segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Jogos Mortais X

                                                    

 E hoje, pra mim, foi um dia feliz, pois fui assistir 'Jogos Mortais X', sim, o décimo filme da franquia de terror mais badalada (uma das mais) do momento (com seu altos e baixos) estreou na semana passada, no dia 28 de Setembro de 2023. O filme é dirigido por Kevin Greutert e roteirizado por Josh Stolberg e Peter Goldfinger. No elenco temos o grande Tobin Bell, Synnove Macody Lund, Shawnee Smith, Renata Vaca, Katie Barberi, Octavio Hinojosa, Joshua Okamoto, dentre outros.

 O longa se passa entre o primeiro e o segundo filme da franquia quando John Kramer estava vivo. Ele sofre de um câncer na cabeça e não tem muito tempo de vida onde ele descobre, por um colega, uma equipe que vive se mudando pra não ser pega pelo governo, pois eles usam alguns métodos que podem fazer milagres, até mesmo nos estágios mais avançados da doença. Uma luz de esperança aparece pra John que decide ir até o México fazer parte e remover essa terrível doença em estado avançadíssimo em sua vida. Porém, no final das contas é tudo uma mentira onde essa equipe pega o dinheiro das pessoas e 'inventam' que fez alguma coisa pra poder curá-las. John Kramer acaba caindo num golpe, mas é óbvio que ele não vai deixar barato pra nenhum dos envolvidos.


 Desde o primeiro filme da franquia até o sétimo intitulado como 'Final', a franquia 'Jogos Mortais' seguia uma linha, uma história com reviravoltas e perseguições onde sabíamos (ou não) quem era o novo discípulo de John Kramer, o grande Jigsaw, e depois outras coisas aconteciam pra alimentar o roteiro que, pra falar a verdade, estava todo 'enbananado' e ninguém estava entendendo mais nada só faltando reviver John Kramer (que faleceu no terceiro filme) pra voltar a fazer as armadilhas. Depois do sétimo filme (que tem um gancho apresentando um personagem das antigas que retorna pra felicidade dos outros e depois não apareceu mais) a franquia foi parar na geladeira e não se ouvia mais em 'Jogos Mortais'.
 Porém o pessoal estava pedindo por mais e decidiram criar um oitavo filme, mas que na verdade era um tipo de 'spin-off' que não era muito ligado (ou nada) com a franquia original agradando algumas pessoas e desapontando outras onde a franquia voltou pra geladeira. Depois, o ator e comediante Chris Rock veio com uma ideia inusitada pra um novo filme de 'Jogos Mortais' intitulado como 'Espiral' junto com Samuel L. Jackson que prometia 'ser do balacobaco' e decidiram aceitar e fazer um nono filme que foi bem estranho, diferente e nada entusiasmante, nem mesmo o Nick Fury conseguiu carregar o longa nas costas com mais uma história paralela com algumas armadilhas aqui e acolá.
 Tudo bem, a franquia não estava boa das pernas até decidirem criar 'Jogos Mortais X' ('X' em algarísmos romanos significando '10'... 'Jogos Mortais 10'), mas neste eles iriam fazer diferente: iriam focar em John Kramer, o cara por trás de tudo e o 'vilão' que conhecemos, nada de história paralela, mas sim uma história antiga, mas nunca contada fazendo parte, oficialmente, da linha temporal da franquia, naquela época boa que toda história não estava de pernas pro ar!


 Com essa ideia genial não poderia dar nada errado, certo? Até que poderia (pois já vi cada coisa), mas não deu pra felicidade de muitos! O que é 'Jogos Mortais X'? O Décimo filme da franquia é inteiramente John Kramer do início ao final mostrando um lado humano do homem e até mesmo nos fazendo simpatizar com o sujeito (um adendo aqui, mas o ator Tobin Bell que interpreta Jigsaw está excelente na atuação). E todo esse papo de que ele não é um assassino, só coloca as pessoas ali pra ter uma nova chance e se redimirem dentro de suas armadilhas... Até que faz sentido nesse décimo filme! Ouvimos tanto falar, mas parece que não descia, mas aqui conseguimos enxergar com outros olhos essa frase que foi martelada tanto em nossa cabeça por todos esses anos! Genial!
 O filme é dele, o longa que dura quase duas horas (o maior filme da franquia em quesito duração) conseguiu trazer uma história incrível para os fãs da franquia, algo novo (mesmo se passando lá atrás) onde assistimos de uma maneira isolada e não fazendo parte de um maranhado de acontecimentos que deixavam pontas soltas para o próximo filme (que estreava sempre um todo ano, próximo do 'Halloween' fielmente) onde aqui o longa teve um começo, um meio e um fim com uma cena pós-crédito revelando algo pra termos uma noção de quem estava ao lado dele fazia um tempinho o que foi interessante de se ver e entender encaixando na linha do tempo.
 Eu amei o filme 'Jogos Mortais X', foi algo bonito de se ver, pois eu enxerguei que o longa não 'apareceu' como o 'oitavo' e o 'nono' (junto com uma ideia meio boba) pra ressuscitar a franquia e ganharem dinheiro em cima, aqui foi diferente, um filme que veio pra honrar a franquia, mostrar o poder que ela tem e o que ela ainda é capaz onde, realmente aqui, a franquia conseguiu entrar nos eixos com muito esmero nos preparando algo melhor e maior para o futuro (talvez voltar pra linha do tempo atual depois dos acontecimentos do sétimo filme com 'aquele personagem', que tal?). 
 Sai da sala do cinema embasbacado, depois de ver algumas 'bombas' nos últimos tempos e sair de cabeça baixa, depois de ver 'Jogos Mortais X' eu voltei alegre pra casa com aquela sensação de 'dever cumprido' e que nem tudo está perdido em Hollywood, tudo bem com as produtoras que alimentam as franquias querem dinheiro e tal, mas as coisas podem ser feitas por amor também, certo? E 'Jogos Mortais X' foi sim, feito com amor para os fãs e até mesmo para o personagem John Kramer. A história é incrível, as armadilhas são boas, mas acredita que nem foi (pra mim) o ponto mais alto do filme? Mas sim as reviravoltas e as situações que acontecem no mesmo que não precisou de litros de sangue, gritaria e desespero pra sustentar a história: existiu, mas essas situações fizeram parte de algo muito maior que foi a própria história contada, o que acontecia fora das armadilhas e todo o resto. Eu amei o filme do começo ao fim, o ápice dele no final foi de cair o queixo e realmente, pra mim, foi até emocionante onde, depois de ver esse filme, você irá refletir se John Kramer é realmente um assassino, um sádico ou ele tem um lado 'correto' ao criar tais armadilhas, o que você tem pra me dizer? Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica 'Jogos Mortais X' como um 'ótimo / excelente' (quatro estelas e meia) filme onde só faltou, pra mim, poder aparecer um personagem aí... Que poderia muito bem estar presente e que faria todo mundo do cinema pular mais do que já pulou, mas ficaram devendo e por isso eu não dou a nota máxima pra 'Jogos Mortais X' que é um dos filmes mais legais de toda franquia, se não for o mais.
 Antes de ver os vídeos sobre este filme eu quero agradecer muito a sua visita aqui no 'Black Dog', saiba que é de extrema importância, pra mim, que você leia minhas críticas sobre os mais variados filmes e como eu sou cinéfilo eu fico muito feliz que outras pessoas estão sabendo qual minha opinião e que possa compartilhar a sua no campo de comentários do filme desejado agregando ainda mais a postagem. Se puder, compartilhe esse espaço com seus amigos e parentes, em suas redes sociais pra aumentar a visibilidade do 'Black Dog' e ele se tornar mais popular, mais relevante e que mais pessoas possam desfrutar das críticas que faço aqui! Ficarei imensamente grato com a sua ajuda. Se puder você pode estar realizando um pagamento via PIX pra mim: LUIZLUCAS73@GMAIL.COM, pois eu tenho gastos com contas, manutenção do computador que utilizo e mais, então se você gostou do ambiente organizado, da maneira que eu escrevo e quer incentivar esse espaço á crescer, por favor, ajude com qualquer valor, pois eu ficarei imensamente grato! Obrigado e, agora sim, confira quatro vídeos sobre o filme 'Jogos Mortais X'. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário