E hoje estou aqui pra começar a falar da 'trilogia cinematográfica' que a 'Netflix' está apostando todas suas fichas nesse ano de 2021. Será que está dando certo? Será que é tudo isso? Vale a pena conferir? Sem 'spoilers' e vamos logo falar de 'Rua do Medo: 1994 - Parte 1' o primeiro de três filmes nessa onda de jovens e terror que foi lançado no dia 2 de Julho de 2021 sendo dirigido por Leigh Janiak que também trabalhou no roteiro ao lado de Kyle Killen. No elenco temos Fred Hechinger, Julia Rehwald, Gillian Jacobs, Kiana Madeira, Maya Hawke, Benjamin Flores Jr. (personagem do seriado 'A Família Hathaway' da Nickelodeon, ele deu as caras por lá e agora está fazendo filmes), Olivia Welch, Emily Brobst, dentre outros.
O longa se passa em 1994 contando um assassinato que aconteceu num shopping onde uma aluna de uma escola da cidade e mais alguns foram assassinados por um garoto trajando uma fantasia de caveira. Tal cidade é rival da cidade vizinha onde sempre ocorre uma rixa e nessa onda entra uma adolescente frustrada com o término de namoro onde sua garota foi para a cidade vizinha (e rival) pra namorar com um garoto. Ela tem um irmão que sabe de tudo sobre assassinatos visitando fóruns pra conversar sobre o assunto até que o mascarado de caveira reaparece pra causar mais assassinatos, mas ele não está sozinho sendo envolvido com uma magia antiga onde os colegas vão se unir pra dar um fim nessa maldição envolvendo uma bruxa antiga e muitos outros assassinos de épocas passadas.
Existem vários serviços de streaming e já sabemos que isso é o futuro e por conta de 'um ser melhor que o outro' eles investem em filmes ou seriados que trazem uma história bacana e que envolva o maior número de expectadores possíveis pra virar assunto e novos migrarem para o tal serviço que está bombando. A 'Netflix' nunca deixou 'a peteca cair' e sempre esteve se reinventando onde elogiei muitos filmes com o selo dela, claro, não se ganha sempre e ás vezes nos metemos numa furada, mas ela é a mais que vem tentando algo novo e sempre aparecendo na frente pra mostrar que ainda tem fôlego.
A ideia atual é trazer uma trilogia de filmes de terror baseado nos anos 90 intitulada "Rua do Medo" trazendo jovens e assassinos com uma mistura de sobrenatural. A empresa lançou os três filmes no mês de Julho de 2021 tendo uma semana (se não me engano) de espera de um para o outro e apostando todas suas fichas nessa novidade da empresa.
Até o momento eu só posso falar de 'Rua do Medo: 1994 - Parte 1', pois eu estava esperando os três serem lançados pra assistir um a cada dia e não perder nenhuma informação e tudo ser fresco pra mim já que eu não conseguiria maratonar os três em uma só noite, mas o que tenho a dizer de 'Rua do Medo: 1994 - Parte 1'? Bom, o longa apostou em personagens bacanas e divertidos, problemas com essa fase da vida (adolescente e começo da adulta) misturando uma 'aventura sombria' e aqui contamos com pessoas mascaradas e assombrações envolvendo, até mesmo uma bruxa, pra dar um fim na vida da galera envolvida que se envolveu por um motivo que você saberá assistindo.
O filme realmente bebe um pouco da água de filmes dos anos 90, clássica franquia 'Pânico' e 'O Massacre da Serra Elétrica' (esse mais pra segunda parte) e mais algumas coisas e 'invenções' pra criar algo novo com a cara dos anos 90 e eu achei que ficou muito legal sim! A 'Netflix' investiu pesado nessa trilogia onde o primeiro filme trouxe personagens interessantes e engraçados (típicos dos anos 90) com alguns problemas entre eles e a personagem principal com a namorada, envolvidos com essas assombrações. Se um crítico 'refinado' for avaliar essa obra, o longa, talvez, 'estaria lascado', pois nada de tão novo é apresentado além de um filme divertido com personagens legais dentro da mais atual 'cultura teem' e não muito a dos anos 90 que puxou mais os monstros e as músicas do longa onde temos 'Creep' de Radiohead e 'Hey' dos Pixies, duas bandas que amo.
Realmente se formos olhar por esse ponto o longa realmente chega a dever algumas coisas, a história é interessante, mas nada de nova. As coisas acontecem e depois tem aquelas situações no final só pra dar uma 'carga de violência' a mais pro longa, pois poderiam ter mais personagens pra serem vítimas, por exemplo. A tensão dos monstros está lá, mas tímida para um filme de terror, ele é, mas não aquele terror que os fãs de terror vão curtir, mas aquele terror mais 'pop e atual' que muitos amam e outros odeiam e a maioria que ama são os jovens e esse filme (a trilogia inteira creio eu) é destinado para esse público, não só por terem jovens (sem pais) envolvidos, mas pela 'pegada' mais clean da história. Achei um absurdo a classificação etária ser de dezoito anos, pois não tem tanta violência assim e nenhum seio pula pra tela pro descontentamento dos jovens, pois as atrizes aqui são lindas.
Meu ponto de vista? Eu gostei, gosto desse terror mais 'atual e pop', mesmo achando mais pobre do que um 'Hereditário', 'Sobrenatural', 'Invocação do Mal' da vida, então mesmo se você fugir de filmes de terror por não gostar, mas gostar de filmes com temas mais 'teen' pode assistir que é pra você! Os personagens e seus carismas, pra mim, foi o ponto alto do filme e isso que o tornou tão bacana. Pra mim a 'Netflix' apostou certo, não vi muitas pessoas falando da trilogia nas redes sociais, mas acredito que fez sucesso com quem assistiu ou alguns nem ouviram ainda falar e podem conhecer através dessa postagem. Pra quem curte 'terror raíz' como 'A Morte do Demônio' ou mesmo os clássicos lá atrás que essa trilogia de filmes 'se banhou', creio que não vai gostar muito, pois a geração é outra e a pegada do filme é outra, mesmo se passando em 1994 e tentando trazer essa nostalgia, mas a única coisa que 'me fez acreditar' que se passava na década de 90 é porque ninguém tirou o smartphone do bolso pra tirar uma selfie, só isso mesmo. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'Rua do Medo: 1994 - Parte 1' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme, pois pra quem gosta de nadar por esses mares que o filme apresenta é um prato cheio, só depende se você gosta ou não.
Mas e a parte dois? Ainda não assisti e daqui a algumas horas irei acompanhar e confesso estar animado. No final desse eles deram uma palhinha que a história vai retroagir mais ainda e outros personagens vão aparecer contando a história de um acampamento onde um assassino ataca os jovens (onde é que eu vi isso?). Pelas cenas que foram mostradas parece ser mais um filme bem interessante na mesma medida deste primeiro, mas espero que criem mais coisas e não seja uma releitura atual de um assassino genérico na situação do 'Massacre da Serra Elétrica' com o 'Jason'. Basta esperar e amanhã trago a crítica da parte dois.
Só pra finalizar eu quero que prestem atenção aqui: o espaço 'Black Dog' tem mais de mil postagens, isso é, mil filmes criticados ao longo desse longo período que ele está online na internet e gostaria muito que você leitor, curioso ou cinéfilo que visita esse espaço se conscientizasse sobre o meu trabalho que faço aqui e reconhecesse, pois não escrevo pra passar o tempo, tudo que faço aqui são pra vocês que gostam de filmes e se gostam compartilhem pra chegar pra mais pessoas também, pois é assim que funciona! Outra coisa muito importante, isso aqui é um trabalho e espero que reconheça e se você puder ajudar esse projeto, por favor, faça uma doação via Chave PIX: luizlucas73@gmail.com pois vai me ajudar muito, pois não tenho uma renda atualmente e isso é um trabalho. Tudo bem que os Youtubers da vida conseguem dinheiro com seus conteúdos, mas isso aqui também é um conteúdo e precisa ser reconhecido! Muitas pessoas que tem sites e blogs há mais tempo ganham e vivem dele onde são patrocinados e os leitores ajudam financeiramente, coisa que aqui não acontece! Coisa que quando a galera tem uma grana e acontece algo com o computador que é a principal ferramenta de trabalho eles concertam ou substituem por um mais novo, coisa que pra mim é inviável já que não tenho ajuda nem dos visitantes e de nenhum patrocínio infelizmente. Por isso que, mais uma vez, peço que é de extrema importância vocês ajudarem se puderem com qualquer valor, pois vejo muitos lugares que o pessoal ajuda e muito e aqui não é diferente, é um trabalho também e tenho despesas de luz e internet sem falar do computador, então espero que reconheçam. Obrigado e fique agora com três vídeos do filme 'Rua do Medo: 1994 - Parte 1'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário