quinta-feira, 12 de outubro de 2023

O Exorcista: O Devoto

                                                

 Sim! 'O Exorcista: O Devoto' estreou hoje dia 12 de Outubro nos cinemas (feriadão) e eu fui assistir, pois sim, este eu queria ver na estreia como um afoito, pois eu já estava ansioso pra ver, mas vamos falar disso mais pra frente. Dirigido por David Gordon Green (que também roteirizou) no roteiro temos Danny McBride, Peter Sattler e Scott Teems. No elenco contamos com Ellen Burstyn, Leslie Odom Jr., Ann Dowd, E. J. Bonilla, Antoni Corone, Lidya Jewett, Jennifer Nettles, Norah Murphy, Rory Gross, dentre outros.

 No longa, que promete ser o primeiro de uma trilogia contando o primeiro (o clássico de 73) sendo o filme base onde 'O Exorcista: O Devoto' é o segundo dentro da 'franquia original' agora (até que provem o contrário) é contada a história de uma garota de treze anos que perdeu a mãe quando deu a luz pra ela. Com muitas saudades e sem saber direito quem foi sua mãe, ela vive com um pai carinhoso que a diverte, a garota tem uma melhor amiga na escola onde elas decidem ir pra floresta e fazer uma 'brincadeira' pra invocar algum espírito e a garota tentar falar com sua mãe falecida. Porém as coisas saem do controle e as amigas desaparecem por três dias reaparecendo num celeiro muito, mas muito distante, porém elas não voltaram sozinhas.


 'O Exorcista: O Devoto' estava prometendo ser 'o filme de terror de 2023', aquele que estreia perto do 'Halloween' pra todos se lembrarem e sacudir o público. Jason Blum (chefe da 'Blumhouse Productions'), disse que gastou uma quantia absurda pra comprar os direitos da marca 'O Exorcista' pra fazer uma nova trilogia preservando o grande clássico (pois depois só vieram algumas bombas que a galera não gostou), então ele decidiu fazer a mesma coisa com o que aconteceu com 'Halloween' (o assassino Michael Myers), ele comprou os direitos e o diretor David Gordon Green foi encarregado de criar uma trilogia preservando o grande clássico lá atrás e dando continuidade á partir do seu novo projeto, foi a  mesma ideia que eles tiveram com 'O Exorcista'.
 Faz um tempo que já cantaram essa bola, eu fiquei muito empolgado e eles tiveram tempo pra trabalhar em algo realmente bom que daria jus ao filme clássico de 1973, já que este é uma continuação direta com o mesmo (até que se provem o contrário), então um grande filme teria que vir e pegar todo mundo de supetão, arrecadar milhões de dólares com as mãos nas costas, pois foi investido uma grana. Ok, Jason Blum viu o filme e disse para os fãs se prepararem, pois o filme tinha muito terror. Tudo bem, aumentou ainda mais a ansiedade de quem estava esperando o bendito filme até uma exibição teste acontecer e pegar todo mundo de surpresa: o filme era uma grande bomba.
 Sim! 'O Exorcista: O Devoto' recebeu inúmeras criticas negativas na 'exibição teste' onde os envolvidos com o projeto, vendo que ninguém gostou do filme, tiveram um tempinho pra refazerem algumas coisas e tentarem concertar o máximo que podiam nesse curto período de tempo pra tentar salvar alguma coisa até que existiram exibições antes da pré-estréia ao público (só não fui, pois acabava muito tarde e eu não tenho dinheiro pra pagar carro pra voltar pra casa) e os críticos de cinema caíram matando em cima do longa, dizendo que é uma 'desonra' colocá-lo ao lado de um clássico de 1973 e que o filme estava com cara de um longa que simplesmente poderia sair diretamente pra 'streaming' de tão mal feito o mesmo era. Olha só que medo! Agora eles não poderiam fazer mais nada e o filme estreou.


 'Nossa Lucas, mas 'O Exorcista: O Devoto' foi tão ruim assim?'. Não sei se o diretor Gordon Green sentiu muita pressão ou ele não soube trabalhar com o filme, pois a história tem quase 120 minutos de duração (2 horas) e o que nos é apresentado é muito simples e esse, pra mim, foi o grande erro de 'O Exorcista: O Devoto'. Por se tratar de um filme 'muito poderoso' que fará parte de uma franquia tão marcante pra muitos fãs de terror (ou quem sabe todos), no mínimo, pra dar certo, tinham que contratar uma pessoa completamente audaciosa com o trabalho, que pensa fora da caixa e que não tenha medo de criar algo que não seja convencional. Uma pessoa que seja extremamente criativa, que poderia dar vigor ao filme, ideias que ninguém havia pensado e outras situações que causariam impacto nos pegariam de
surpresa e até mesmo algumas cenas angustiantes e nojentas pra apimentar o 'gore', causar na multidão e aumentar a classificação indicativa pra 'maiores de dezoito'! Resumindo: uma pessoa que não tenha medo de chutar o pau da barraca!
 O que aconteceu: David Gordon Green foi colocado como o cabeça da parada toda e, não sei se foi por medo de falar que não era capaz, ou de recusar um contrato muito bom financeiramente falando, ou ele pensava que tinha culhões, mas não teve nenhum (acredito que essa última seja menos provável), o cara decidiu 'aceitar o desafio' e nos entregou isso aqui: um filme extremamente mal avaliado, todo mundo falando mal e os meios de imprensa 'descendo o sarrafo gostoso' em 'O Exorcista: O Devoto', que poderia facilmente ser o filme do ano e colocar a 'Blumhouse' lá em cima, mas não.
 'O Exorcista: O Devoto' é um filme simples, que da pra ver com muita clareza que foi feito por uma pessoa que não sabia muito o que fazer ou teve muito medo de tentar. Com isso, o filme saiu o mais básico possível, com um roteiro manjado e sem nenhuma surpresa (só uma no final que apontou um personagem, mas não teve tanto impacto, pois acredito que nunca vamos saber sobre o futuro destes aqui apresentados) e claro, essa 'surpresa' não foi o bastante e estão esmurrando o longa com toda força de quem estava louco pra ver algo épico e não acabou vendo nada.
 Eu senti esse 'arroz com feijão' e consegui me entreter dentro da sala de cinema com o filme 'O Exorcista: O Devoto', onde eu confesso que, tinha momentos que eu esperava mais e não vinha, aí em outra situação eu esperei pra encaixar algo legal e não chegava e sempre tiveram esses momentos que nada conseguia emplacar de verdade. 'O Exorcista: O Devoto' pode ser comparado com qualquer outro longa de exorcismo, eu até ressalvo que não pode ser comparado com os filmes 'baratos', mas aqueles de empresas grandes, mas não era pra ser assim, pois a marca 'O Exorcista' é mais 'PREMIUM' sobre do que se trata e do grande sucesso do filme 'O Exorcista' de 1973 e sim, ele sempre deve ser lembrado, pois ao criar este ele teria que ter a obrigação (o David Gordon Green) de criar algo daquele estilo, inovar e impactar como aquele impactou e se não conseguisse, ao menos tentasse.
 

 O que me deixou frustrado e a galera reclamando á torto e a direita é que muita aposta foi feita em cima do filme: que ele seria muito impactante e muito aterrorizador pra quem fosse assistir, mas foi tudo muito simples e foi isso que 'matou' o longa que poderia entregar muito mais.
 Eu fui assistir e a sala estava lotada (feriadão), e pelas pessoas eu percebia que alguns diziam que estava com medo, que alguns elogiavam a maquiagem das garotas possuídas e 'barara e boróró', mas alguns ficavam cochichando com outros e os que foram sozinhos como eu (Forever Alone) apenas assistiu e saiu meio cabisbaixo da sala quando os créditos rolaram onde não existiu nenhuma cena pós-crédito pra tentar emendar com o segundo filme da franquia que está previsto pra sair em 2025, mas que tudo agora é improvável, pois se o primeiro todo mundo desceu a lenha, quem vai apostar em ir assistir um segundo filme com a má reputação deste? Será que o Jasom Blum vai colocar sua mão no fogo pra tentar continuar com o objetivo de criar uma trilogia? Acredito que não vai demorar muito pra termos notícias onde ele irá se pronunciar dizendo que vai descartar a trilogia ou se o segundo filme começou a ser roteirizado ou algo do tipo, basta esperar.
 Falando de mim: 'O Exorcista: O Devoto' deveu bastante, entregou muito pouco, mas conseguiu trazer entretenimento pra quem é um público mais casual que assiste de vez em quando, não acompanhou as notícias e todo o caminhar até a chegada nos cinemas. Agora para as pessoas mais 'hardcore' como eu (e talvez você) que estava aflito pra ver logo (eu paguei um preço absurdo pra ir na estreia), estava contando pra algo novo e aterrorizante, tem uma bagagem de filmes de terror e um currículo invejável sobre filmes de possessões sabendo o que é clichê e o que é básico ou não pra estar presente num filme que, ao assistir, você realmente acaba se lamentando.
 Sobre as 'novidades' é que Gordon Green se pronunciou depois de tantas 'bombas' que o filme levou onde o diretor e roteirista pediu desculpas e que não sabe se vai ser chamado num segundo longa da trilogia e, realmente, se persistissem e quisessem continuar ele teria que ser trocado, pois o homem será linchado se aparecer com um novo 'Exorcista ' em 2025 e ser uma outra bomba e ele complementou que não sabe da situação, pois se este foi ruim será que terá um segundo?
 Foi complicado pra quem apostou muito. 'O Exorcista: O Devoto' teve seus momentos, não aproveitou muitas coisas, trouxe elementos de qualquer filme sobre exorcismos que existe que, antes de ser criado 'bebeu da fonte' do clássico 'O Exorcista' de 1973 e este bebeu das fontes de quem já bebeu do clássico... Acho que vocês entenderam. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'O Exorcista: O Devoto' como um filme 'bom' (três estrelas), pois o longa deveu muito, entregou o básico, mas no básico o cara conseguiu se estabilizar, a história foi simples, mas ele conseguiu segurar as rédeas. Estou tentando dizer que, eu senti muito que, David Gordon Green não tinha mão pra trabalhar com 'O Exorcista: O Devoto', talvez ele não gostaria, não tinha conhecimento com filmes assim ou ficou assustado de tentar trazer algo novo, mais violento e impactante e decidiu fazer o mais básico do básico "do básico" e ficou dentro da sua zona de conforto. O resultado? 'O Exorcista: O Devoto'.
 Antes de ver os vídeos sobre este filme eu quero agradecer muito a sua visita aqui no 'Black Dog', saiba que é de extrema importância, pra mim, que você leia minhas críticas sobre os mais variados filmes e como eu sou cinéfilo eu fico muito feliz que outras pessoas estão sabendo qual minha opinião e que possa compartilhar a sua no campo de comentários do filme desejado agregando ainda mais a postagem. Se puder, compartilhe esse espaço com seus amigos e parentes, em suas redes sociais pra aumentar a visibilidade do 'Black Dog' e ele se tornar mais popular, mais relevante e que mais pessoas possam desfrutar das críticas que faço aqui! Ficarei imensamente grato com a sua ajuda. Se puder você pode estar realizando um pagamento via PIX pra mim: LUIZLUCAS73@GMAIL.COM, pois eu tenho gastos com contas, manutenção do computador que utilizo e mais, então se você gostou do ambiente organizado, da maneira que eu escrevo e quer incentivar esse espaço á crescer, por favor, ajude com qualquer valor, pois eu ficarei imensamente grato! Obrigado e, agora sim, confira quatro vídeos sobre o filme 'O Exorcista: O Devoto'.




Nenhum comentário:

Postar um comentário