domingo, 6 de outubro de 2019

Psicose


 E hoje irei falar de um clássico do cinema chamado 'Psicose' (título original: 'Psycho') que estreou no dia 25 de Agosto de 1960 (talvez seus pais nem tivessem nascido) e o longa tem a cena clássica do assassinato no banheiro onde muitos filmes recriaram e, claro, o longa serviu de 'fonte' para vários outros que seguiram a mesma linhagem futuramente envolvendo 'serial killers' e por aí vai.
 Dirigido por Alfred Hitchcock e roteirizado por Joseph Stefano, no elenco contamos com Janet Leigh, Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin, Simon Oakland, Martin Balsam, dentre outros. O filme conta a história de Marion Crane, uma jovem que trabalha numa imobiliária e, de repente, aparece um homem rico pra comprar uma casa dando 40 mil dólares em espécie negando que iria depositar no banco. A mulher que era de confiança diz que está com dor de cabeça e vai pra casa, mas que antes iria passar no banco pra depositar tal quantia onde não acontece. Ela decide refazer sua vida com o dinheiro fugindo do local até parar num hotel no meio de uma avenida abandonada e ser assassinada. Quem a matou? E o dinheiro? Existem algumas questões que estão pairando em nossas cabeças.


 Eu nunca tinha assistido o longa e confesso que o vi ontem por pura curiosidade e sim, o longa é em 'preto e branco', pois é de época e acredito que muitos que assistiram curtiram muito a história do longa e por isso o mesmo hoje ainda é muito lembrando, não só pelo grande diretor Hitchcock, mas pela sua trama envolvente.
 Se pararmos pra pensar o longa não tem uma grande história, ele segue numa linha básica sem muitos lugares pra ser apresentados e nem muitos personagens onde até mesmo parece uma 'troca' sobre quem está procurando Marion Crane. O longa é interessante, ele consegue te prender e depois nos apresenta com muitas explicações o que aconteceu deixando o telespectador a par de tudo. É claro que sessenta anos depois o cinema evoluiu demais e não só pelos efeitos especiais e jogo de câmeras, melhor posicionamento, mas sim a história e o roteiro também.
 Gostei muito de 'Psicose' e todos fãs de filmes deveriam assistir o clássico. Ele entrega um bom material, uma história bacana, mas que ao meu ver poderia ser recheada com outras coisas como enriquecer algumas cenas pra dar mais credibilidade e até mesmo aumentar a tensão do filme, mas aqui só vemos a história em si e muita conversa onde tais situações, quando acontecem, são rápidas e só entrega pro telespectador a sensação que aconteceu não mostrando detalhes ou prolongando a mesma. Porém foi como eu disse, é um filme de época e precisamos levar em consideração tudo isso e por isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Psicose' como um filme 'bom / ótimo' (três estrelas e meia), pois superou minhas expectativas e a história criada é bem interessante e um pouco perturbadora e vale muito a pena ser conferida! Veja abaixo dois vídeos sobre o longa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário