'Buscando...' (título original: 'Searching') estava comigo há um tempinho, mas sempre eu passava outros filmes na frente dele até que ontem de noite eu decidi assistir e me surpreendi com o material que foi apresentado e vou falar um pouco dele aqui (o necessário) pra você ficar por dentro e saber se irá gostar ou não.
'Buscando...' é um filme de suspense que estreou no dia 20 de Setembro de 2018 sendo dirigido e roteirizado por Aneesh Chaganty que recebeu a ajuda de Sev Ohanian. No elenco temos John Cho, Michelle La, Debra Messing, Joseph Lee, dentre outros.
O longa foca em poucos personagens, então vamos pra sinopse. David Kim tem uma esposa e uma filha chamada Margot e no início do longa vemos o tempo passar através de uma 'screen' (tela) de computador (sim, o longa se passa inteiramente através de telas de computadores no estilo 'Amizade Desfeita', porém aqui funcionou muito melhor) e começamos com um Windows XP com os três usuários da família e fotos que eles colocavam e arquivos que compartilhavam. Depois de alguns anos quando Margot completou treze anos sua mãe falece por conta de um câncer e ela passa a viver com o pai (ai mudamos para um sistema iOS de Mac) vendo como vai a vida dos dois até que a garota se torna adolescente e não quer ficar muito com o pai e resolve ir pra casa de uma amiga pra estudar e diz ficar até a noite e David concorda. Ele dormindo recebe três ligações da filha que não são atendidas e no dia seguinte a garota misteriosamente desaparece. Ele liga pra polícia, uma detetive famosa pega o caso, mas as coisas ficam cada vez mais misteriosas com a pesquisa que David faz da filha em meio de arquivos e redes sociais descobrindo coisas que lhe fará questionar se ele realmente conhece a Margot.
Eu fui pego de surpresa! Mas felizmente uma surpresa muito boa que me surpreendi muito positivamente com o que o filme me ofereceu e o jeito que ele apresentou a história, por meio de 'screens' de computadores (você entenderá melhor vendo os trailers). Eu confesso que fiquei com receio de ver aquele 'formato', pois logo lembrei de 'Amizade Desfeita' que não gostei e aplicou o mesmo estilo, mas aqui, diferente do outro filme citado, tem muitas gravações de câmeras, bate papos por cam e registros audiovisuais que não deixam você perdido. O que acontece é que existem algumas partes que o personagem conversa por texto e não da pra entender muito (pois é inglês e existem outros elementos na tela), mas com as gravações e a webcam ligada ficou tudo mais claro e eu achei muito boa a adoção desse estilo para este grande filme.
'Buscando...' tem o nome bem sugerido, pois apesar da detetive ir atrás e fazer suas pesquisas, David também faz e nós telespectadores ficamos de olho em tudo: amigos, redes sociais, conversas antigas, arquivos antigos e muitas outras áreas da internet onde a garota pode ter passado e deixado alguma pista de onde foi ou o que estava acontecendo na sua vida, pois ela era bem calada.
O filme consegue puxar (literalmente) o telespectador pra dentro da situação onde fica muito tenso, pois sentimos (eu particularmente senti) que estava pesquisando junto, que estava acompanhando o caso e muitas pistas e teorias surgem e coisas estranhas sobre a jovem Margot pra atrapalhar (ou ajudar) são descobertas. É como se você se sentisse acompanhando um caso de desaparecimento de alguma pessoa num telejornal e ficasse obcecado por aquela matéria e quisesse se envolver mais (por curiosidade, talvez) pra tentar descobrir o que aconteceu, quem foi o responsável ou até mesmo, nas últimas das hipóteses, saber se a vítima está morta ou não.
Eu abracei o filme, os atores estavam ótimos e essa construção da família, a Margot ainda criancinha com a mãe e todos esses elementos em arquivos antigos ajudou muito a nos aproximar da família a conhecendo e pegando um certo afeto por ela e depois que o balde de água fria cai a gente sofre também e desperta muito a curiosidade dentro desse estranho caso onde vão se descobrindo pessoas e arquivos estranhos e até mesmo dinheiro. Bom, não falarei mais pra não comprometer a experiência total que você terá assistindo esse filme conseguindo sentir as emoções como as dores de David que é um homem solitário e só tem a filha. Um ótimo suspense, muito dinamismo dentro desse estilo adotado e tudo foi demais e com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Buscando...' como um 'ótimo / excelente' (quatro estrelas e meia) filme, pois eles conseguiram acertar em cheio além de conseguir prender o telespectador criando toda essa atmosfera onde paramos de viver aqui e passamos a acompanhar todas as pesquisas envolvendo Margot. Confira abaixo três vídeos sobre o filme e tenho certeza que você vai gostar demais, pois é uma experiência diferente e que encaixou muito bem no estilo de filme e história apresentada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário