sábado, 22 de agosto de 2020

O Chalé


 Estamos ainda em pandemia, cinemas fechados, porém ainda existem filmes 'guardados' pra estrearem e outros que as produtoras não estão aguentando segurar e o solta pra ele ser vendido em 'On Demand' por TV a cabo (como este) ou plataformas digitais em vez de ser exibido no cinema... É o jeito e foi o que aconteceu com 'O Chalé' que estreou no dia 22 de Julho de 2020 por aqui sendo dirigido e roteirizado por Severin Fiala e Veronika Franz onde Sergio Casci ajudou no roteiro. No elenco temos Riley Keough, Jaeden Martell (trabalhou no novo filme de 'It - A Coisa'), Alicia Silverstone, Richard Armitage, Lia McHugh, dentre outros, porém o longa foca em apenas três personagens tendo mais dois que aparecem de vez em quando.
 O longa conta a história de Richard que tem dois filhos com sua esposa até o tempo passar e ele não querer mais ficar com ela pedindo o divórcio e já anunciando que vai se casar com uma outra mulher. Uma situação acontece e o tempo se passa, é perto do Natal e Richard da a ideia de seu casal de filhos passar um tempo no chalé (que é uma casa próximo da floresta sem vizinhos, realmente sozinhos) com Grace, a sua futura esposa e madrasta das crianças. Elas insistem que não e ainda descobrem pesquisando na internet que a mulher é uma 'religiosa radical'. Não tem jeito, eles todos vão até o chalé próximo do Natal, muito frio e tal, porém Richard recebe uma ligação urgente no trabalho no qual ele precisa ir e deixar seus filhos com Grace por alguns dias sozinhos naquele chalé. É aqui que o trama começa.


 Eu tinha outro filme na lista pra ver ontem, porém sabendo da estreia deste eu não resisti e o passei na frente assistindo-o co um 'hype' nas alturas. Assisti o trailer antes, coisa que não faço, e o longa prometia ser o terror do ano, trazer uma sensação muito ruim e claustrofóbica pro telespectador e uma experiência única e maligna pra quem o assistisse além de ser super indicado, claro que eu não me aguentei e assisti na noite de ontem.
 'O Chalé' na verdade é um longa de suspense, não temos o material 'terror' dentro de sua fórmula, isso é, descarte possessões demoníacas, pactos ou fantasmas, isso não tem aqui, porém a história do filme que é a chave dele ser tão intrigante. O filme de 100 minutos de duração tem uma história 'limitada' e 'lenta' como se pede, pois se avançassem um pouco ou se ele fosse dinâmico a experiência seria completamente diferente. Poucas coisas acontecem, mas quando acontece o telespectador já fica alerta e como a história é curta e 'estranha' eu nem vou me atrever a falar nada sobre pra não acabar estragando a sua experiência com o filme se decidir assistir, pois eu recomendo muito. Porém imaginem um casal de irmãos, um adolescente e a garotinha de uns dez anos que adoravam a mãe e tinham memórias dela naquele chalé e, depois de um tempo, uma mulher 'estranha' entra na vida de seu pai no qual ele pede uma chance pra se enturmarem com ela e com um compromisso ele os deixa sozinhos no chalé, esperamos que alguma intriga ou coisa do gênero iria acontecer, no mínimo, certo?
 Como eu disse o que ver no trailer você vai decidir entre ver ou não ver esse filme chamado 'O Chalé', mas uma coisa eu posso adiantar pra vocês em uma palavra: 'consequência' e o longa girará em torno dessa palavra que só fará sentido pra você vinte minutos antes de terminar a obra, então deixa a pulga da curiosidade atrás da sua orelha fazer você conferir o longa.
 Se eu gostei? Muito! O longa tem poucos personagens, os atores e atrizes trabalharam muito bem e o filme não faz parte de nenhuma grande produtora, isso é, existem filmes mais 'independentes' do que 'O Chalé', porém este é bem 'desconhecido', creio que seu orçamento foi bem baixo e foi um daqueles filmes que foi rodado 'ás escuras' sem ninguém xeretar, pois não saiu notícias e nem muitas coisas relacionado á gravações e coisas do tipo (talvez algumas nos Estados Unidos referente a atores e um novo trabalho que estavam envolvidos). Adorei o longa, sua fotografia, sua história misteriosa e 'obscura' e o ambiente com tons de cinza com muita neve e frio (caiu bem, pois nessa noite passada aqui estava 9° C). Eu amo filmes desse estilo e, com certeza, chamaria minha atenção se estreasse nos cinemas. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'O Chalé' como um 'ótimo' (quatro estrelas) filme onde indico pra todos que curte um suspense de qualidade e uma história bem intrigante que realmente faz o telespectador grudar no televisor aumentando sua curiosidade a cada minutos de exibição do filme. 'O Chalé' foi uma surpresa de 2020 que não teve muitas por causa desse vírus e pode ser um dos melhores filmes desse ano sim!
 Só um recado rapidinho porém muito importante e tentarei ser breve, este espaço 'Black Dog' está precisando de contribuições pra continuar no ar, pois infelizmente não consegui nenhum patrocínio ou reconhecimento dele através dos filmes que crítico e será de extrema ajuda você, leitor, cinéfilo ou curioso sobre o assunto nos ajudar, se possível, com qualquer quantia. Clique aqui pra ser direcionado para a página onde explico melhor e não esqueça de divulgar esse espaço para seus amigos da internet (e fora dela) em suas redes sociais e tal, pois será de extrema importância! Grato de coração. Confira agora três vídeos sobre o filme 'O Chalé' que alguns aqui no Brasil estão chamando de 'A Cabana', mas muitos o reconhecem por 'O Chalé' mesmo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário