quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Fome de Poder


 'Fome de Poder' (título original: 'The Founder') não é um documentário, mas sim um filme do tipo 'biografia' que conta a história de como surgiu a rede mais conhecida de 'fast food' do mundo, o McDonald´s (deu até fome ontem assistindo), então coloquei nesse marcador, mas vamos lá. O filme estreou no dia 9 de Março de 2017 sendo dirigido por John Lee Hancock e roteirizado por Robert Siegel e no elenco temos John Carroll Lynch, Michael Keaton, Nick Offerman, Laura Dern, B. J. Novak, Catherine Dyer, Linda Cardellini, Patrick Wilson, Griff Furst, dentre outros.
 O filme / biografia é baseado em fatos reais e conta como a rede de lanchonetes McDonald´s surgiu. Primeiro temos Ray Kroc e o filme começa na década de 50 onde muitos homens trabalhavam de vender coisas de porta em porta e ele era um deles e vendia mixers pra fazer Milk-Shake. Ele visitava inúmeros restaurantes que não queriam comprar e o homem estava desolado, pois antes já tentou vender muitas outras coisas que não chegaram a vingar até ele receber uma ligação em seu escritório de uma lanchonete distante que queria logo seis e ele se abismou com a quantidade. Indo lá ele descobre uma lanchonete simples chamada 'McDonalds' que pertencia aos irmãos Mac e Dick McDonald e ela trazia uma coisa que ninguém tinha: comida rápida, pois a pessoa pedia e o lanche era entregue em trinta segundos. Com um cardápio limitado, mas que todos adoravam a lanchonete era uma novidade e não existia nada igual. 
 Ray então enxerga que ela pode virar uma franquia e, com certeza, viraria um sucesso pelo seu mecanismo próprio e agilidade e que conquistaria os clientes, mas os irmãos não sonhavam tão alto e já tentaram abrir franquias, mas pela qualidade elas não vingavam. Ray então decide apostar todas suas fichas no restaurante pretendendo trazer um conceito que conquistaria todos os americanos. Será que ele conseguiu?


 Eu já cruzei com o filmes diversas vezes, porém pensava que o mesmo tinha uma linguagem difícil e era mais burocrático e focaria menos na história em si (achismo é achismo) e fui 'empurrando com a barriga' até decidir assistir ontem e me surpreender com a qualidade do filme.
 Como dito, o longa é um tipo de biografia que conta desde os primórdios do McDonalds e apresenta os irmãos e a história deles que tentaram trabalhar de outras coisas antes até pensar num restaurante que vendia lanches rápidos e não em 'drive-in' como aconteciam em todas lanchonetes dos Estados Unidos, porém Mac e Dick Macdonald não sonhavam alto e estavam felizes em atuarem naquele lugarzinho até a chegada de Ray que decide apostar tudo e passar a mão em suas últimas moedas pra investir na ideia que tomaria conta do país abrindo uma franquia e tentar vender a ideia para os outros criando mais unidades em todos os Estados Unidos. Com certeza, uma grande aula de Marketing foi dada com esse material presente em 'Fome de Poder' e o longa conta com detalhes o que foi acontecendo, as desavenças, os contratos, as tentativas de quebra, as franquias, as novidades, baixar custos e tentar ganhar mais dinheiro e até mesmo crises que Ray enfrentou com essa ideia maluca, porém um 'sonho' que ele teve que vive até os dias de hoje e, com certeza, até o último dia de existência desse mundo (quando colonizarem Marte pode apostar que lá vai ter um McDonald´s).
 Eu gostei do filme, ele conta uma história muito legal e tentadora de um visionário e até mesmo uma lição de vida onde ele sempre diz que se você não persistir você não chegará em lugar nenhum e realmente o homem conseguiu. Eu curti muito saber como foi essa ideia, todos os planos e, claro, as confusões que aconteceram e todas desavenças.
 Se você é curioso sobre o assunto ou gosta de Marketing e propaganda, com certeza irá gostar muito da história, mas relaxa: se você pensa que o longa se trata de palavreados difíceis, mesas com homens de gravatas resolvendo as coisas de longe está muito enganado. Realmente é uma história, da gosto de assistir os chefões colocando a mão na massa e todo o resto e realmente eu gostei muito do material apresentado e acredito que todos deveriam ver o filme que tem a duração de 115 minutos. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Fome de Poder' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme / biografia centrada na maior rede de lanchonetes do mundo contando a história de um homem que não tinha quase nada, mas com essa 'força selvagem' sem medo e com um olhar diferente de todos os outros conseguiu mudar o mundo na categoria 'fast food' que existe atualmente, mas que começou há muitas décadas. Confira abaixo três vídeos sobre o longa 'Fome de Poder'.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário