quem assiste causa um impacto e tanto! Você talvez nunca ouviu falar, mas os amantes de terror que sabem onde uma boa história está sendo produzida (pode ser na Arábia) já sabem e amam esse filme de paixão, por isso deve ficar ligado e dar importância, até mesmo, para filmes que não tem tanta credibilidade assim e 'The Babadook' só existe na versão legendada.
 Filme de terror raiz literalmente, pois o filme não tem nada sobre o que comparar com outros filmes que caíram no gosto do pessoal sendo 'americanizado' se tornando 'primo' do grande 'Hereditário' que lançou em 2018 e já falei dele aqui no espaço. O longa é bom, pois tem poucos personagens e eu gosto de filmes assim, pois ele fica mais concentrado e nos aproxima com muita facilidade aos personagens que estão vivendo aquela situação (aqui, mãe e filho). 
 Logo de cara sentimos a tristeza daquela família, como é difícil e até mesmo chata a vida deles e ainda acontece um desastre desse: um monstro de um livro acaba infernizando a vida dessa família onde os outros membros que nem são citados, mas uma tia que é próxima, já os consideram estranhos demais. 
 Não temos nada (talvez um pouco, mas o ideal) efeitos especiais, primeiramente Samuel diz que vê a criatura Babadook em seu quarto e depois vai espalhando pras crianças que ficam assustadas e para as pessoas ao redor e quando sua mãe fica exausta de tanto ouvir o filho falar nesse 'personagem de livro' ela começa a sentir a presença escura e maléfica da entidade sentindo que realmente ele existe, está presente e descobre suas reais intenções com ela e seu filho.
 Eu achei o filme incrível, realmente ele não tem uma história muito elaborada, mas a tensão presente nele é enorme chegando a incomodar o telespectador (do lado bom) ao ver tais situações da família como vivem e depois o que vai acontecendo. O longa tem 94 minutos e se conta uma história sem rodeios e um tanto simples com pouco dinamismo, mas construindo algo realmente diabólico aos poucos nos preparando para o pior que está por vir. Não é um filme fantasioso, não vemos coisas 'de outro mundo' que acontecem nas maiorias dos filmes sobrenaturais, porém o 'pouco' que acontece aqui nos traz muito algo que acontece na vida real chegando perto e nos trazendo mais medo e essa é a grande essência do filme.
 Foi considerado por muitos o melhor filme do ano de 2014 e não tiro a razão, pois é muito difícil ver filmes assim que são realmente atormentadores e obscuros trazendo uma história realmente bizarra, mas permanecendo com os pés no chão. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'The Babadook' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme, pois eu adorei, quero ver mais filmes do gênero, mas realmente são raros e é complicado fazer e acertar nos pontos pra entregar um material de tão boa qualidade, mas enquanto novos não aparecem eu fico na torcida como muitas pessoas! Confira abaixo dois vídeos sobre o longa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário