sábado, 27 de julho de 2019

A Entidade


 Continuando com nossa 'maratona do terror' aqui no 'Black Dog' eu decidi ontem assistir uma 'franquia' pra trazer aqui e pra mim é um dos melhores da 'Blumhouse Productions' e estou falando de 'A Entidade' (título original: 'Sinister' que traduzindo temos 'Sinistro') que estrou na 'época de ouro' da produtora, no dia 12 de Outubro de 2012 sendo dirigido por Scott Derrickson que também trabalhou no roteiro ao lado de C. Robert Cargill. No elenco do filme temos Ethan Hawke (gosto muito desse ator), Juliet Rylance, James Ransone, Clare Foley, Tavis Smiley, Nicholas King, dentre outros.
 O longa conta a história de Ellison Oswalt, um homem casado com Tracy e que tem dois filhos (um na pré adolescência e uma criança) que decidem se mudar de casa pra ele começar a escrever um livro. Famoso há uma década atrás com 'Sangue de Kentucky', ele decide tentar voltar a glória novamente e ganhar muito dinheiro investigando casos que não foram 'finalizados com sucesso' pela polícia tentando não deixar nós e pontas soltas contando em seus livros baseados em crimes. Na casa que eles vão morar uma família foi enforcada na árvore do quintal e encontrando rolos de 8 milímetros de filmes no sótão ele começa a ver inúmeros outros acidentes e tragédias envolvendo crianças já que ele estava na casa pra investigar o desaparecimento de uma garota. Ele sente que tem uma história fantástica nas mãos e que pode ser o melhor livro que alguém poderia ler seguindo seu tema, mas as coisas começam a complicar quando ele começa a pesquisar mais afundo as tragédias com um policial que ele faz amizade (o 'Fulano de Tal') e não sabe que tais acontecimentos tem haver com um ritual de passagem envolvendo possessão de uma entidade pagã muito maligna que faz vítimas aos que tentarem se aprofundar muito em sua terrível história.


 Pra mim 'A Entidade' é o terceiro melhor projeto da 'Blumhouse Productions' até o momento estando apenas atrás de 'Insidious' e 'Atividade Paranormal'. Ellison sonha em se tornar um grande escritor e ele teve seus quinze minutos de fama escrevendo um livro que foi pro topo das paradas, porém depois ele não conseguiu abraçar histórias tão boas, concretas e sinistras até aparecer esse caso de uma garota desaparecida que ele resolve se mudar com toda família pra trabalhar melhor e conseguir escrever 'o livro dos livros', pois o desaparecimento da criança envolve muitos mistérios como outros assassinatos, símbolos estranhos e uma aparição demoníaca nas filmagens. Mas será que ele vai ter cabeça pra conseguir seguir com esse plano sem se meter em tremendas enrascadas e pior, sua família junto também?
 Eu adorei o longa, já é a terceira ou quarta vez que o assisto e precisava trazer ele aqui pro espaço 'Black Dog' pra discutir sobre ele. O filme é bem 'pessoal' e gira em torno apenas do escritor que depois começam a influenciar sua esposa e filhos dentro de uma áurea bem tensa e pesada sobre o que vai acontecendo no desenrolar da trama. O filme não aposta em sustos 'surpresas' que pegam o telespectador (ok, alguns sim), mas o foco é trazer uma história bem sombria e macabra envolvendo os assassinatos trazendo muitas perguntas dentro de terríveis filmes caseiros de 8 mm onde mostra uma família feliz e depois existe um corte mostrando elas em situação de perigo e morrendo de formas trágicas e até mesmo cabulosas. 
 'A Entidade' apostou no terror empregado e no clima tenso que o filme traz com uma investigação 'caseira' com a ajuda de um policial 'bacana' que atua na cidadezinha e é muito fã do escritor. Ele foge de alguns padrões do terror sendo um filme bem interessante e que faz 'brilhar' aos olhos dos que gostam desse conteúdo. Por um lado o material é pesado para certas pessoas com os vídeos no 'estilo snuff', mas infelizmente não temos um desenvolvimento tão macabro mostrando cenas chocantes e impactantes, mas a história toma um rumo interessante e obscuro onde no final chega ao seu ápice mostrando pro telespectador que realmente o que estava tentando ser descoberto era uma coisa de outro mundo e que não poderiam ter colocado a mão e nem 'mexido' em tais acontecimentos. O longa trabalha desde o começo construindo esse caminho tortuoso e que muitos adoram e isso é bem claro e muito legal formando uma história bem tensa. Com isso o espaço 'Black Dog' classifica 'A Entidade' como um ´ótimo' (quatro estrelas) filme, pois ele 'caminha pelas bordas' sem nenhuma pressa e com pouco dinamismo, mas na velocidade perfeita pra entregar o material que nos foi preparado. Confira abaixo três vídeos sobre o filme de terror (e um dos mais aclamados da 'Blumhouse Productions' que gosto tanto) 'A Entidade'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário