sábado, 6 de junho de 2020

A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final: A Morte de Freddy


 E parece que é aqui que o vilão dança! Hoje vou falar do sexto e penúltimo filme da franquia 'Hora do Pesadelo' intitulada como 'A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final: A Morte de Freddy' que estreou no dia 24 de Julho de 1992 sendo dirigido por Rachel Talalay que também roteirizou ao lado de Michael de Luca e Wes Craven (o criador do personagem). No elenco temos Robert Englund (eterno Freddy), Lisa Zane, Breckin Meyer, Ricky Dean Logan, Tom Arnold, dentre outros.
 Parece que o Freddy encontrará um fim nessa, mas a história se passa num futuro pouco distante em Ohio onde não existem mais crianças e jovens, pois todos que existiam o Freddy matou em seus sonhos e as poucas que existem (sim, existem), estão numa espécie de internato pra elas ficarem seguras. Um garoto consegue se transportar pra esse futuro, porém ele sofre de amnésia e não se lembra como foi parar lá e se une com outros jovens e uma mulher que trabalha lá onde eles acabam conhecendo o Freddy que retorna pra matar essas crianças restantes (crianças de quase 20 anos, mas ok). Porém nesse lugar tem experimentos do sono e outras coisas onde, descobrindo o ataque de Freddy eles conseguem 'adivinhar' o ponto fraco do vilão e tem o plano de trazê-lo para o mundo terreno (essa ideia já foi abordada em outros filmes dessa franquia) pra dar um basta de uma vez por todas em Freddy Krueger! Agora a pergunta é: Dessa vez vai?


 Com um Freddy falastrão e 'gamer' (sim, gamer) seguimos com 'A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final: A Morte de Freddy' num futuro não muito distante onde o vilão Freddy Krueger não se aguentou e matou geral, mas parece que agora ele verá seu fim depois de cinco filmes atormentando os jovens alheios que são filhos (ou tem alguma ligação com eles) dos pais que o mataram queimado. 
 Bom, vamos ao roteiro que mesmo soando um pouco estranho com essa 'viagem ao futuro' o longa até que caminha normal, só lembrando que: pra ter essa ideia e levar o longa 'numa boa' (não que não conseguimos levar) é bacana e interessante assistirmos como se estivesse assistindo na época e levando tudo em consideração, pois se você que só assiste filmes atuais e no máximo viu o remake de 2010 vai achar tudo 'muito bobo' na franquia dos anos 80 que se estendeu até os anos 90 e isso é sinônimo de 'mente fechada'. Os filmes não podem ser esquecidos, por isso (e porque gosto) que estou trazendo aqui pro espaço 'Black Dog' toda franquia 'A Hora do Pesadelo' comentando como sendo, realmente que é, um filme clássico e não apontando defeitos e sim reconhecendo as abordagens da época, o estilo de filme e os elementos abordados que hoje seria muito estranho, mas na época soa muito normal e eu que estou conferindo á três dias, um atrás do outro, eu posso dizer que já me acostumei e estou achando muito legal e realmente entrando na onda.
 Vamos lá: 'A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final: A Morte de Freddy' tem uma história interessante e curiosa com uma pegada diferente, pois jogaram o personagem para o futuro e arrumaram um plano onde 'pelo que parece' ele vai se dar mal nessa. Os personagens são bacanas, as situações, senti um pouco da falta de violência comparado com os outros filmes da franquia, mas vida que segue. A tecnologia abordada em computação gráfica ficou show como em todos os outros filmes mostrando, realmente, a evolução da mesma e tivemos também montagens para cenas que ficou bacana onde mostraram um ótimo trabalho, mas a história...
 Bom, aqui traçaram um plano pra derrotar Freddy Krueger, mas o que me incomodou foi 'personagens novos', pois estes aqui não tem nenhuma ligação com os de outros filmes, são realmente tudo novos e não vemos nenhum rosto familiar tirando a cara queimada de Krueger e eles que vão levar créditos por conseguirem 'vencer' o vilão no final? Como eu suspeitava, cada filme foi feito seguindo a bilheteria e as opiniões dos fãs, se o longa era um sucesso ou conseguia faturar uma grana favorável onde todos envolvidos ficavam bem eles lançavam outro filme na sequência sem ter resultados diretos com outro longa além. Isso é: eles voltavam os personagens que não morrerão, deixavam a porta 'meia aberta' pra outro filme encaixar por não ter certeza que aquele que estreou faria ou não sucesso, por exemplo, se o terceiro fosse ruim o Freddy desaparecia ali e teríamos apenas uma trilogia!
 Onde quero chegar? Os longas foram feitos pensados (no máximo) até seu antecessor e não deu pra criar personagens que conseguiram sobreviver ou de algum modo se esconderam e apareceram, do nada, nesse 'futuro' com planos pra matar Freddy Krueger, no máximo que fizeram foi voltar a Nancy do primeiro longa pro terceiro, mas fora isso não tivemos essa familiarização. Na minha opinião formada depois de assistir seis filmes do Freddy Krueger consecutivos eu formo que eles não tinham e nem se importavam com essa ideia realmente e nem os fãs que só queriam e se satisfaziam com a presença do Freddy Krueger em tela falando e matando e isso bastava! Acredito que hoje essa fórmula não funcionaria de maneira nenhuma, pois é 'mais do mesmo' em situações diferentes, é bacana, é interessante e agrada, mas é um 'tiro no pé' se tentarem reproduzir hoje que o cinema é outra história e os telespectadores são mais exigentes, eu senti essa falta de conexão de personagens, mas fiquei na minha e só 'soltei agora' pra contar que senti mais falta nesse plano contra Freddy. 
 Em todos os longas tem um final interessante com o personagem confrontando o vilão, mas nessa pra ser 'o fim de Freddy' eu achei bem rápido e não deram aquele 'ápice' de assassinar o vilão que já contou histórias em cinco filmes, foi bem mais 'simples' que muitos como, comparando ao primeiro e grande clássico com Nancy ainda jovem que fez várias armadilhas em sua casa pra confrontar Freddy Krueger e o ápice durou um tempo bem bacana onde isso foi mais pensado que aqui. 
 Com essa ideia eu considero 'A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final: A Morte de Freddy' o 'pior filme' da franquia, mas calma, não o pior de ser chato de assistir ou outra coisa, mas sim porque não prepararam ou 'inflaram' ou trabalharam mais por levar no título 'A Morte de Freddy' onde poderiam preparar um filme mais elaborado em situações e não roteiro / história que está na média. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final: A Morte de Freddy' como um filme 'regular' (duas estrelas e meia) que vale a pena assistir, mas por contar que fecharia um ciclo poderia caprichar mais (e muito) no ápice.
 Antes de finalizar eu quero lembrar que esse espaço 'Black Dog' está aceitando contribuições. Você pode se perguntar os motivos e é simples, o espaço está crescendo e infelizmente não temos nenhum patrocínio pra ajudar financeiramente. Eu trabalho duro, bolo os textos e assisto os longas pra trazer aqui pra você leitor, curioso ou cinéfilo com um conteúdo 100% original e isso é um tipo de trabalho e da trabalho pra fazer e criar, não é algo simples e além de consumir tempo consome outros serviços pra fazer acontecer como energia e internet. Com isso eu quero pedir sua ajuda clique aqui pra você ser direcionado pra página onde explico mais e lá você encontra o meio de como estar ajudando com qualquer valor que não lhe fará falta, pois realmente qualquer valor será muito bem-vindo e estarei realmente grato, pois reconhecerei que você está gostando e apoiando esse trabalho que faço de todo coração! Muito obrigado mesmo e pra ajudar compartilhe com amigos, parentes e vizinhos e compartilhe as postagens de filmes em suas redes sociais pra ajudar a aumentar os acessos no 'Black Dog' e, talvez, um dia ele virar referência em críticas de filmes e esse é o meu foco e estou dando o meu melhor, porém sozinho não posso fazer nada então preciso da ajuda de todos vocês! Obrigado de coração! Agora sim vamos conferir três vídeos sobre o sexto filme da franquia 'Hora do Pesadelo' que promete a morte de Freddy Krueger. Será mesmo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário