Hoje eu vim falar do misterioso filme 'A Caixa' (título original: 'The Box') que estreou no dia 26 de Março de 2010 sendo dirigido e roteirizado por Richard Kelly em cima da obra original de Richard Matheson. No elenco temos a linda Cameron Diaz, James Marsden, Frank Langella, Gillian Jacobs, James Rebhorn, Jenna Lamia, dentre outros.
O filme se passa na década de 70 que conta a história de um casal: Norma que é uma professora que tem um pé deformado por um acidente médico e anda mancando e Arthur que trabalha pra NASA e enquanto espera a resposta se ele vai ser um astronauta ele trabalha pra uma prótese pro pé da esposa para que ela possa correr um dia e juntos eles tem um filho. Os problemas financeiros começam e o casal fica preocupado até um estranho senhor com uma grande queimadura numa parte da face aparecer na porta da família e pedir pra entrar. Ele então deixa uma misteriosa caixa chamada 'unidade botão' com uma chave e explica que existem duas opções pra serem tomadas dentro de 24 horas: se o botão for apertado uma pessoa que eles não conhecem morre e eles ganham um milhão de dólares e se decidirem não apertar o botão ele virá buscar no dia seguinte e nada acontece. E agora?
Eu já assisti o filme e me esqueci como era a história, porém lembrava da caixa e tudo mais e inventei de assistir ontem pra trazer aqui no espaço e comentar sobre ele e existem 'prós' e 'contras' sobre esse longa.
Não vou enrolar, pois a ideia é muito boa e deixa o telespectador doido no mistério envolvendo a tal caixa com o botão e sem explicação alguma uma pessoa morrerá pela consequência do apertar do botão e tudo parece muito estranho e essa parte do filme (até os vinte minutos, por aí) consegue prender muito o telespectador, a ideia foi boa, mas é obrigado a continuarmos a história e o criador dar um jeito de explicar como aquilo funcionaria, qual era o estranho mecanismo, quem era aquele homem, dentre outras muitas dúvidas que giram em torno do filme e... Fica tranquilo que elas são felizmente esclarecidas, mas esse é o ponto ruim do filme.
'A Caixa' apresentou uma ideia muito boa que criou um suspense enorme, porém não demora muito pra 'Ficção Científica' dar as caras no filme e toda história ser explicada em torno desse assunto o que eu não gostei nem um pouco. É como se o criador tivesse tal ideia, mas pra 'resolver' explicando-a ele não teve muita criatividade e 'viajou na maionese' literalmente tentando explicar (e conseguindo), mas de uma forma muito maluca que não consegue surpreender ninguém, além de inventar algumas coisas pra dar ênfase pra explicação e pronto! Ele consegue, mas não é feliz.
Muitas coisas estranhas acontecem, posso dizer que o suspense ainda continua presente, mas a qualidade da história é baixa e fica muito estranho e distorcido pra todos que estavam animados com a ideia esperando uma explicação melhor e menos 'lunática' sobre a caixa, a 'unidade botão', a morte e o dinheiro... e o senhor com o rosto queimado.
Eu não gostei do filme, pois o começo te prepara pra algo grande e lhe deixa empolgado pra depois em 70 minutos ele entregar um material 'meia boca' e chato pra conferir. No final, como resultado de tudo ele até volta a ficar legal novamente, pois o longa começa com os pés no chão, mas rapidamente levita e fica por um bom tempo no ar e no finalzinho ele decide descer novamente, mas logo termina e a história não me agradou nem um pouco. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica o longa 'A Caixa' como um filme 'ruim' (duas estrelas), pois eu não sei se ele inventou tudo isso pra ter uma desculpa sobre o acontecimento ou a ideia real da história do filme era essa e que ele a teve junto com a criação do suspense sobre a caixa, mas pra mim não funcionou e ficou bobo. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário