quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Demônio


 Estreando no dia 17 de Setembro de 2010 temos o filme 'Demônio' (título original: 'Devil') um nome bem 'forte' que é um longa de terror dirigido por John Erick Dowdle e criado por M. Night Shyamalan (que surpresa ele não dirigir) o mesmo homem que criou 'Corpo Fecahdo', 'Fragmentado' e 'Vidro' (que é uma trilogia) e 'A Vila', dentre outros. No elenco temos Chris Messina, Logan Marshall-Green, Bojana Novakovic, Bokeem Woodbine, Jenny O'Hara, Jacob Vargas, dentre outros.
 O filme gira em torno da história que o demônio pode se 'encarnar' e se passar por uma pessoa fazendo com que situações estranhas aconteçam e ele traga o caos por onde passa e seguindo por essa 'regra' a história centra num prédio onde, de manhã, uma pessoa pula de um andar muito alto cometendo suicídio e o detetive Bowden começa a investigar o caso, mas logo é chamado pra resolver outro problema no mesmo prédio onde existem cinco pessoas que ficaram presas num elevador e que coisas estranhas estão acontecendo lá dentro custando suas próprias vidas.


 Eu já tinha visto uma vez e depois de muito tempo (muito mesmo) decidi assistir na Segunda de noite pra conferir a história e prestar mais atenção onde descobri que foi criado pelo grande M. Night Shyamalan. Como já dito, o filme gira em torno de que o próprio demônio circula pra lá e pra cá criando o caos e incentivando a violência contra nós, meros mortais, e as coisas estranhas começam a acontecer onde o ponto alto é as cinco pessoas presas no elevador onde coisas estranhas acontecem lá dentro e os seguranças e o próprio detetive Bowden assistem o que se passa.
 'Demônio' é um filme bem centrado, não é sempre que acontece coisas e pra lembrar da história de que o demônio sempre está por perto existe um segurança chamado Ramirez que é latino e trabalha no prédio que sempre quando vê algo de estranho ele começa a rezar e conta essa história não só martelando na cabeça do detetive que está no caso, mas também na cabeça do telespectador (talvez pro filme não perder o meado sinistro que segue).
 Por se passar apenas no elevador, o longa consegue aguçar a curiosidade de quem está assistindo, pois não sabemos quem lá dentro está causando tais atrocidades e (não é 'spoiler'), mas ninguém lá dentro pode ser considerado 'santo'. A curiosidade prende o telespectador, com toda certeza, não fazendo o longa se estender muito, pois o mesmo tem 80 minutos de duração e achei essencial pra não ficar cansativo ou fazer muitos rodeios até 'abrir o jogo' pro telespectador curioso. Porém existem situações menos relevantes que acontecem fora do elevador que não deixa aquele ar claustrofóbico de só manter a história com os cinco que ficaram presos. 
 Eu gostei, lembro-me que na primeira vez que o assisti (acredito que foi em 2011) eu não tinha gostado muito, mas aprendi com o decorrer do tempo a assistir filmes com outros olhos e prestando atenção em outras situações e acontecimentos que conectam com a história principal criando um enredo e dessa vez que o assisti eu achei um longa 'normal', tiveram uma certa criatividade pra criar um ambiente sombrio onde tais coisas acontecem (mesmo com o Ramirez martelando tal história em sua cabeça) e deu pra relevar e com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Demônio' como um 'bom' (três estrelas) filme. É diferente, porém não traz nada demais que poderia ter enriquecido sua qualidade e acredito que ao assistir a pessoa irá gostar (ou ficará devendo um pouco), mas não é uma história descartável e está longe disso, com certeza. Confira abaixo três vídeos sobre o longa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário