
E hoje vou falar de um dos filmes que eu estava esperando muito pra ver, chamado 'Um Clássico Filme de Terror', um filme italiano (acredito que esse seja meu primeiro longa lá da Itália) que estreou território nacional no dia 14 de Julho de 2021 (sim, faz pouco tempo) onde a 'Netflix' trouxe pro seu catálogo, porém, se não me engano, o longa já existia na praça por um tempo, mas o ser viço de streaming 'popularizou' o longa para o mundo inteiro. Dirigido e roteirizado pela dupla Paolo Strippoli e Roberto De Feo junto com Lucio Besana que ajudou no roteiro, no elenco contamos com Matilda Lutz, Yuliia Sobol, Alida Baldari Calabria, Francesca Cavallin, Peppino Mazzota, Francesco Russo, dentre outros.
O filme conta a história de uma garota, um médico e um casal de jovens viajantes que compartilham uma viagem de van pra chegar a um lugar. O motorista é muito brincalhão e seguem viagem até baterem a van e pararem num lugar misterioso no meio de uma floresta onde existe uma casa muito estranha. O local é todo estranho, pois eles dão voltas e praticamente não saem do lugar até descobrirem que aquela casa recebem pessoas que, digamos, não gostam de ser incomodadas por forasteiros.

A própria empresa de streaming soltou o trailer há mais de dois meses antes de estrear e eu fiquei muito 'hypado' pra ver o filme, ainda mais com esse nome e por ser feito na Itália esperando que o convencional não aconteceria. Alguns sites apontavam que 'Um Clássico Filme de Terror' seria uma mistura de 'Jogos Mortais' com 'Midssomar' e eu fiquei mais ligado ainda, depois apontaram que tinha uma mistura de 'O Albergue' pelo alto grau de violência presente e eu ainda mais doido pra ver, pois o longa tem classificação pra maiores de dezoito anos, até que estreou e eu assisti o longa na noite de ontem.
E então, era tudo o que eu esperava? Sempre eu digo aqui, mas pra mim é extremamente difícil assistir um filme sem ter muitas surpresas, pois você pode esperar muito e cobrar muito do longa e ele não saciar essa sua fome e eu tento seguir essa regra, mas ás vezes eu acabo falhando como aconteceu com 'Um Clássico Filme de Terror'. O longa apresenta uma história básica de um filme de terror e não tem segredo isso, pois o próprio título diz que é uma clássica história de terror: pessoas presas numa floresta estranha com uma casa no meio, eles encontram coisas estranhas na floresta e sabem que um tipo de seita demoníaca é feita por ali e logo, se pressupõe, que pessoas estranhas moram por ali e eles tentam fugir, mas no final das contas são pegos e torturados e esse é o longa. Calma! Claro que mais coisas e surpresas e até um 'plot twist' acontece nesse filme, então pode ficar tranquilo que não contei nada sobre o filme, mas é o que esperamos, pois um clássico filme de terror caminhando por esse caminho tem isso pra mostrar e isso já é esperado antes de iniciar o filme, isso é bem claro.
Realmente isso acontece e o que eu esperava era algo diferente em cima dessa base, poderia contar uma história clichê como era esperado, mas poderiam caprichar muito no terror, nas cenas violentas e na tensão, porém isso não acontece. Primeiramente eu gostei da história, ela nos deixa um pouco temerosos e esperando os personagens se darem mal, pois eles não conseguem fugir daquele ambiente, ou por magia ou porque o roteiro quis.
Depois que essa 'novidade em cima da base' não acontece: ok, eu até entendi a classificação de dezoito anos, mas não tem muita coisa pra dar jus a essa extrema faixa etária, pois o terror não acontece fora do esperado e a violência não é tão absurda, na verdade é bem 'mé', pois as cenas são cortadas ou filmadas de um outro ângulo não dando foco na cena ou no ato em si o que achei um desperdício para um clássico filme de terror.
Como disse acima, gostei da história, ela apresenta algumas coisas estranhas e bizarras envolvendo outras pessoas e até mesmo uma história macabra, mas esses fatos só fazem parte do básico e não é muito mantido. No final existe um ápice pra depois o filme mudar totalmente de figura onde, eu achava melhor criar uma tensão durante o longa pra ele se encerrar de uma maneira sombria do que se encerrou de fato, com muitas explicações e um plano todo por trás da história, não ficou de tão ruim, mas eu não escolheria essa situação pra fechar o filme.
'Um Clássico Filme de Terror' é um filme que traz uma história 'mais do mesmo' dentro da categoria que ele se propõe a fazer, porém com mais qualidade do que a maioria dos filmes que seguem esse caminho e são 'trash'. 'Um Clássico Filme de Terror' tem fotografias ótimas, uma ambientação bacana, alguns momentos de tensão, atuações bacanas e tudo isso o faz ser um filme diferente, porém não tanto dentro do 'mais do mesmo' onde algumas perguntas não são respondidas no final em vez de deixar tudo nas sombras, como eu optaria. Com isso, o espaço 'Black Dog' classifica 'Um Clássico Filme de Terror' como um 'bom / ótimo' (três estrelas e meia) filme, eu gostei, indico pro pessoal e até assistiria novamente em outras oportunidades, mas realmente alguns caminhos dentro do filme poderiam ser alterados e pra mim traria uma nova cara pro longa e poderia ter uma qualidade melhor na história.
Só pra finalizar eu quero que prestem atenção aqui: o espaço 'Black Dog' tem mais de mil postagens, isso é, mil filmes criticados ao longo desse longo período que ele está online na internet e gostaria muito que você leitor, curioso ou cinéfilo que visita esse espaço se conscientizasse sobre o meu trabalho que faço aqui e reconhecesse, pois não escrevo pra passar o tempo, tudo que faço aqui são pra vocês que gostam de filmes e se gostam compartilhem pra chegar pra mais pessoas também, pois é assim que funciona! Outra coisa muito importante, isso aqui é um trabalho e espero que reconheça e se você puder ajudar esse projeto, por favor, faça uma doação via Chave PIX: luizlucas73@gmail.com pois vai me ajudar muito, pois não tenho uma renda atualmente e isso é um trabalho. Tudo bem que os Youtubers da vida conseguem dinheiro com seus conteúdos, mas isso aqui também é um conteúdo e precisa ser reconhecido! Muitas pessoas que tem sites e blogs há mais tempo ganham e vivem dele onde são patrocinados e os leitores ajudam financeiramente coisa que aqui não acontece! Coisa que quando a galera tem uma grana e acontece algo com o computador que é a principal ferramenta de trabalho eles concertam ou substituem por um mais novo, coisa que pra mim é inviável já que não tenho ajuda nem dos visitantes e de nenhum patrocínio infelizmente. Por isso que, mais uma vez, peço que é de extrema importância vocês ajudarem se puderem com qualquer valor, pois vejo muitos lugares que o pessoal ajuda e muito e aqui não é diferente, é um trabalho também e tenho despesas de luz e internet sem falar do computador, então espero que reconheçam. Obrigado e fique agora com três vídeos sobreo filme 'Uma Clássica História de Terror', longa italiano que está disponível na Netflix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário